Tópico do IRS

Boa noite, malta.

Ao preencher a declaração deste ano, apercebi-me que me enganei na do ano passado... Esqueci-me de colocar os dependentes, e isso deu uma diferença brutal no final. Ou seja, paguei IRS, em vez de receber...

Sei que dá para submeter declaração de substituição, porque o prazo de caducidade são 4 anos.
Mas a minha pergunta é se dá direito a pagamento de alguma multa. E se sim, que valores?

Li o artigo 59 do código não sei das quantas, mas não fiquei totalmente esclarecido quanto às coimas...
Conseguem ajudar-me?

Obrigado.

Enviado do meu Redmi Note 9S através do Tapatalk

Talvez ajude...: https://www.cgd.pt/Site/Saldo-Positivo/leis-e-impostos/Pages/revisao-oficiosa.aspx

Boa noite, malta.

Ao preencher a declaração deste ano, apercebi-me que me enganei na do ano passado... Esqueci-me de colocar os dependentes, e isso deu uma diferença brutal no final. Ou seja, paguei IRS, em vez de receber...

Sei que dá para submeter declaração de substituição, porque o prazo de caducidade são 4 anos.
Mas a minha pergunta é se dá direito a pagamento de alguma multa. E se sim, que valores?

Li o artigo 59 do código não sei das quantas, mas não fiquei totalmente esclarecido quanto às coimas...
Conseguem ajudar-me?

Obrigado.

Tive de corrigir a de um familiar, não houve lugar a qualquer coima... Não sei se teve sorte ou se é sistema.

Cump.

Boa noite, malta.

Conseguem ajudar-me?

Obrigado.

Corriges diretamente a declaração como se fosses meter de novo e recebes o valor a mais. (à partida sem problemas) Podem pedir para justificar, à partida será simples se o fizerem.
A declaração foi metida dentro do prazo agora estás a substituir, tenho quase a certeza que não se paga multa.

Eu corrigi uma há dias, embora foi para pagar...

https://contaspoupanca.pt/2021/03/1...ras-e-receber-o-que-devia-ter-recebido-video/

Como assim?

Numa entrega conjunta, 2 PPRs dão 2 benefícios fiscais, desde que se fique abaixo do limite global 1000€ + (1500€ x (80882€ - RendColetável) / 73770€)

350€ cada contribuinte

Antes de mais, peço desculpa ao user @mpereira por o ter levado ao engano.

De facto, têm razão, o beneficio fiscal é por sujeito passivo. Engraçado como a nossa mente nos prega partidas, desde há muito que usufruo deste beneficio, mas resolvi mudar as poupanças cá de casa e após algum estudo foi decidido eu fazer um ETF e a Maria um PPR para obter o benefício fiscal. Não sei porquê, fiquei desde daí com a ideia que apenas um sujeito teria direito ao beneficio apenas porque me compensava fazer as poupanças desta forma!

Ainda bem que coloquei aqui isto...não é que mude nada na minha situação, mas nunca se sabe o futuro e assim também não vou ao engano!

Antes de mais, peço desculpa ao user @mpereira por o ter levado ao engano.

De facto, têm razão, o beneficio fiscal é por sujeito passivo. Engraçado como a nossa mente nos prega partidas, desde há muito que usufruo deste beneficio, mas resolvi mudar as poupanças cá de casa e após algum estudo foi decidido eu fazer um ETF e a Maria um PPR para obter o benefício fiscal. Não sei porquê, fiquei desde daí com a ideia que apenas um sujeito teria direito ao beneficio apenas porque me compensava fazer as poupanças desta forma!

Ainda bem que coloquei aqui isto...não é que mude nada na minha situação, mas nunca se sabe o futuro e assim também não vou ao engano!

Vá, pelo menos não és daqueles que se prova estar errado e continua a bater na mesma tecla [:)][:)][:)] [;)]

após algum estudo foi decidido eu fazer um ETF e a Maria um PPR para obter o benefício fiscal. Não sei porquê, fiquei desde daí com a ideia que apenas um sujeito teria direito ao beneficio apenas porque me compensava fazer as poupanças desta forma!

Quer dizer que reforços de 1500€/1750€/2000€ no teu ETF têm rendido mais de 300€/350€/400€ líquidos anuais. [;)]

Compara o valor de retenções a dividir pelo rendimento coletável. Essa divisão dá a percentagem que se pagou adiantado. Se a percentagem baixou para o mesmo rendimento, ou se se manteve para um rendimento superior, adiantou-se menos imposto logo haverá menos a receber agora.

estive a fazer para o meu caso. fiz retenções na fonte/rendimento colectável

2020 - 0.1667
2021 - 0.1741

é normal receber menos 192€ comparativamente ao ano anterior?

Este ano, sem termos mudanças de índole financeira, no resumo da simulação do IRS aparece-me um valor na rubrica da Tributação Autónoma. Nunca tive isso. O qua costuma estar na origem desse valor, ou a que se pode dever?

Este ano, sem termos mudanças de índole financeira, no resumo da simulação do IRS aparece-me um valor na rubrica da Tributação Autónoma. Nunca tive isso. O qua costuma estar na origem desse valor, ou a que se pode dever?

Certos rendimentos como rendas, juros (no estrangeiro) e mais-valias (no estrangeiro), são por default sujeitos a uma taxa de 28%. É habitual poderes optar alternativamente pelo seu englobamento, o que será vantajoso se estiveres nos primeiros 2 escalões de IRS.

Não tiveste nenhum outro tipo de rendimento?

A mim vai ser a primeira vez que vou pagar IRS.
Um acto isolado de valor alto tramou tudo.

Não se pode ter tudo. Os impostos têm que ser pagos não é verdade!

Fiz a simulação com e sem IRS Jovem. O valor do reembolso é igual, no entanto com IRS Jovem aparece valores de rendimentos isentos sujeitos a englobamento e impostos de rendimentos isentos maiores, e deduções à coleta e rendimento coletável menor. Qual é o mais favorável, tendo em conta que o reembolso é igual, é fazer com ou sem IRS Jovem?

Voltar
Superior