Boa tarde amigos,
Gostaria de obter um conselho para o seguinte caso:
Meti, via net, o IRS de um tio meu na 1ª fase.
À alguns dias recebi uma notificação via-email da ATA a informar que havia uma Divergência, com um link para consultar a mesma no site deles.
Feita a consulta, eles dizem que o anexo G (Mais Valias e outros Incrementos Patrimoniais) tem os valores errados.
Ora, eu não submeti qualquer anexo G pois pensava que ele só tinha a pensão e DPs no Banco (no caso é o BES)! Entretanto falei com o meu tio (uma pessoa idosa que confia "cegamente" na gestora de conta e tem pouca literacia financeira), consultei um extracto bancário, e este tem, de facto, capital investido num fundo de investimento e em Obrigações! Disse-me também que não se lembra de ter recebido qualquer carta do Banco para "pôr" no IRS e, sendo assim, hoje foi ao Banco pedir outra.
Sendo assim, como proceder? Já sei que terei que entregar uma nova declaração com o anexo G (apesar de este tipo de investimentos estar sujeito a taxa liberatória não é), mas com que elementos? Tudo, escolhendo no final se quer fazer o englobamento?
E, já agora, acham melhor fazê-lo pelo site (agora na área das Divergências aparece logo essa hipótese), ou esperar pela cartinha e ir directamente à Repartição das Finanças falar com uma pessoa?
É que me cheira que isto será capaz de dar direito a multa...
Cumprimentos