Tópico do IRS

temos de ser nós a orientar onde cada factura se enquadra? então cada negócio não está devidamente registado/identificado na sua area?

Nao vou "enquadrar" centenas e centenas de facturas... nao reconheço metade delas

temos de ser nós a orientar onde cada factura se enquadra? então cada negócio não está devidamente registado/identificado na sua area?

Nao vou "enquadrar" centenas e centenas de facturas... nao reconheço metade delas

Tens que ter as facturas, se as tiveres na mão sabes perfeitamente de onde é que são.
Cada negócio pode ter um número de CAES completamente diferentes, por exemplo os hipers. Por exemplo podes ir à norauto comprar peças (não dá desconto) ou ir fazer revisão do carro, dá desconto.

Recebi carta com recibo dos juros da dívida do banco, do credito habitação.

Isto é preciso registar ? Ou é feito pelo banco ?

obg

Que carta/recibo é essa?

É uma carta/declaração a dizer que tu com o NIF xxxxxxxx pagou durante o ano inteiro de 2015 xxx,xx euros de juros?

Ou é apenas referente a um único mês?

Que eu saiba as facturas mensais com juros não se registam em lado nenhum, o que interessa para irs é a declaração anual.

Mas isso é a informação q tenho e q pode estar errada por isso contacta banco e/ou finanças.

duas situações que não sei como resolver:

tenho facturas no sistema de transportes do filho para universidade que não consigo alterar a classificação
(estas são de précomprados,e pedi factura com o NIF do filho quando comprei, por isso estão no e-fatura)

e tenho inumeros bilhetes avulso que ele compra na bilheteira e ao motorista quando não tem pré comprados

e agora? alguêm tem uma luz de como fazer para não perder estes centos de euros de dedução em educação

obg

Malta, como faço para ver as faturas que pedi com o NIF do meu filho(2 anos) não tendo password no e-fatura ? Não deveriam ficar agregadas a um dos pais? Obrigado

Tópico do IRS

Tens que solicitar um acesso às finanças para o nif em questão, de modo a que consigas verificar e alterar se necessário as facturas que foram pedidas em nome dele.

Que carta/recibo é essa?

É uma carta/declaração a dizer que tu com o NIF xxxxxxxx pagou durante o ano inteiro de 2015 xxx,xx euros de juros?

Ou é apenas referente a um único mês?

Que eu saiba as facturas mensais com juros não se registam em lado nenhum, o que interessa para irs é a declaração anual.

Mas isso é a informação q tenho e q pode estar errada por isso contacta banco e/ou finanças.

É isso é sobre o ano todo. Nao expliquei bem.

tenho facturas no sistema de transportes do filho para universidade que não consigo alterar a classificação
(estas são de précomprados,e pedi factura com o NIF do filho quando comprei, por isso estão no e-fatura)

e tenho inumeros bilhetes avulso que ele compra na bilheteira e ao motorista quando não tem pré comprados

e agora? alguêm tem uma luz de como fazer para não perder estes centos de euros de dedução em educação

obg

Se sabes q essas facturas deviam estar noutra categoria e não as consegues alterar no e-factura então secalhar a melhor solução é a seguinte:

Pega nas facturas todas q estão nessa situação e vai segunda de manhã (é o último dia para se poder fazer alterações nas categorias das facturas) às finanças a q pertences para eles mudarem isso caso seja possível.

Como são facturas com o NIF do filho secalhar ele terá que ir tb (ou ir sozinho) pq podem só fazer essas alterações caso a própria pessoa esteja presente.

