Tópico do IRS

Mas ele não disse que ia receber, ele estava era admirado por não ir pagar. Ora, mesmo não tendo feito retenção na fonte, pode no acerto final, dependendo dos rendimentos e deduções, não ter que pagar IRS nenhum. Seria equivalente a ter feito retenção e no final ser-lhe devolvido todo o IRS.

A conversa começou com a dúvida de ir receber, e o user Gimenez confirmou que a mulher está na mesma situação.

RV sem qualquer retenção e no fim recebe... :sh)

Boas,

Estive a ajudar um familiar e deparei-me com esta situação:

Devido a realização de obras em habitaçôes que estão alugadas houve um prejuízo no ano de 2012, estas perdas a recuperar podem ser abatidas nos cinco anos seguintes ao da realização da obra, mas não consigo localizar onde se inserem as perdas a recuperar, na simulação aquando da inserção do IRS não aparece nada relativo a perdas de anos anteriores, alguém sabe onde se reportam? De referir que face aos rendimentos baixos, pensão baixa, foi feito englobamento de rendimentos por tributação mais favorável.

Obrigado desde já pela ajuda.

Cumps
Trash

Boas,

Estive a ajudar um familiar e deparei-me com esta situação:

Devido a realização de obras em habitaçôes que estão alugadas houve um prejuízo no ano de 2012, estas perdas a recuperar podem ser abatidas nos cinco anos seguintes ao da realização da obra, mas não consigo localizar onde se inserem as perdas a recuperar, na simulação aquando da inserção do IRS não aparece nada relativo a perdas de anos anteriores, alguém sabe onde se reportam? De referir que face aos rendimentos baixos, pensão baixa, foi feito englobamento de rendimentos por tributação mais favorável.

Obrigado desde já pela ajuda.

Cumps
Trash

Não inseres as perdas em lado nenhum.
Inseres os gastos que tiveste que nesse caso serão superiores aos rendimentos e nos anos seguintes o sistema informático considera automáticamente essas perdas.

A conversa começou com a dúvida de ir receber, e o user Gimenez confirmou que a mulher está na mesma situação.

RV sem qualquer retenção e no fim recebe... :sh)

Pois, foi isso, eu é que já estava esquecido. Mas oo 1º caso, ele já confirmou que afinal não lhe aparece nada a receber, e o caso do Gimenez, ele também deve estar a explicar mal, porque se é casado (ele fala em esposa) com ela, a declaração tem que ser apresentada em conjunto, e o IRS depende do vencimento dos 2. Portanto, até podem ter que receber se o Gimenez fez retenção na fonte. O que de facto é impossível é receberem sem ter pago, a menos que houvesse algum erro da finanças.

Não inseres as perdas em lado nenhum.
Inseres os gastos que tiveste que nesse caso serão superiores aos rendimentos e nos anos seguintes o sistema informático considera automáticamente essas perdas.

Obrigado, é que na simulação que fiz, quando submeti, esses valores não apareceram.

Cumps
Trash

Boas pessoal,

Estou com um problema.
Hoje recebi a nota de liquidação do IRS. Mas o guito na conta nada. Reparei que o NIB que vem na nota de liquidação já não é o da minha actual conta. Fechei essa conta no final do ano passado. Já tinha mudado essa situação no portal das finanças à muito tempo.

Quem faz o meu IRS é a contabilista. Quando é feito o IRS ela coloca algum NIB ou as finanças usam automaticamente o NIB que tenho registado no portal?

Agora não sei o que fazer, se contactar as finanças ou o banco. Por acaso a instituição bancária é a mesma.

Alguém já passou por uma situação destas?

Cumprimentos

Boa noite, a quando da entrega e simulação do IRS o "meu" contabilista deu-me a indicação que não teria nada a receber ou a pagar. Recebi agora a fatura de onde consta um valor a pagar de 4 dígitos.. Existe forma de questionar/impugnar este valor? uma vez que difere do que consta na simulação de rendimentos do ano de 2013. Agradecia uma ajuda.

Boa noite, a quando da entrega e simulação do IRS o "meu" contabilista deu-me a indicação que não teria nada a receber ou a pagar. Recebi agora a fatura de onde consta um valor a pagar de 4 dígitos.. Existe forma de questionar/impugnar este valor? uma vez que difere do que consta na simulação de rendimentos do ano de 2013. Agradecia uma ajuda.

Ou o teu contabilista é nabo ou os valores foram mal indicados.

Primeiro tens que ver se houve erros de preenchimento.

Que tipo/categorias de rendimento tens ?

Fizeram-te retenção na fonte? Está toda nas declarações de IRS ? Já fizeste o download da declaração no portal ?

Last edited:
Ou o teu contabilista é nabo ou os valores foram mal indicados.

Primeiro tens que ver se houve erros de preenchimento.

Que tipo/categorias de rendimento tens ?

Fizeram-te retenção na fonte? Está toda nas declarações de IRS ? Já fizeste o download da declaração no portal ?

Apenas rendimentos prediais, os valores estão correctos. Há dois anos que não pago nem recebo nada de IRS, este ano deparo-me com esta factura. Não há possibilidade de existir um erro por parte das finanças?

