Tópico do IRS

Ó paulofer tem lá paciência que a mim já me falta para as tuas cenas. Não estávamos a falar de acertos nos escalões pois não?
Estávamos a falar no dinheiro que o governo da AD preferiu não reter como vinha a ser feito desde sempre (para parecer que estava a aumentar os rendimentos)!
Esse dinheiro não foi dado pois não? Esse dinheiro foi adiantado e muita gente só está a perceber agora.

Mas com as inesperadas eleições devem ter dado um tiro no pé! Há muito tuga que não vai perceber que reteve menos e vai achar que agora lhe "devolvem" muito pouco! [:D]

Precisava aqui de uma ajuda para ver se não estou a fazer mal as contas.

No meu IRS fico com uma taxa marginal de 35,5%.
No ano passado alienei uns ETF's com uma mais valia de +\- 2450€
Mas trazia do ano anterior 594€ de perdas a reportar em menos valias de ações.

O meu entendimento é que se não optar pelo englobamento pago além do resto: 2450 * 28% = 686€
Se optar pelo englobamento, será: (2450 - 594) * 35,5% = 658€

É isto, certo?

Bom dia a todos.

Trabalho numa instituição que não faz retenção na fonte, apenas as deduções a segurança social.

Por opção, faço mensalmente pagamentos por conta na categoria A as finanças.

Ao introduzir o valor que paguei por conta na declaração a simulação não se altera? Será que os valores são apurados depois?

Alguém!?

No meu IRS fico com uma taxa marginal de 35,5%.
No ano passado alienei uns ETF's com uma mais valia de +\- 2450€
Mas trazia do ano anterior 594€ de perdas a reportar em menos valias de ações.

O meu entendimento é que se não optar pelo englobamento pago além do resto: 2450 * 28% = 686€
Se optar pelo englobamento, será: (2450 - 594) * 35,5% = 658€

A lógica parece-me correta, assumindo que somando os (2450 - 594) ao teu rendimento coletável de trabalho te mantens no mesmo escalão.

Apesar da evolução verificada nos últimos anos que houve no preenchimento e submissão da declaração de IRS (pré-preenchimento, declaração automática, etc.), continuam-se a verificar algumas situações que não consigo entender:
- Quem tem rendimentos como trabalhador independente (recibos verdes), continua a ter de preencher de forma manual todo o anexo B! Não há um único campo que já venha preenchido, apesar de todos os recibos serem emitidos através do portal das finanças, ou seja a AT sabe exatamente quais os valores dos recibos emitidos, a quem foram prestados os serviços e quando!!;
- No campo de preenchimento das contribuições obrigatórias para o regime de proteção social (SS), colocando os valores que efetivamente foram pagos, a declaração gera sempre um erro. Após declarar que tive conhecimento do erro lá consigo submeter a declaração. Porque raio nestes casos a SS não comunica os valores pagos à AT? Ou se comunica porque existem divergências?

Qual será o motivo para estas situações ainda ocorrerem?

No ano passado, vendi um imóvel de habitação secundária, e apliquei as mais valias na amortização do meu empréstimo de habitação própria permanente, nos 3 meses seguintes.
Ao abrigo do Programa Mais Habitação, estas mais valias estariam isentas no IRS.

Ao preencher a declaração de IRS, o simulador não me isenta as mais valias, acrescendo ao meu rendimento global, e consequentemente, obriga-me a pagar imposto.

Supostamente, devia preencher o anexo G, no campo 4 para identificar a venda do imóvel, e o campo 19, para indicar a aplicação das mais valias na amortização do empréstimo.

Alguém por aqui teve o mesmo problema?

Bom dia a todos.

Trabalho numa instituição que não faz retenção na fonte, apenas as deduções a segurança social.

Por opção, faço mensalmente pagamentos por conta na categoria A as finanças.

Ao introduzir o valor que paguei por conta na declaração a simulação não se altera? Será que os valores são apurados depois?

Explica lá melhor o que é que queres dizer quando dizes "a simulação não se altera".

No anexo A aparecem-te lá os rendimentos mais os descontos para a SS. Na mesma linha acrescentas os pagamentos por conta e nada se altera?

Última edição:
Explica lá melhor o que é que queres dizer quando dizes "a simulação não se altera".

No anexo A aparecem-te lá os rendimentos mais os descontos para a SS. Na mesma linha acrescentas os pagamentos por conta e nada se altera?

Eu é coloco os valores dos rendimentos e deduções a SS, pois a entidade pagadora nao comunica os valores a AT. Depois preencho o quadro 4, pagamentos por conta.

Apesar da evolução verificada nos últimos anos que houve no preenchimento e submissão da declaração de IRS (pré-preenchimento, declaração automática, etc.), continuam-se a verificar algumas situações que não consigo entender:
- Quem tem rendimentos como trabalhador independente (recibos verdes), continua a ter de preencher de forma manual todo o anexo B! Não há um único campo que já venha preenchido, apesar de todos os recibos serem emitidos através do portal das finanças, ou seja a AT sabe exatamente quais os valores dos recibos emitidos, a quem foram prestados os serviços e quando!!;
- No campo de preenchimento das contribuições obrigatórias para o regime de proteção social (SS), colocando os valores que efetivamente foram pagos, a declaração gera sempre um erro. Após declarar que tive conhecimento do erro lá consigo submeter a declaração. Porque raio nestes casos a SS não comunica os valores pagos à AT? Ou se comunica porque existem divergências?

Qual será o motivo para estas situações ainda ocorrerem?

2 pontos:
A mim aceitou e preencheu os valores dos recibos verdes, mas apenas em 1 dos quadros. No outro no N Ano, já não preencheu.
Em relação à SS, a mesma coisa.... mensagem de erro e tive que preencher a assumir que os dados preenchidos eram verdadeiros.....

Voltar
Superior