Tópico do IRS

Mas não queres mesmo entregar o anexo J apenas e só por comodidade? Ou apenas pelo tempo que demora a meter o IRS? Ou dava jeito agora meter sem anexo J e mais tarde até podias meter o anexo?
No limite despachas agora sem anexo, e mais tarde, tens até 30 junho metes o anexo J.
No limite não metes e ninguém te vai chatear, pelo menos é o que tem acontecido nos últimos anos.
Diria que mais de metade do pessoal não mete revolut e afins.
No meu caso apesar de ter mais que uma conta, só meto onde tenho algum valor. (ainda assim meia dúzia de euros)

Olha, é algo que nem sabia, sinceramente.

Há cerca de 1 ano abri uma conta Revolut em meu nome, para dar o cartão MB ao meu filho mais velho, para lhe transferir a mesada e para ele gerir os gastos dele.

A unica entrada na conta são 100€/mês transferidos por mim, e o saldo anda atualmente nos 100 e tal €.

Só há poucos dias soube que, sendo a conta domiciliada no estrangeiro, tem que ser declarado o IBAN no anexo J.

O problema é que eu queria mandar isto automático e está a andar, mas assim sendo tem que ser manual e confesso que nunca o fiz, pois tenho que ter contabilidade da empresa e chuto isso para a contabilista.

Resumindo, a não entrega era mesmo só para não ter que chatear a contabilista, até porque ela normalmente não me cobra nada, mas é contabilista da empresa, e não minha pessoal, pelo que queria evitar estar a pedir novamente.

Estava disposto a arriscar...

Pois.....e se não entregar o anexo J? [:D] Será coisa grave? :confused:

A concretizarem-se estas coimas por “omissões e inexatidões”, é importante notar que os valores variam entre 187,5 euros e 5.625 euros, ou seja, “um quarto” dos valores previstos para os casos em que há imposto a liquidar. Neste caso, não deverá haver imposto a liquidar porque a indicação das contas deste tipo “não tem qualquer impacto no montante de imposto a apurar”. Ainda assim, apelando ao artigo 32º do Regime Geral das Infrações Tributárias, o contribuinte poderá pedir a atenuação ou até mesmo a suspensão da coima.

fonte: Notícia de 2019 (quando o Revolut ainda não era banco)

Para ser bem feito é entregar o anexo J.
Como isso não tem interferência no valor a pagar ou receber as finanças não chateiam o pessoal, é uma perda de tempo para eles. Como disse há provavelmente centenas de milhares que não metem a conta revolut.
Irão chatear quem anda a vender ações através do revolut e não declara.

Mais ainda espera-se que em breve o revolut possa ter conta portuguesa e o assunto vai morrer.

Mais importante é declarar a Degiro por exemplo, se o pessoal tiver ações.

Situações distintas, a segunda é mais difícil de controlar. O que é que é necessário? Depende de muitos factores, e ao teres capital excedentário (após pagar as despesas fixas) existe uma maior tendência a gastar acessóriamente.

A comercializadora da luz tu podes muito facilmente escolher a mais acessível, nomeadamente na forma como funciona o mercado actualmente. Mudança muito simples, muito descomplicadas, muito rápida, 0 fidelização. O que está aqui em causa não é literacia financeira, é burrice e teimosia.

Na verdade, iliteracia financeira é por exemplo não saber calcular os juros de um depósito a prazo.
Ceder a compulsão de gastar mais por ter mais disponível, ao ponto de depois ter falta, é mesmo burrice.

É como a malta que recebe duodécimos, não poupa nada 😁...

Cá eu gosto de receber o IRS e os sub por inteiro....

Eu prefiro receber em duodécimos e ter um valor mais semelhante durante todo o ano, não seria por receber à parte que iria poupar mais.

Aliás, tento ter uma metodologia de poupança bem afinada e planeada tanto mensal como anual, mas por questões de despesas anuais acabam por haver meses onde a poupança é bastante menor. (Por exemplo, chega a Setembro e Outubro e são logo seguros, IUC's e por vezes revisões a cair no mesmo mês, do carro e da mota).

No fim do ano faço o balanço, e com frequência revejo os objectivos, se estão dentro do previsto [;)]

Na realidade não poupam nada, porque na realidade quem durante o ano gasta tudo quando receberem o IRS vai gastar também. A diferença no fim é nenhuma. não poupam antes nem depois.
Quem poupa por natureza já faz esse gestão ao longo do ano, independentemente de receber IRS ou não.
Eu se fosse funcionário e tivesse essa possibilidade gostaria de receber 12 meses, apenas e só.

