Tópico do IRS

Eu tenho uma declaração submetida a 2 de Maio e hoje, dia 23, ainda aguarda validação. Mais alguém?
Será indício de algum problema?

Amigos estou a preencher o meu IRS e tenho aqui uma dúvida um pouco idiota.

No anexo H existe a opção de verificação dos valores. Cliquei lá e aprecem os valores dos juros do Crédito à Habitação.

No entanto no momento da simulação existe um alerta dizendo que se não for preenchido um quadro onde se identifica o imovel posso não receber esse valor.

A minha questão é se toda a gente terá de identificar o imóvel, ou apenas aqueles que introduzem os valores manualmente (visto que o valor já lá consta).

Agradeço antecipadamente a quem souber responder.

Eu no dos meus pais e tendo em conta que apareceram logo os valores como no teu caso, tive de identificar o imóvel como se fazia anteriormente pois corres o risco desses valores não serem considerados.Preenchi o quadro 7 do anexo H.

Que bom.... Tenho de ir às finanças provar que era unido de facto no ano passado. [8b][8b]

E já estou a ver que vai ser um granel, pois morei numa morada durante pouco mais de dois anos e depois mudei-me... A Junta de Freguesia da morada anterior, pelos vistos não passa a declaração pois já não moro lá.

A actual, não sei se se vai "responsabilizar" por esse período anterior...

E já estou a ver que vai ser um granel, pois morei numa morada durante pouco mais de dois anos e depois mudei-me... A Junta de Freguesia da morada anterior, pelos vistos não passa a declaração pois já não moro lá.

A actual, não sei se se vai "responsabilizar" por esse período anterior...

Pedes a antigua Junta o período que ela pode certificar e o novo o período que pode certificar. Não tinham a mesma morada fiscal ?

Bom dia,

Declaração submetida a 13.05.2016, passou hoje dia 24.05.2016 a declaração certa.

"A sua declaração de IRS, entregue em 2016-05-13 11:01:47, foi considerada certa após validação central."

Abraço.

Last edited:
Boa tarde amigos,

Gostaria de obter um conselho para o seguinte caso:

Meti, via net, o IRS de um tio meu na 1ª fase.

À alguns dias recebi uma notificação via-email da ATA a informar que havia uma Divergência, com um link para consultar a mesma no site deles.

Feita a consulta, eles dizem que o anexo G (Mais Valias e outros Incrementos Patrimoniais) tem os valores errados.

Ora, eu não submeti qualquer anexo G pois pensava que ele só tinha a pensão e DPs no Banco (no caso é o BES)! Entretanto falei com o meu tio (uma pessoa idosa que confia "cegamente" na gestora de conta e tem pouca literacia financeira), consultei um extracto bancário, e este tem, de facto, capital investido num fundo de investimento e em Obrigações! Disse-me também que não se lembra de ter recebido qualquer carta do Banco para "pôr" no IRS e, sendo assim, hoje foi ao Banco pedir outra.

Sendo assim, como proceder? Já sei que terei que entregar uma nova declaração com o anexo G (apesar de este tipo de investimentos estar sujeito a taxa liberatória não é), mas com que elementos? Tudo, escolhendo no final se quer fazer o englobamento?

E, já agora, acham melhor fazê-lo pelo site (agora na área das Divergências aparece logo essa hipótese), ou esperar pela cartinha e ir directamente à Repartição das Finanças falar com uma pessoa?

É que me cheira que isto será capaz de dar direito a multa...

Cumprimentos

Last edited:
Envias declaração substituição. E não te preocupes com a multa que eu uma vez enviei o anexo G com três anos de atraso e ninguém me multou.

Envias declaração substituição. E não te preocupes com a multa que eu uma vez enviei o anexo G com três anos de atraso e ninguém me multou.

Ok, obrigado pela dica.

Vou fazê-lo on-line. E quanto à questão do preenchimento? Mete-se tudo?

Cumprimentos

Feita a consulta, eles dizem que o anexo G (Mais Valias e outros Incrementos Patrimoniais) tem os valores errados.

Além do que já foi dito, penso que acertadamente, a minha experiência é que a AT gosta/gostava de jogar às adivinhas com o anexo G:

"Ah, e tal, os dados que temos são outros."

(Contribuinte vai às finanças.)

"Ah, pois, temos aqui tudo, não houve ganhos, não tem de pagar nada. Mas meta o anexo, fica melhor."

(Contribuinte: :sh))

Pessoal que tenha entregue a 02 Maio... Já conseguem tirar o comprovativo? Ainda está por validar... Mais alguém?

Entreguei 3 declarações no dia 04/05 e já tenho o comprovativo há uma semana...:sh)

Back