Apenas rendimentos prediais, os valores estão correctos. Há dois anos que não pago nem recebo nada de IRS, este ano deparo-me com esta factura. Não há possibilidade de existir um erro por parte das finanças?

Houve retenção na fonte nas rendas recebidas ?

Optaste pelo englobamento ?

Houve retenção na fonte nas rendas recebidas ?

Optaste pelo englobamento ?

Não houve retenção na fonte, os únicos rendimentos declarados são referentes às rendas uma vez que os meus pais não trabalham em Portugal. Se eu acrescentar o valor do IMI pago ao valor do IRS a pagar é equivalente a metade das rendas recebidas.. Isto é surreal.

Não houve retenção na fonte, os únicos rendimentos declarados são referentes às rendas uma vez que os meus pais não trabalham em Portugal. Se eu acrescentar o valor do IMI pago ao valor do IRS a pagar é equivalente a metade das rendas recebidas.. Isto é surreal.

Englobamento ?

Se a renda recebida for superior a €10.000,00 e quem te pagou foi um estabelecimento comercial/empresa/contabilidade organizada deveria ter feito retenção na fonte à taxa de 25%.
Depois, se optasses pelo englobamento eras tributado à taxa que decorre-se do teu IRS. Poderia ser superior ou inferior.

Se não optaste foste tributado autonomamente à taxa de 28% conforme decorre do CIRS a partir deste ano e foi amplamente divulgado pela comunicação social.

Englobamento ?

Se a renda recebida for superior a €10.000,00 e quem te pagou foi um estabelecimento comercial/empresa/contabilidade organizada deveria ter feito retenção na fonte à taxa de 25%.
Depois, se optasses pelo englobamento eras tributado à taxa que decorre-se do teu IRS. Poderia ser superior ou inferior.

Se não optaste foste tributado autonomamente à taxa de 28% conforme decorre do CIRS a partir deste ano e foi amplamente divulgado pela comunicação social.

As rendas são cerca de metade desse valor, de um imóvel para habitação. Há dois anos que não pago nem recebo, agora este ano recebo uma factura de 1400 euros? Metade dos rendimentos do imóvel são para pagar impostos inerentes ao mesmo?

Eu, se não tivesse optado pelo englobamento pagava quase 1000 euros de IRS. Como optei, vou pagar cerca de 300 euros.

As rendas são cerca de metade desse valor, de um imóvel para habitação. Há dois anos que não pago nem recebo, agora este ano recebo uma factura de 1400 euros? Metade dos rendimentos do imóvel são para pagar impostos inerentes ao mesmo?

Pois...

€ 5.000,00 x 28% = € 1.400,00

Eventualmente poderias ter ido ao banco (devias tê-lo feito até 31 de janeiro, mas este ano acho que estão a abrir uma exceção) e pedir uma declaração onde constem também os rendimentos de juros de depósitos bancários e outros ... e terias que englobar TODOS os rendimentos.

Compensará ?!?

Se os teus pais são emigrantes têm residência fiscal lá ou cá ? Se é cá têm que declarar também aqui os rendimentos obtidos no estrangeiro....

Pois...

€ 5.000,00 x 28% = € 1.400,00

Eventualmente poderias ter ido ao banco (devias tê-lo feito até 31 de janeiro, mas este ano acho que estão a abrir uma exceção) e pedir uma declaração onde constem também os rendimentos de juros de depósitos bancários e outros ... e terias que englobar TODOS os rendimentos.

Compensará ?!?

Se os teus pais são emigrantes têm residência fiscal lá ou cá ? Se é cá têm que declarar também aqui os rendimentos obtidos no estrangeiro....

No estrangeiro. Ainda é possível resolver esta situação indo ao banco pedir a declaração? Ou estou "condenado" a pagar este valor? Agradeço desde já a disponibilidade em ajudar!

No estrangeiro. Ainda é possível resolver esta situação indo ao banco pedir a declaração? Ou estou "condenado" a pagar este valor? Agradeço desde já a disponibilidade em ajudar!

Mas na declaração de IRS têm colocado os teus pais a morar no estrangeiro? Mesmo nos outros anos? É que se forem não-residentes não têm a opção de englobamento. Portanto, se nos outros anos não pagavam, é porque estavam a fazer a declaração como residentes.
Portanto, se colocarem como não residentes, nem vale a pena fazeres nada. Só terás que fazer uma nova declaração optando pelo englobamento, se estiverem como residentes, e não esquecendo dos rendimentos de capitais.

No meu IRS deste ano fui encavado e basicamente tenho de pagar... Está lá a indicação de -164e portanto deduzo que seja a aimportancia que tenho de pagar. O site das finanças é uma confusão e ainda não recebi a nota de pagamento. Fui ao portal e o estado é "Criada - Não emitida".

Alguem mais nesta situação? Eles demoram muito a enviar a nota de pagamento?

Qual o valor máximo anual ou melhor, mensal, para poder pertencer ao escalão mais baixo do IRS? Estão incluídos também os subsídios de férias e natal?

Back