Tópico do IRS

Até estou com medo... No ano passado recebi cerca de 3200€, em linha com os outros anos. Este ano ultrapassa os 4000€. A minha mulher faturou um pouco mais que no ano anterior, mas não acho que seja o suficiente para essa diferença, e eu também fui aumentado. De resto, despesas, nada de muito diferente dos outros anos, e o número de filhos manteve-se.
Verifiquei e re-verifiquei a declaração e o valor simulado foi sempre o mesmo.
Ela faz 25% de retenção na fonte...

isto é 2022, 2023 ainda esta em validacao, mas só recebi o IRS em Julho de 2023, portanto apanhou mais de metade de 2023 com taxas altas...

Acho que as datas de entrega e reembolso dentro do período de entrega não devem afetar o valor dos juros. Senão era uma promoção para se entregar no último dia, algo que a AT certamente não pretende.

Conheço um "esperto" que no ano passado voltou a entregar no último dia para ver se recebia mais, mas não [:D]

Até estou com medo... No ano passado recebi cerca de 3200€, em linha com os outros anos. Este ano ultrapassa os 4000€. A minha mulher faturou um pouco mais que no ano anterior, mas não acho que seja o suficiente para essa diferença, e eu também fui aumentado. De resto, despesas, nada de muito diferente dos outros anos, e o número de filhos manteve-se.

Devias ter "medo" é do balúrdio que vos sacam todos os anos, para depois terem reembolsos dessa ordem. :(

Digam-me uma coisa; queria entregar o IRS automático, mas como abri uma conta Revolut tenho que declarar o IBAN. Isso impede que seja IRS automático? Ontem andei a esgravatar no site e foi a ideia com que fiquei. A minha vontade é enviar o automático e esquecer o anexo J, mas tenho receio. A conta é só para o puto receber a mesada e ter cartão de débito, nada mais.

Acho que as datas de entrega e reembolso dentro do período de entrega não devem afetar o valor dos juros. Senão era uma promoção para se entregar no último dia, algo que a AT certamente não pretende.

Conheço um "esperto" que no ano passado voltou a entregar no último dia para ver se recebia mais, mas não [:D]

Mas eu entreguei no dia 31 de Março!

porquê ?!

eu já recebi na conta 3950 euros, muito perto dos 4000 ( foi opção automatica )

desde que esteja tudo certo....

porquê ?!

eu já recebi na conta 3950 euros, muito perto dos 4000 ( foi opção automatica )

desde que esteja tudo certo....
Depois de ter ouvido muita gente se queixar, não haver grande diferença de rendimentos/despesa, e ter um aumento de reembolso de quase 800€... Mas não deve ser nada

Não sei porque te queixas, 12€ a receber é um excelente resultado. Significa que só pagaste quase exatamente o imposto necessário ao longo do ano, não andaste a emprestar dinheiro ao Estado.

O resultado ideal deve ser 25€ a pagar, pois só acima disso é que cobram. [:D]

É a prova que um montante fraccionado/diluído não se dá por ele, enquanto que a receber/pagar por inteiro, tem sempre impacto. Positivo ou negativo neste caso.

Digam-me uma coisa; queria entregar o IRS automático, mas como abri uma conta Revolut tenho que declarar o IBAN. Isso impede que seja IRS automático? Ontem andei a esgravatar no site e foi a ideia com que fiquei. A minha vontade é enviar o automático e esquecer o anexo J, mas tenho receio. A conta é só para o puto receber a mesada e ter cartão de débito, nada mais.

O anexo J impede a entrega automática. Devias ter optado pelo moey ou ActivoBank [;)]

Percentualmente foi a mesma do ano anterior... Tanto meu como o dela. Em valor, descontei mais cerca de 400 euros que no ano anterior.

Estás em contraciclo com os "surpreendidos", que retiveram menos em função do rendimento.

Isso justifica um maior reembolso pois como o imposto efetivo diminuiu ligeiramente (para todos), se retiveste mais para os mesmos rendimentos tiveste maior excesso de adiantamento. Ou seja esses 400€ retidos a mais justificam um aumento superior a 400€ no reembolso.

Última edição:
Estás em contraciclo com os "surpreendidos", que retiveram menos em função do rendimento.

Isso justifica um maior reembolso pois como o imposto efetivo diminuiu ligeiramente (para todos), se retiveste mais para os mesmos rendimentos tiveste maior excesso de adiantamento. Ou seja esses 400€ retidos a mais justificam um aumento superior a 400€ no reembolso.
Ok obrigadão.😉

Voltar
Superior