Tópico do IRS

Olá pessoal.

Só para ter a certeza.
Seguros de casa, carro e trabalho, nada disto ainda entra pois não?

Não.

Já agora, quotas para ordens profissionais e quotas para associações entram? Se sim, em que campo?

Só para ordens profissionais. Não me recordo do código e campo, posso ver isso mais logo.

Para finalizar a minha filha teve aulas de inglês e música no infantário das quais tenho o recibo dos formadores. Isso entra?

Sim. Despesas de educação com dependente.

Obrigado,

kodiak

A vermelho.

Boas pessoal, gostava que me tirassem uma duvida, tenho contrato por conta de outrem(actividade principal ) e sou empresário em nome individual em part time e em 2012 sem querer passei 2 faturas erradas esqueci-me da isenção do IVA as quais foram declaradas no IRS que fiz o ano. Passado.
Acontece que só me apercebi disso no ano passado e fiz 2 notas e credito e 2 novas faturas com o mesmo valor mas com IVA correto a 0.

A minha questão é, eu como passo poucas faturas e recibos, por cada que passo é menos IRS que recebo ou mais que pago, tendo em conta que estas 2 faturas já foram declaradas e com o valor correto no IRS do ano passado,terei que o fazer novamente este ano?

Como n tenho contabilidade organizada assim saio prejudicado, por mim não faz sentido as por pq vou declarar 2 faturas de valor igual quando só vendi o bem 1 vez.

Obrigado pela ajuda..

Aqui algumas dúvidas para o preenchimento sobre trabalhadores independentes:

* Para calcular os rendimentos de 2013 devo ter em consideração a Data de emissão do recibo ou a data da prestação de serviços? Tenho ideia que no ano passado tive em conta a data de prestação.

* O trabalhador independente cessou a actividade em 31/Março/2013 mas abriu novamente em Dezembro/2013. No quadro 12 (Anexo B), em que fala da cessão de actividade, preencho "Sim" e 31/Março/2013 ou, como a actividade estava aberta no final do ano, não conta como cessação?

* Anexo H - Quadro 9 - Segundo percebo, posso atribuir 0,5% do valor que vou receber em IRS a uma instituição (esse valor não me é descontado do que tenho a receber) e 15% do valor de IVA que iria receber (neste caso o valor é redireccionado para a instituição e eu não o recebo). Correcto?

Desculpem puxar isto para cima mas só me falta isto para enviar o IRS. Alguém sabe?

Sou mais um com dúvidas, se alguém me pudesse esclarecer agradecia

IRS a apresentar pela primeira vez
Único rendimento em 2013 vem de recibos verdes

Quando se entra no IRS aparece pré-preenchido apenas o anexo A.. +E para apresentar anexo A ou B, ou ambos?

É possivel meter as rendas de casa alugada no IRS?

Estou a fazer o IRS de um familiar que tem uma reforma pequena e rendimentos prediais, que não tiveram retenção de IRS.
Se optar pelo englobamento dos rendimentos prediais, na simulação tem um certo valor a pagar de IRS. Se optar por não englobar os rendimentos prediais, o valor a pagar de IRS que aparece na simulação é zero. Não deveria aparecer o valor equivalente a 28% das rendas, que é o valor da tributação autónoma?

Sou mais um com dúvidas, se alguém me pudesse esclarecer agradecia

IRS a apresentar pela primeira vez
Único rendimento em 2013 vem de recibos verdes

Quando se entra no IRS aparece pré-preenchido apenas o anexo A.. +E para apresentar anexo A ou B, ou ambos?

É possivel meter as rendas de casa alugada no IRS?

Entregas o A, o B, o H (despesas saúde, educação e renda da casa) e o anexo SS.

As rendas contam e no meu caso ajudam imenso.

Acho que não me enganei em nada. Faço esses anexos todos, eu sou trabalhador dependente e a minha mulher independente e vivo em casa arrendada.

Não estou a conseguir tirar comprovativos de IRS dos anos passados, mais alguem que deteta este problema ? A página abre mas simplesmente não aparece a lista de irs entregues por ano ... já estou bem fartinho desta m.... de portal das finanças !

Não estou a conseguir tirar comprovativos de IRS dos anos passados, mais alguem que deteta este problema ? A página abre mas simplesmente não aparece a lista de irs entregues por ano ... já estou bem fartinho desta m.... de portal das finanças !

Desde 2ªf que não se acede a essa parte (e a outras), penso que só a partir de amanhã. Fizeram isso para limitar o número de pessoas no site de modo ao pessoal conseguir meter o IRS com menos problemas. Foi até 6ªf, como depois veio o fim de semana penso que ainda não desbloquearam isso.

Estou a fazer o IRS de um familiar que tem uma reforma pequena e rendimentos prediais, que não tiveram retenção de IRS.
Se optar pelo englobamento dos rendimentos prediais, na simulação tem um certo valor a pagar de IRS. Se optar por não englobar os rendimentos prediais, o valor a pagar de IRS que aparece na simulação é zero. Não deveria aparecer o valor equivalente a 28% das rendas, que é o valor da tributação autónoma?

À partida deveria ser como dizes, penso que não há limite mínimo para a tributação autónoma.
Pode ainda estar com algum "bug" o simulador.

À partida deveria ser como dizes, penso que não há limite mínimo para a tributação autónoma.
Pode ainda estar com algum "bug" o simulador.

Tenho exatamente a mesma questao, apenas tenho rendimentos prediais mais nada, se meter para englobar da-me os 28% de imposto a pagar, se escolher nao englobar aparece-me 0 euros a pagar/receber.

Bem,

pela 1ª vez tenho que optar por englobamento ou não englobamento da renda de casa que recebo...

assim à 1ª vista, é preferível englobar ou não?

se optar pelo não englobamento pago a conta certinha de 28% sobre o total de rendas recebidas?:confused:

obrigado desde já!

Neste assunto das rendas à primeira vista o englobamento compensa sempre para quem paga menos que os 28% de IRS (que me parece o caso do pessoal que postou antes), ou seja para quem tem poucos rendimentos.

28,5% segundo o site seguinte engloba quem ganha entre 7000 e 20mil euros.

Guia Fiscal PwC 2013: IRS: Taxas

Entregas o A, o B, o H (despesas saúde, educação e renda da casa) e o anexo SS.

As rendas contam e no meu caso ajudam imenso.

Acho que não me enganei em nada. Faço esses anexos todos, eu sou trabalhador dependente e a minha mulher independente e vivo em casa arrendada.

Hmm pois então o anexo A acho que neste caso não se entrega pois é apenas os recibos verdes de alguém solteiro, não há trabalho dependente.

As rendas metem-se exactamente onde?

Neste assunto das rendas à primeira vista o englobamento compensa sempre para quem paga menos que os 28% de IRS (que me parece o caso do pessoal que postou antes), ou seja para quem tem poucos rendimentos.

Atenção que os escalões são progressivos... Quem ganha 7,001€ não paga 28,5% de IRS, apenas 1 € é que paga essa taxa.

a minha questão é que como não residente nem sei bem, pelo que já li vou sempre pagar os 28% da renda.

Englobando parece-me que tinha de declarar os montantes ganhos no estrangeiro, o que não quero fazer e o que me ia fazer disparar a taxa. Mas se escolho o não englobar dá-me 0Euros a pagar que tambem está errado. Dai não saber o que fazer..... [8b]

Back