Poupas mais. Imagina, se eu receber 3k de IRS, se calhar se os tivesse recebido ao longo do ano, deste tinha poupado para aí 50%, e assim ponho logo de parte alguns 90%. Na prática serão ~1200€ que de outra forma teriam voado se calhar em lazer, ou bens que na altura me fizeram sentido.

Têm de ler as teorias de poupança de Keynes e Robertson. Ver se se instruem e alcançam o básico. [:D]

Na verdade, iliteracia financeira é por exemplo não saber calcular os juros de um depósito a prazo.
Ceder a compulsão de gastar mais por ter mais disponível, ao ponto de depois ter falta, é mesmo burrice.

Não concordo. Há muitas outras explicações para isso acontecer, para além de burrice.

Já não proceder a uma mudança simples, fácil, gratuita e sem qualquer consequência negativa associada, de forma a poupar significativamente ao final do mês, enquadra-se muito mais nos adejetivos que eu referi.

Poupas mais. Imagina, se eu receber 3k de IRS, se calhar se os tivesse recebido ao longo do ano, deste tinha poupado para aí 50%, e assim ponho logo de parte alguns 90%. Na prática serão ~1200€ que de outra forma teriam voado se calhar em lazer, ou bens que na altura me fizeram sentido.

Têm de ler as teorias de poupança de Keynes e Robertson. Ver se se instruem e alcançam o básico. [:D]

Acredito que uma maioria é assim.
Felizmente não faço parte da maioria, nunca adaptei a vida unicamente e só ao que ganho. Se o fizesse felizmente poderia gastar hoje mais que em qualquer outra altura da vida e estou longe de o fazer. Neste momento tenho um objetivo de poupança, mas já bem antes disso nunca fiz compras por impulso por exemplo, embora sei que uma maioria o faz, seja de roupa, se telemóveis ou no limite até de um carro.
À partida meto uma percentagem de tudo o que recebo em poupança e/ou investimento pelo que tanto faz receber 10 hoje como 100 no próximo ano, a percentagem que vai para poupança é no mínimo aquela. Posso alterar a taxa em certo momento se os rendimentos subirem ou descerem.

Eu em vez de teorias de como as pessoas se deixam influenciar, etc uso prática. Toda e qualquer despesa é registada, não há mistérios sobre para onde o dinheiro foi. Sei exatamente quanto gasto (gastamos) desde há uma década em várias categorias.

Por isso as teorias sobre ter mais disponível, usar cartão de crédito, etc não me dizem nada.

Tenho algo muito importante a meu favor: gosto de poupar

Acredito que uma maioria é assim.
Felizmente não faço parte da maioria, nunca adaptei a vida unicamente e só ao que ganho. Se o fizesse felizmente poderia gastar hoje mais que em qualquer outra altura da vida e estou longe de o fazer. Neste momento tenho um objetivo de poupança, mas já bem antes disso nunca fiz compras por impulso por exemplo, embora sei que uma maioria o faz, seja de roupa, se telemóveis ou no limite até de um carro.
À partida meto uma percentagem de tudo o que recebo em poupança e/ou investimento pelo que tanto faz receber 10 hoje como 100 no próximo ano, a percentagem que vai para poupança é no mínimo aquela. Posso alterar a taxa em certo momento se os rendimentos subirem ou descerem.

O mesmo aqui.

As "outras" pessoas não conseguem compreender como/quanto a vida é mais fácil assim.

Por vezes até sinto que faço batota por sistematicamente não me deixar cair nas tendências consumistas que a sociedade tenta impor (salvo raras exceções). :)

questão psicológica talvez, eu sempre tive a percepção que quanto mais uma pessoa ganha mais gasta

eu acho algo inevitável

no lazer, conforto, carros e até mudar de casa, seja naquilo que for.....

eu tenho juízo financeiro

responde lá se fosses agora aumentado em mais 1000 euros líquidos....não digas que não ias aumentar as tuas despesas....

talvez comprasses mais coisas, trocar aquela TV velha, ou telemóvel velho, ou aquela máquina de café, ou aquele relógio......

e mudasses serviços ( telecomunicações ), etc...etc...etc...etc....

Não queiram fazer dos outros aquilo que vocês são pf....

Eu nos ultimos 3 anos fui aumentado várias vezes e de forma considerável.

As despesas voluntárias ( que são opção minha ) que passei a ter foi só muito recentemente contratar serviço doméstico, MAS, há aqui 1 pormenor, o que ganho a mais, é mt mais do que o que contratei neste serviço, portanto a poupança continua a aumentar.

Isto é a minha opção, cada um faz as suas opções e nada contra, agora isso de ganhar mais X e gastar mais Y, ok, sendo Y < X.

