Tópico do IRS

SAQUEI ESTA VERSAO: [TABLE="class: table table-striped-blue table-hover dataTable dt-responsive no-footer dtr-inline, width: 785"]
[TR="class: odd, bgcolor: #F5F5F5"]
[TD="class: leftText text-nowrap"]Modelo3IRS_windows_v2016.1.1.exe[/TD]
[TD="class: hidden-sm hidden-xs leftText text-nowrap"]Para Windows (32 bits)[/TD]
[TD="class: hidden-sm hidden-xs leftText"]2016.1.1[/TD]
[TD="class: hidden-sm hidden-xs centerText, align: center"]2016-03-31[/TD]
[/TR]
[/TABLE]
E o teu windows é 32 bits ou 64 bits? (botão direito no meu computador, propriedades e tens a informação)
Tens o java instalado? No meu caso se for à página do java e instalar pelo pequeno ficheiro que disponibilizam (https://java.com/en/download/) o programa das finanças não funciona, no meu caso. Só consigo que dê, sem problemas, se instalar as 2 versões "offline", tanto a de 32 bits como a de 64 bits (http://java.com/en/download/manual.jsp).

Uma coisa que acho estranho, é na simulação dar um valor com casa e sem casa dar exactamente o mesmo valor. A simulação normalmente é fiável? Em anos anteriores não fugiu muito.

Pode ser que aqui me consigam responder, já que no balcão das finanças não conseguiram. A situação é:

-contrato de trabalho registado em Hong Kong;
-Rendimentos obtidos pelo trabalho em Angola;
-Permanencia inferior a 183 dias do ano em Angola, logo não se enquadra para não-residente fiscal;

Quando for para declarar o pais dos rendimentos qual escolho?

Outra das coisas fantásticas, é que não se consegue fazer a simulação havendo rendimentos obtidos no estrangeiro...

Sendo residente fiscal em Portugal, os Rendimentos obtidos no estrangeiro é com o anexo J (segunda fase, creio)
http://www.economias.pt/tributacao-de-rendimentos-obtidos-no-estrangeiro/

Não percebo muito o conceito de rendimentos obtidos no estrangeiro. No meu caso, assinei um contrato de trabalho com uma empresa portuguesa, registado em Portugal. Não há nenhuma referência no contrato a trabalhar no estrangeiro. A empresa tanto me podia pôr a trabalhar em Faro como em Nova York. Os descontos foram feitos normalmente na segurança social portuguesa. No estrangeiro, no fundo, tinha quase o estatuto de turista. Estive lá cerca de 4 meses. Não estava registado em nada nesse país. Não fiz qualquer desconto nesse país (acho que nem há impostos nesse país) e não recebi nada de nenhuma entidade desse país. Os rendimentos/pagamentos de salários e descontos foram feitos pela empresa portuguesa como se estivesse em Portugal. Nesse caso penso que declaro como se fossem rendimentos em PT, certo?

Última edição:
Submeti o meu IRS à pouco. Como só tenho as despesas que estão no efactura, optei por não juntar o anexo H. Correu tudo sem espinhas e os valores nas deduções à colecta batiam a cêntimo.

Boas tardes,

Uma dúvida para quem possa responder.

Se não for buscar o anexo H, na simulação dá-me uma devolução de um determinado valor;
Se juntar o anexo H, carregar os dados que aparentemente são os mesmos beneficios fiscais do efatura, na simulação dá-me um valor superior ao da linha acima;

Alguém imagina porque é que isto acontecerá ?

Como é obvio, submeti com a que me devolvia mais ....

Última edição:
Boas tardes,

Uma dúvida para quem possa responder.

Se não for buscar o anexo H, na simulação dá-me uma devolução de um determinado valor;
Se juntar o anexo H, carregar os dados que aparentemente são os mesmos beneficios fiscais do efatura, na simulação dá-me um valor superior ao da linha acima;

Alguém imagina porque é que isto acontecerá ?

Como é obvio, submeti com a que me devolvia mais ....

Sem o anexo H, do que já testei, entram automaticamente os 250€ de dedução de despesas gerais, mais as deduções de restaurantes, mecânicos, etc. (na simulação nas deduções devias ter lá um valor acima de 250€+ uns trocos do IVA)
Metendo o anexo H entravam mais as rendas, saúde, educação e por isso recebias mais.

Não percebo muito o conceito de rendimentos obtidos no estrangeiro. No meu caso, assinei um contrato de trabalho com uma empresa portuguesa, registado em Portugal. Não há nenhuma referência no contrato a trabalhar no estrangeiro. A empresa tanto me podia pôr a trabalhar em Faro como em Nova York. Os descontos foram feitos normalmente na segurança social portuguesa. No estrangeiro, no fundo, tinha quase o estatuto de turista. Estive lá cerca de 4 meses. Não estava registado em nada nesse país. Não fiz qualquer desconto nesse país (acho que nem há impostos nesse país) e não recebi nada de nenhuma entidade desse país. Os rendimentos/pagamentos de salários e descontos foram feitos pela empresa portuguesa como se estivesse em Portugal. Nesse caso penso que declaro como se fossem rendimentos em PT, certo?

Metes IRS em Portugal normalmente, com certeza até já estará pré preenchido e com certeza que a empresa te deu a declaração com os valores para meteres o IRS.

Sem o anexo H, do que já testei, entram automaticamente os 250€ de dedução de despesas gerais, mais as deduções de restaurantes, mecânicos, etc. (na simulação nas deduções devias ter lá um valor acima de 250€+ uns trocos do IVA)
Metendo o anexo H entravam mais as rendas, saúde, educação e por isso recebias mais.

Hum.... quer dizer que temos de escolher o que fazer ... acho que este ano o IRS é mais complicado do que nos anteriores ...

O meu já foi. Uma diferença considerável qdo validei os juros à unha (sim no anexo H) para o não fazer.
Agora este das rendas é o os meus Pais, amanhã meto o velhote nas finanças :D ou com sorte ele tem os dados lá em casa!!!!

Irra, que nunca o IRS tinha dado tanto trabalho.

Junta-te so clube...

Acabei por descobrir o artigo das rendas que precisava de preencher.

Atenção que o código das freguesias mudou...

tenho tres recibos de rendas para juntar, ao juntar estas deduções tenho que meter tudo a unha? ou da para anexar as rendas e juntar aos dados automaticos do efactura?

Voltar
Superior