Tópico do IRS

Automática submetida a 03 ABRIL.

Validada como certa a 15 de Abril.

Passou a declaração, com reembolso, dia 30 Abril.

same 03/04

por ter anexo J só conto com ele na melhor das hipoteses em Junho

Eu começo a ficar farto dessa historieta do anexo J.
Já é o segundo ano seguido. Qualquer dia envio sem e quando pagarem faço uma de substituição a anexar o J...

Eu começo a ficar farto dessa historieta do anexo J.
Já é o segundo ano seguido. Qualquer dia envio sem e quando pagarem faço uma de substituição a anexar o J...

E 90%+ dos casos do Anexo J é só por causa do Revolut e afins.
É ridiculo estar no mesmo anexo que tem os rendimentos no estranjeiro que precisam de muito mais trabalho no que se refere a revisão de acordos de dupla tributação e afins.

Aqui submeti praí a dia 10 mas até agora ainda só está como Certa, nada mais.

A unica coisa " extra " é o tal anexo da minha maria por ela ter actividade aberta.

Eu tenho uma teoria que eles não tocam logo nas declarações que têm maiores retornos.
Fica muito melhor nas noticias despachar logo milhares e milhares de declarações com valores mais baixos e deixar as que têm maiores retornos para uma fase posterior.

lol. Não estou nos 5 dígitos como conheço alguns.

Eu tenho uma teoria que eles não tocam logo nas declarações que têm maiores retornos.
Fica muito melhor nas noticias despachar logo milhares e milhares de declarações com valores mais baixos e deixar as que têm maiores retornos para uma fase posterior.

eles dispacham as automaticas e depois dizem que os prazos são bons porque as que ainda não foram dispachadas ainda nao contam 🤣

mas é impressionante, 8 anos e meio de Costa até o IRS conseguiu estragar...

eles dispacham as automaticas e depois dizem que os prazos são bons porque as que ainda não foram dispachadas ainda nao contam 🤣

Despacham e despachadas.

Já foram processadas muitas manuais, é isso que se está a discutir.

A obsessão pelo PS tolda-te esses olhos.​

Last edited:

IRS é sempre para piorar, nunca houve alterações de vulto que beneficiasse o desgraçado e constantemente agastado contribuinte..[8b]

IRS é sempre para piorar, nunca houve alterações de vulto que beneficiasse o desgraçado e constantemente agastado contribuinte..[8b]

Tem-se vindo a pagar objetivamente menos IRS (não confundir retenções vs reembolso).

Além das atualizações regulares dos limites dos escalões, para 2023 baixaram a taxa do segundo escalão 23%->21%, para 2024 propõem baixar as taxas de todos os escalões exceto o último.

Este simulador simples faz o cálculo comparativo 2023 vs 2022: https://www.apfn.com.pt/irs2023.php

IRS que fiz aos meus sogros (manual, apenas anexo A):
- Entrega a 20/4
- Reembolso emitido e pagamento confirmado a 29/4 (não sei se já caiu na conta).
Bastante rápido. O reembolso foi pequeno (24 EUR)

IRS que fiz para a minha Mãe (Manual, com Anexo E):
- Entrega a 2/4....Ainda aguarda validação

O meu não vai mexer tão cedo (Anexos A, B e J) e entregue a 28/4 ....[:D]

Last edited:
Manual de 01/04 - passou ontem a “reembolso emitido” e já aparece na informação dos movimentos financeiros.

Amanhã deve estar na conta, mas também é pouco mais que meio SMN :sh)

Manual submetida a 2 Abril
Declaração certa a 12 Abril
Declaração com reembolso a 01 Maio
Qual a proxima etapa?

Back