Tópico do IRS

Obrigado :) !

Aproveitando, se fizer CH e usar o valor da venda para entrada de outra HPP fico isento de pagar essas mais valias?

Last edited:
Aproveitando, se fizer CH e usar o valor da venda para entrada de outra HPP fico isento de pagar essas mais valias?

O valor de venda da HPP anterior, após liquidação do seu CH (caso houvesse), considera-se reinvestido quando aplicado tanto na entrada da nova HPP como na amortização imediata do seu CH (possibilidade pouco conhecida, informação vinculativa).

Para quem tem mais de 65 anos, há ainda a possibilidade de aplicar em complemento de reforma.

Alguém sabe de um simulador porreiro já atualizado para 2025, rendimentos de 2024?

Estou a simular na Coverflex e APFN e há aqui qualquer coisa que não bate certo.

Sempre recebi IRS, e desta vez, sem grandes alterações, tenho quase 600€ a pagar, isto com cerca de 450€ no efatura.

Bem sei que no ano passado houve correção das tabelas de retenção, bem como os acertos de Novembro e Dezembro, que iriam diminuir os reembolsos, mas isto não me parece normal passar de receber 700-800€ para pagar quase 600.

Alguém sabe de um simulador porreiro já atualizado para 2025, rendimentos de 2024?

Estou a simular na Coverflex e APFN e há aqui qualquer coisa que não bate certo.

Sempre recebi IRS, e desta vez, sem grandes alterações, tenho quase 600€ a pagar, isto com cerca de 450€ no efatura.

Bem sei que no ano passado houve correção das tabelas de retenção, bem como os acertos de Novembro e Dezembro, que iriam diminuir os reembolsos, mas isto não me parece normal passar de receber 700-800€ para pagar quase 600.

Tens o da PWC https://www.pwc.pt/pt/servicos/fiscalidade/simulador-irs.html

Mas olha que o simulador da APFN costuma ser muito rigoroso e com as mudanças que houve o ano passado com as retenções na fonte não vejo nada de extraordinário entre passar de receber para pagar.

Assumindo rendimentos e deduções semelhantes, a diferença nas retenções entre 2023 e 2024 não está próxima dessa diferença no resultado?

Experimenta este (Excel com macros): https://utilitarios.pt/2024 - Simulador do IRS.zip

Não me aparece nada neste item: Encargos com a Prestação de Trabalho Doméstico.
Tenho feitos os descontos para a SS todos certinhos, pelo que não deveria ter aqui um valor?

Obrigado

O que tenho simulado de IRS este ano da me um valor a pagar de +1000 euros. Eu que por norma recebo IRS este ano da me a pagar. E é o valor +- identico ao que recebi a mais naqueles dois meses de outubro e novembro por alteracoes no IRS.

Dao de um lado e tiram do outro

siga...

Não existem almoços grátis. Com todas as alterações, entrou mais dinheiro nos bolsos dos portugueses mensalmente, mas como diz o Diogo, para dar de um lado tem que sair de outro. Muita gente que antes recebia, agora vai ter que pagar.

Faz lembrar o aumento extraordinário a alguns pensonistas, o que fez com que por alguns cêntimos, em algumas situações, mudaram de escalão e passaram a descontar mais, o que fez com que fossem aumentados, mas em termos líquidos recebem menos que anteriormente.

Sem mais comentários...

Depois do processamento da declaração é que se conclui se se pagou mais ou menos imposto. A retenção mensal é apenas um adiantamento, que pode vir a ser em falta ou em excesso.

A tributação diminuiu efetivamente, com o aumento da dedução específica e a atualização dos escalões.

Exemplo para rendimento bruto de 28000, trabalhador por conta de outrém ou pensionista.

2023 [simulador]
Rendimento coletável: 28000 - 4104 = 23896
Coleta: (23896 x 35%) - 2772,10 = 5591,50

2024 (entrega deste ano) [simulador]
Rendimento coletável: 28000 - 4350,24 = 23649,76
Coleta: (23649,76 x 32%) - 2895,50 = 4672,42​

2025 (entrega do próximo ano, se não houver alterações)
Rendimento coletável: 28000 - 4462,15 = 23537,85
Coleta: (23537,85 x 32%) - 3029,38 = 4502,73

Esta coleta, menos as deduções por filhos e despesas, menos as retenções, determinam o valor a pagar (se positivo) ou receber (se negativo).

Last edited:
Depois do processamento da declaração é que se conclui se se pagou mais ou menos imposto. A retenção mensal é apenas um adiantamento, que pode vir a ser em falta ou em excesso.

A tributação diminuiu efetivamente, com o aumento da dedução específica e a atualização dos escalões.

Exemplo para rendimento bruto de 28000, trabalhador por conta de outrém ou pensionista.

2023 [simulador]
Rendimento coletável: 28000 - 4104 = 23896
Coleta: (23896 x 35%) - 2772,10 = 5591,50

2024 (entrega deste ano) [simulador]
Rendimento coletável: 28000 - 4350,24 = 23649,76
Coleta: (23649,76 x 32%) - 2895,50 = 4672,42​

2025 (entrega do próximo ano, se não houver alterações)
Rendimento coletável: 28000 - 4462,15 = 23537,85
Coleta: (23537,85 x 32%) - 3029,38 = 4502,73

Esta coleta, menos as deduções por filhos e despesas, menos as retenções, determinam o valor a pagar (se positivo) ou receber (se negativo).

Primeiro que o pessoal perceba isto é uma eternidade!!!
No geral o pessoal vai pagar menos impostos, mesmo que agora pague e antes até recebesse. É que apenas recebia porque simplesmente andou a adiantar dinheiro que poderia já estar no seu bolso.

Boas tardes
Uma questão se um casal que opte por fazer cada um o seu irs,um deles quiser englobar os juros da categoria E,dos certificados de aforro da sua carteira é possível?
Ou tem que ser dec de IRS conjunta!
Cumprimentos

Primeiro que o pessoal perceba isto é uma eternidade!!!
No geral o pessoal vai pagar menos impostos, mesmo que agora pague e antes até recebesse. É que apenas recebia porque simplesmente andou a adiantar dinheiro que poderia já estar no seu bolso.

[FONT=Comic Sans MS, cursive]O problema é preciamente esse, existir a possibilidade de passar a pagar em vez de receber, porque as pessoas em geral não se estavam a preparar para isso, ou seja, o que receberam a mais gastaram a mais! [:D][/FONT]

Back