Tópico do IRS

O país é a Irlanda. O G98 que eles colocaram pode ser a ver por ser uma fração de ETF, ou seja não ser uma posição completa?
Além disso, em relação ETF lá só mostra o rendimento obtido não tem informações sobre a compra e a venda.

O país da contraparte a XTB indica que é Portugal.

Só se for por isso. Não estou familiarizado com frações de títulos. Sempre pensei que se declaravam como os respetivos títulos completos. E continua-me a parecer o que faz mais sentido, com data+valor de realização e data+valor de aquisição.

Outra coisa estranha é a XTB não ter feito o pré-preenchimento desses valores na tua declaração (anexo G ou J), pois ela costuma fazê-lo.

Só se for por isso. Não estou familiarizado com frações de títulos. Sempre pensei que se declaravam como os respetivos títulos completos. E continua-me a parecer o que faz mais sentido, com data+valor de realização e data+valor de aquisição.

Outra coisa estranha é a XTB não ter feito o pré-preenchimento desses valores na tua declaração (anexo G ou J), pois ela costuma fazê-lo.

Fez pre-preenchimento mas no Anexo G e sem estas frações de títulos.
E na folha que me enviaram indicam que é Anexo J e não G.

Obrigado.

Fez pre-preenchimento mas no Anexo G e sem estas frações de títulos.
E na folha que me enviaram indicam que é Anexo J e não G.

És o user do reddit com uma questão muito semelhante? :)

G ou J para efeitos de cálculo é igual. G deveria ser usado para ativos emitidos por empresas nacionais, J para os emitidos por empresas estrangeiras. Com exceções no caso de cripto. Só que com o G consegues simular, enquanto com o J não.

Boas JRJordao,

Não sou eu, mas pelos vistos mais pessoas estão com dúvidas no mesmo. [:D]

Acho que vou fazer o que sugeriste lá. Retirar o pais da contraparte e enviar sem isso.

Obrigado.

Em 2024, o prédio onde vivo foi alvo de obras ao abrigo do programa da reabilitação da Câmara da Amadora, que comparticipou em 25%. A minha questão é se poderia colocar o valor que paguei para a mesma na declaração de IRS e que documentos terei que obter, pois neste momento tenho apenas o recibo da empresa de condomínio e o relatório da Câmara. Deveria a empresa que fez a obra emitir fatura a cada um dos condóminos? é que julgo que tenham passado a mesma ao NIF do condomónio.

Esses 120€ de diferença, são entre que itens? A soma das deduções na página das despesas, com o valor de deduções à coleta na simulação?

Era isso mesmo, mas devia ser bug inicial do site pois agora na nova simulação, já tenho o valor de deduções à coleta na simulação praticamente igual à minha soma de controlo (2,95€ dif, que nem irei procurar mais).

Já agora, e a propósito da diferença entre o reembolso de 23 vs 24, aconselho o pessoal a verificar a demonstração de liquidação do ano passado. No meu caso, este ano 24 retive menos cerca de 1.700€ face a 23, ou seja, em vez do Estado mo devolver agora, eu já fiquei com ele durante o ano transacto e seguramente que aconteceu com muitos de nós por aqui [;)]

Última edição:
Uma coisa engraçada que me aconteceu na entrega da declaração, os rendimentos da minha filha se colocados juntamente com os pais têm um valor diferente do que se entregar sozinha, o pessoal confirme os valores pois o preenchimento automatico tem muito qu e se lhe diga.[;)]

Bom dia,

estou aqui com uma questão relativa à declaração da venda de habitação própria que estava em meu nome e da esposa.
No Anexo G, quadro 4, aparece automaticamente preenchido o valor da venda, dividido duas linhas (4001 e 4002) com 50% para mim e 50% para a minha esposa.

Quando coloco no quadro 5, as duas linhas 4001 e 4002 e na intenção de reinvestimento o valor total da venda, o simulador apenas parece estar a usar o reinvestimento para uma das linhas do quadro 4, dando como valor a pagar o correspondente ao que seria caso metade do valor da venda não fosse reinvestido.
será isto um problema do simulador ou estarei eu a fazer algo errado?

se no quadro 4, colocar os 100% da venda atribuido a um dos titulares, já contabiliza certo e deixa de ser necessário pagamento.

Terei de falar com as finanças para esclarecer isto ou já aconteceu a alguém?

Obrigado

Bom dia,
estou aqui com uma questão relativa à declaração da venda de habitação própria que estava em meu nome e da esposa.
No Anexo G, quadro 4, aparece automaticamente preenchido o valor da venda, dividido duas linhas (4001 e 4002) com 50% para mim e 50% para a minha esposa.

Quando coloco no quadro 5, as duas linhas 4001 e 4002 e na intenção de reinvestimento o valor total da venda, o simulador apenas parece estar a usar o reinvestimento para uma das linhas do quadro 4, dando como valor a pagar o correspondente ao que seria caso metade do valor da venda não fosse reinvestido.
será isto um problema do simulador ou estarei eu a fazer algo errado?

se no quadro 4, colocar os 100% da venda atribuido a um dos titulares, já contabiliza certo e deixa de ser necessário pagamento.

Terei de falar com as finanças para esclarecer isto ou já aconteceu a alguém?

Erro do simulador, com vários anos, que a AT reconhece mas não trata de corrigir. https://www.facebook.com/contaspoupanca/photos/a.1699427670290605/2377417642491601/

O processamento oficial (liquidação) é distinto, como indicado no aviso do resultado da simulação.

A quem me puder ajuda assim por curiosidade, dá para descontar as mais valias da venda de um imóvel com as menos valias de venda de acções?

Voltar
Superior