Passou hoje também a declaração com reembolso.
Já está mais rápido que no ano passado, que foi só a 22 de maio...
Eu sempre meti tudo no mesmo NIF que vem na declaração.[]
Mas por exemplo numa conta conjunta, cada NIF seve pedir 1 declaração, certo?
Eu tenho conta conjunta e coloco sempre no NIF que vem na declaração, podes dividir o valor por 2 e colocar nos 2 NIFs, mas vai dar ao mesmo.
Por exemplo. Na conta que tenho com a minha mulher. Ela através da app retirou uma declaração com 5 euros com o NIF dela. Se for retirar da minha app com o meu NIF , sai 4,98€... É só um exemplo parecido com o meu caso. Coloco no anexo E, um NIF em cada linha com o valor que saiu da declaração, certo? Ou estou a ver isto mal? (5 euros num NIF e 4,98 na outra linha com o outro NIF)
Eu tenho conta conjunta e coloco sempre no NIF que vem na declaração, podes dividir o valor por 2 e colocar nos 2 NIFs, mas vai dar ao mesmo.
Pedes uma declaração só para o teu NIF da conta conjunta e ela vem com o total dos rendimentos? Isso é bastante estranho. O normal é eles serem reportados à AT, logo pelo banco, divididos (nem sempre perfeito 50/50) pelos dois titulares.
Numa declaração conjunta de IRS, vai dar ao mesmo para efeitos de cálculo.
A conta até pode ter mais que 2 titulares, a declaração vem no nome do primeiro titular, por acaso a minha conta até tem 3 titulares, vê lá...
Podia ter 10 titulares, a lógica é a mesma. O saldo e rendimentos pertencem aos vários titulares.
Nas minhas contas conjuntas, pedimos ambos declaração e vêm os rendimentos divididos, normalmente 50/50 mas já houve pequenas exceções. E o banco comunica à AT os rendimentos assim divididos.
Se tiverem registo na segurança social direta, podem ver em Família > Rendimentos e Património > Consultar, os rendimentos de capitais reportados.
Tal como o podes fazer separado, desde que o total seja o mesmo não há problema.
Eu trabalho com o BPI e as declarações de tudo o que é rendimentos vem no primeiro titular da conta, não preciso de pedir declaração nenhuma, elas são emitidas na altura certa no BPINET sempre no nome do 1º titular.[]
Imagina que por alguma razão é mais conveniente entregar em separado e decidem incluir todos os juros na declaração com menor rendimento. Não tenho a certeza se isso será aceitável.
Essa declaração do BPI provavelmente assume que os casais entregam o IRS juntos (logo não faz diferença). Falta de rigor.
No teu caso tens 3 titulares na conta. Fazem todos parte da mesma declaração de IRS?
Faziam até este ano, agora a minha filha faz em separado, mas continua na conta.
Se precisar de uma declaração em separado no BPI tenho que a pedir, não custa nada e é feito via app.[]
Pois, porque nesse caso ter todos os rendimentos numa só declaração IRS já não será correto. Embora se calhar o resultado fosse mais vantajoso.
E porque não? Qualquer um dos titulares pode ter os seus rendimentos, por exemplo, eu posso ter um PPR e a minha filha ter outro e no final cada um recebe a declaração do seu investimento, mesmo usando a mesma conta.