Agora se ganhas mais X e gastas mais X, tudo bem mas depois não se queixem.

É gastar só porque sim, ai coitadinho de mim que tenho logo de ir a correr para o consumismo...epah...

questão psicológica talvez, eu sempre tive a percepção que quanto mais uma pessoa ganha mais gasta

eu acho algo inevitável

Mas haverá um ponto de satisfação, não? Um ponto em que te satisfaz o que tens e ao entrarem mais 1000€ "não sabes" o que fazer com eles?

O problema é que para muitos esse ponto de satisfação deve ser em nível quase milionário :)

Lol, dinheiro que voa para coisas que não fazem sentido e depois dizes para os outros se instruírem....LOL

eu acho algo inevitável

Depois o FAP avaria, não há dinheiro.

Consulta da especialidade? SNS tá ocupado, não tem dinheiro para ir ao privado.

Pneus carecas? ai nao consigo, não há dinheiro.

Condomínio? este mês não dá, não tenho poupança.

Enquanto o carro de 30 mil euros, as férias em cruzeiro ou smartphones caros estão ali devidamente em stock.

Depois chorem, mas não façam birra para cima dos outros [:D]

A culpa é do maldito do IRS.

responde lá se fosses agora aumentado em mais 1000 euros líquidos....não digas que não ias aumentar as tuas despesas....

talvez comprasses mais coisas, trocar aquela TV velha, ou telemóvel velho, ou aquela máquina de café, ou aquele relógio......

e mudasses serviços ( telecomunicações ), etc...etc...etc...etc....

Ilustração perfeita de um problema tão comum.

Se a TV, telemóvel, máquina de café (o relógio nem comento) funcionam, para quê comprar novo? O que melhora na nossa vida por termos o modelo seguinte?

Isso é viver escravo do (gasto de) dinheiro. E nem tem muito a ver com haver muito ou pouco dinheiro disponível.

Para ser bem feito é entregar o anexo J.
Como isso não tem interferência no valor a pagar ou receber as finanças não chateiam o pessoal, é uma perda de tempo para eles. Como disse há provavelmente centenas de milhares que não metem a conta revolut.
Irão chatear quem anda a vender ações através do revolut e não declara.

Mais ainda espera-se que em breve o revolut possa ter conta portuguesa e o assunto vai morrer.

Mais importante é declarar a Degiro por exemplo, se o pessoal tiver ações.

Tenho N26 praticamente desde que eles disponibilizaram para PT, por volta de 2016 ou 17. Durante uns anos, não pus anexo J porque nem sequer sabia que isso existia. :sh) Quando descobri que exisitia, esqueci-me de colocar:sh). Como nunca tive chatices, dado que tenho IRS automático sem isso, para não atrasar o reembolso, tenho metido sem isso. Como é uma coisa que não dá prejuízo ao Estado, pois é uma conta à ordem não remunerada, duvido muito que venha a ter chatices.

Ilustração perfeita de um problema tão comum.

Se a TV, telemóvel, máquina de café (o relógio nem comento) funcionam, para quê comprar novo? O que melhora na nossa vida por termos o modelo seguinte?

Isso é viver escravo do (gasto de) dinheiro. E nem tem muito a ver com haver muito ou pouco dinheiro disponível.

Nunca ouviste :

- então, vais à black friday?
- claro que vou ! se há black friday tenho de lá ir
- mas vais comprar algo que estejas a precisar? se vires preços bons avisa
- Não estou a precisar de nada mas se há black friday tenho de aproveitar e não sair de mãos a abanar

e eram licenciados os que ouvi com esta conversa, não propriamente o zé tó fraco de cabeça que tem 9ºano tirado a ferros em novas oportunidades que trabalha de forma honesta mas facilmente influenciável por preguiça mental.

Nunca ouviste :

- então, vais à black friday?
- claro que vou ! se há black friday tenho de lá ir
- mas vais comprar algo que estejas a precisar? se vires preços bons avisa
- Não estou a precisar de nada mas se há black friday tenho de aproveitar e não sair de mãos a abanar

e eram licenciados os que ouvi com esta conversa, não propriamente o zé tó fraco de cabeça que tem 9ºano tirado a ferros em novas oportunidades que trabalha de forma honesta mas facilmente influenciável por preguiça mental.

É o "shopping" como desporto e a Black Friday como final da taça.

A parte a bold já me surpreende um pouco. Muitas vezes dizem algo do género "dava-me jeito um X", porque admitir que realmente não precisam já requer alguma honestidade e objetividade.

Voltar
Superior