Tópico do IRS

Conta a data de emissão do recibo.
Por exemplo, se tens um "recibo verde" datado de 05/01/2014 mas referente a prestação de serviços de Dezembro 2013, conta já para IRS 2014.

Então penso que já anteriormente se meteu a pata na poça...
Penso que as declarações anteriores tiveram em conta a data de prestação de serviços, só no ano passado é que fui eu a preenchê-lo pela primeira vez...

Se agora mudar, os valores de n-1 e n-2 já não vão ser iguais ao declarado no ano passado e no anterior...

A venda de acções faz no anexo G, quadro 8.

Apenas se preenche este quadro quando se efectua a venda de acções e não a compra, isto é:

- compra de acções em 2012. Não se preenche o anexo G

- em 2013 vendem-se acções. Então preenche-se o anexo G com o valor de venda, o valor de compra e despesas da venda.

Neste caso, no valor da compra vou meter os valores que se comprou em 2012?

Pelo que eu entendo, metes a data da compra (até pode ter sido 2008) e metes a data da venda (2013).

Mas sim é melhor confirmares.

Estas coisas são todas muito bonitas nos bancos quando é para meterem lá o dinheiro e que dá x e y, mas depois chega-se ao IRS e para mim é uma confusão desgraçada.

Sim metes o valor de compra e a data.

O teu banco não te disponibilizou um papel com essa info toda, como "mais valias realizadas em 2013" ?
Se não te enviaram para casa, tem de estar disponível no portal do banco on-line.

Lá tens tudo o que precisas, data de aquisição e valor de aquisição, encargos e data de Realização e valor de realização e (em alguns casos) o total da mais valia.

Sim metes o valor de compra e a data.

O teu banco não te disponibilizou um papel com essa info toda, como "mais valias realizadas em 2013" ?
Se não te enviaram para casa, tem de estar disponível no portal do banco on-line.

Lá tens tudo o que precisas, data de aquisição e valor de aquisição, encargos e data de Realização e valor de realização e (em alguns casos) o total da mais valia.

Mandou o papel sim, mas os movimentos em 2013 foram só venda, dado que a compra foi em 2012.

Quanto tempo demorou à malta da primeira fase desde que submeteram a ficar como verificado? É que o meu(da segunda fase) já foi submetido dia 1 e até agora ainda esta em verificação...

Por aqui igual. Submetido na manhã do dia 1 e não passa de "declaração submetida".

Sim. A amortização de crédito habitação deduz à mais valia.

Se a hipoteca for sobre um crédito habitação. Se for outro crédito penso que não.

Mas se foi por herança, não havia seguro de vida para cobrir essa hipoteca?

Obrigado.

Não tenho mais conhecimentos sobre a situação concreta por isso não sei esses pormenores acerca de eventual seguro de vida.

Sim.

Outro exemplo:

- compra 100 acções em 2012, com venda de 50 em 2012. Colocas o valor de compra e de venda das 50 que vendeste, obedecendo ao critério FIFO (supondo que compraste em mais que uma vez).

- em 2013 venda das restantes 50. Novamente anexo G com o valor de venda em 2013 e valor de compra de 2012.

Nas despesas entram apenas as com a venda das acções.

Pessoal que está a receber agora o reembolso, quando é que submeteram (para ter uma ideia de quando o Pedro se vai lembrar de mim)?

Há alguma coisa de errado com o simulador ou é mesmo assim?

No IRS da minha mãe, tem o anexo A, F (rendas de casa) e se simular não paga nem recebe.

Juntando o anexo G, referente as umas acções que vendeu mas que não teve qualquer mais valia o simulador diz que tem de pagar 1500€ de IRS.

Como é possivel?

Eu submeti dia 5-abr e ainda à espera. Por curiosidade, liguei há pouco para a AT e disseram que o meu reembolso ainda não foi comunicado à parte que faz a gestão dos fluxos de dinheiro. Vou ter que aguardar mais um pouco. [s)]

Back