Segunda (dia 15) é o último dia e, como sempre nos últimos dias de qualquer coisa, as finanças devem estar apinhadas de gente e com a sobrecarga de operações o sistema informático até deve ir abaixo...

neste momento esta em baixo... ainda por cima vou estar a trabalhar o fim de semana todo... la terei que passar a segunda feira de volta de disto a fazer refresh...

obg

Relativamente ao E factura lá não consegues fazer nada se a empresa de transportes não tem CAE na educação, ou seja não as consegues mudar de despesas gerais para educação.
Como este ano o Estado vai facilitar podes meter o valor dessas facturas tal como fazias em anos anteriores na hora de preencher o IRS. (se não fosse assim penso que não tinhas outra saída senão perder essa dedução)

Os bilhetes avulso sem contribuinte não têm qualquer validade para dedução mesmo manualmente não os podes meter como dedução.

Malta, como faço para ver as faturas que pedi com o NIF do meu filho(2 anos) não tendo password no e-fatura ? Não deveriam ficar agregadas a um dos pais? Obrigado
Não, até apresentares a declaração lá mais para a frente o fisco não sabe quem são os pais...
Mas basicamente podes pedir hoje, quase de certeza que vai haver adiamento...

...
tenho facturas no sistema de transportes ...de précomprados,e pedi factura com o NIF...
...e tenho inumeros bilhetes avulso que ele compra na bilheteira e ao motorista quando não tem pré comprados
...
Não são despesas de educação, não foram feitas num sector aceite como tal, nem correspondem à descrição das mesmas.

CIRS 78D Despesas de educação - http://info.portaldasfinancas.gov.pt/pt/informacao_fiscal/codigos_tributarios/cirs_rep/irs78d.htm
...
i) Secção P, classe 85 - Educação;
ii) Secção G, classe 47610 - Comércio a retalho de livros, em estabelecimentos especializados;
iii) Secção G, Classe 88910 - Atividades de cuidados para crianças, sem alojamento;
b) Que tenham sido objeto de comunicação nos termos dos n.os 5 e 8.
2 - Para efeitos do disposto no presente artigo, consideram-se despesas de educação e formação os encargos com o pagamento de creches, jardins-de-infância, lactários, escolas, estabelecimentos de ensino e outros serviços de educação, bem como as despesas com manuais e livros escolares.
3 - As despesas de educação e formação suportadas só são dedutíveis desde que prestadas, respetivamente, por estabelecimentos de ensino integrados no sistema nacional de educação ou reconhecidos como tendo fins análogos pelos ministérios competentes, ou por entidades reconhecidas pelos ministérios que tutelam a área da formação profissional e, relativamente às últimas, apenas na parte em que não tenham sido consideradas como encargo da categoria B.
...

Relativamente ao E factura lá não consegues fazer nada se a empresa de transportes não tem CAE na educação, ou seja não as consegues mudar de despesas gerais para educação.
Como este ano o Estado vai facilitar podes meter o valor dessas facturas tal como fazias em anos anteriores na hora de preencher o IRS. (se não fosse assim penso que não tinhas outra saída senão perder essa dedução)

Os bilhetes avulso sem contribuinte não têm qualquer validade para dedução mesmo manualmente não os podes meter como dedução.

Não estava a ter em conta o que o Kushinadaime escreveu, os transportes não se incluem na educação (embora muita gente o faça, ou fazia no passado recente), por isso esquece o que eu tinha escrito.

Obrigado a todos que responderam, já vi que este ano já não vamos a tempo de validar as faturas dele.. Pode ser que tenham ficado todas bem registadas.. Vou pedir a password para ver..

Nunca se aperceberam de facturas que vos aparecem fora do contexto? Eu uso a app e factura para gerir isto (e mais fácil para registar facturas que o site) e verifico esporadicamente una ou outra factura registada em meu nome que claramente não fui eu a fazê a despesa... Por exemplo tive que anular 3 ou 4 facturas da repsol no valor de 90 e tal euros... Nunca é o mesmo valor..

Boas. Uma questão: moro desde Abril de 2015 numa casa arrendada. A minha senhoria só no mês passado me deu todos os recibos de 2015, que são manuais. Devo introduzi-los no e-fatura até amanhã ou posso depois na declaração anual acrescentar esse valor?

Voltar
Superior