Tópico do IRS

Entreguei o meu ontem e quero alertar para uma coisa que me aconteceu. No Anexo H, quadro 6, achei interessante ver o que acontecia se não aceitasse os dados do e-fatura e os quisesse inserir manualmente. O simulador foi simpático e importou as deduções directamente do e-fatura. Curiosamente, quando fui validar essas deduções reparei que faltavam os dados de educação do meu dependente D1. Fui validar ao e-fatura e as faturas estão lá, e estão como educação. O simulador não as estava a considerar, até porque depois de as inserir à mão, os valores finais eram substancialmente diferentes.

Alguém que esteja nesta situação?

Submeti dia 4, e passado duas semanas ainda se encontra a aguardar validação, nos últimos anos era bem mais rápido :confused: .

Sim isso eu sei. Tenho uma declaração da junta e a união de facto foi reconhecida.

Para efeitos fiscais, têm que ter a mesma morada nas finanças há pelo menos 2 anos, a contar de 31.12.2015 para poderem entregar o IRS 2015 como unidos de facto.

Pretendo fazer o IRS com união de facto, em que 1 dos sujeitos passivos tem de entregar anexo B. Dúvidas:

1. Creio que formalizei a união de facto apenas via junta de freguesia. As finanças cruzam essa informação?

2. Como 1 dos sujeitos tem de entregar anexo B, o outro que supostamente entregaria em Abril, só pode então entregar em Maio, obvio né?

Alguém pode confirmar sff? tks

Não estou a perceber nada.. Entreguei a 1 de Abril.. Dada como certa a 9 de Abril, passou a Declaração com Reembolso a 11, passou para Reembolso Emitido a 13 de Abril e agora passou a declaração certa de novo... o.O Anda trengo o sistema, bem me pareceu que estava rápido demais

Last edited:
Pessoal uma ajuda, nao estou a conseguir fazer a simulacao. Da me sempre erro. Ja pus a hora automatica (ja estava por defeito, mas desativei e voltei a ativar)
Ja ando a uns dias nisto mas tenho deixado passar, agora o prazo comeca a encurtar e nao consigo fazer a entrega pela net...

inumeras tentativas depois tudo na mesma : ""Por motivos de ordem técnica não nos é possível responder ao seu pedido. Por favor tente mais tarde."

sabem-me responder à seguinte pergunta: "tendo eu, e a minha mulher, uma declaração certa lá (a 1ª de 1/4) se eu esquecer o assunto e não ligar às duas declarações seguintes que deram anomalia, já metemos o IRS ou não?"

é que se estiver OK eu não faço mais nada [8b][8b][8b]

isto este ano está duro [8b]

depois das 1ªs declarações metidas a 1/4 independentemente eu e a esposa, e que deram OK

meti uma de substituição conjunta , onde não assinalei declaração de substituição,e deu anomalias

depois meti outra de substituição conjunta, onde assinalei declaração de substituição e diabo também deu anomalia

vou ao site corrigir declaração, tem realmente lá um separador (tab) "ver erros" mas não está a funcionar, dá :

"Por motivos de ordem técnica não nos é possível responder ao seu pedido.

Por favor tente mais tarde."

eu vou tentar mais tarde, mas já estou pelos cabelos com isto, e a diferença de meter conjunto ou separado é uma dezena de euros

nota: em nenhuma das declarações eu meti valores à mão, foi sempre com o que lá aparece automáticamente

portanto pergunto: tendo eu, e a minha mulher, uma declaração certa lá (a 1ª de 1/4) se eu esquecer o assunto e não ligar às duas declarações seguintes que deram anomalia, já metemos o IRS ou não?

"tendo eu, e a minha mulher, uma declaração certa lá (a 1ª de 1/4) se eu esquecer o assunto e não ligar às duas declarações seguintes que deram anomalia, já metemos o IRS ou não?"

é que se estiver OK eu não faço mais nada [8b][8b][8b]
Acho que não, acho que ao submeteres uma anula a anterior...

Boa noite, será que me podem dar uma pequena ajuda? Um amigo pediu-me ajuda para preencher o IRS dele. Ele trabalhou temporariamente em França, mas eu não entendo nada de francês.

Será que me ajudar a preencher os campos do Quadro 4 do Anexo J?

Rendimento Bruto -
Contribuições Regimes Proteção Social-
Imposto Pago no Estrangeiro-

Penso que não haja imposto retido em Portugal

Venc.jpg

Anexo_J.jpg

Desde já agradeço a vossa preciosa ajuda.

Last edited:
finalmente deu-me os erros:
[TABLE="class: table table-striped table-hover dataTable no-footer"]
[TR="class: odd"]
[TD="class: leftText"]E06[/TD]
[TD="class: leftText"]SPB EXISTE COMO CONJUGE NOUTRA DR[/TD]
[/TR]
[TR="class: even"]
[TD="class: leftText"]E78[/TD]
[TD="class: leftText"]NIF DEPENDENTE(S) EXISTEM NOUTRA DR DIFERENTE DA DR DOCONJUGE[/TD]
[/TR]
[TR="class: odd"]
[TD="class: leftText"]Z08[/TD]
[TD="class: leftText"]NIFA OU NIFB ASSINALADO NOUTRA DR COM ESTADO CIVIL E/OU REG. TRIBUT DIFERENTE
[/TD]
[/TR]
[/TABLE]

parecem ter todos a ver com o facto de já lá estarem declarações independentes minha e da minha esposa

parece também que o sistema não é capaz de "entender" que a declaração conjunta deve substituir ambas as independentes

vou ter mesmo que ir lá

eu sei que anula, se for aceite, mas a questão é que a de substituição não foi aceite

lá vou ter de ir lá

Boas noites companheiros,

Agradeço que me esclareçam nesta situação bizarra:

O imóvel p/ habitação própria tem de ser identificado, mas depois de introduzir os dados habituais, pede-me o NIF do SENHORIO(???)

Será que me enganei nalgum passo?

PS: Optei pelos dados já preenchidos pela AT e numa outra folha que consultei eles até fazem referência ao encargo c/ juros do empréstimo do imóvel, dividido por dois, claro...

image.jpg

Obrigado, Pedro.

Está bem visto, sim senhor.
Mas estava muito longe de lá chegar. E essa do "senhorio" não lembra ao careca.

Bem, parece que só me falta descobrir o NIF do Banco.

.....

Já descobri, está no roda-pé dum doc do banco, mas com algarismos tão pequenos que precisei duma lupa...

Last edited:
Back