Tópico do IRS

Vou ver, agora estou no telemóvel e não me está a abrir.
Certos rendimentos como rendas, juros (no estrangeiro) e mais-valias (no estrangeiro), são por default sujeitos a uma taxa de 28%. É habitual poderes optar alternativamente pelo seu englobamento, o que será vantajoso se estiveres nos primeiros 2 escalões de IRS.

Não tiveste nenhum outro tipo de rendimento?
Nada de novo. Ambos temos trabalho dependente e independente, bem como rendimentos prediais, mas as rubricas e valores não diferem muito do ano passado. Não houve fontes diferentes de rendimento.

Eu não englobo nada porque o nosso IRS bate nos 45% e até dói...

Última edição:
Vá, pelo menos não és daqueles que se prova estar errado e continua a bater na mesma tecla [:)][:)][:)] [;)]
Oh, já me conheces daqui que não sou desses. Não tenho problema nenhum em admitir o erro. E ainda bem porque estava mesmo convencido disso. Mas o código tributário é claro!
Quer dizer que reforços de 1500€/1750€/2000€ no teu ETF têm rendido mais de 300€/350€/400€ líquidos anuais. [;)]
Mais ou menos

Prever o futuro ninguém consegue fazer, mas tentamos trabalhar com dados históricos. E com essa premissa, a longo prazo (mais de 20 anos) o rendimento de um ETF tipo IWDA bate os ppr mesmo a contar com a tributação à saída mais benéfica dos PPR (8%). Além disso estás limitado a mexer no dinheiro (exceptuando as situações previstas). Se conseguisse poupar não tenho dúvidas que fazia 2 ppr mais o ETF, como não conseguimos poupar assim tanto, dividimos o "mal pelas aldeias". Tens esses cálculos feitos no Reddit...

A única situação no meu caso que possa alterar esta situação é os novos ppr 100% em ações, tipo o Optimize ou o Save & Grow da Casa de Investimentos. Mas como são muito recentes não arrisquei. Isso ou começar a ganhar muito mais lol...

Vou ver, agora estou no telemóvel e não me está a abrir.Nada de novo. Ambos temos trabalho dependente e independente, bem como rendimentos prediais, mas as rubricas e valores não diferem muito do ano passado. Não houve fontes diferentes de rendimento.

Quando se recebe rendas, aparece essa rubrica "imposto relativo a tributações autonomas".

Ambos temos trabalho dependente e independente, bem como rendimentos prediais, mas as rubricas e valores não diferem muito do ano passado. Não houve fontes diferentes de rendimento.

Nesse caso, não percebo como 28% das rendas não têm surgido todos os anos em "Imposto de tribut. autónomas".
Estou aqui a experimentar ligar/desligar o englobamento no anexo E (campo 6F) de uma declaração com rendas e sem englobamento é o que acontece.

Lembro -me que no ano a seguir ter nascido o meu filho,ecos,exames, muita farmácia, pediatras, etc.... recebi quase 4000€. Até fiquei doído.
Mas quando somei as despesas, também me dia dando um AVC.

Eu que vou ser pai pela primeira vez em Agosto já ando a pensar no IRS do próximo ano! [:D][:D][:D]
Mas fico na dúvida se posso colocar também outro tipo de despesas com o número do pequeno... :D Ou apenas o que lhe é efetivamente afecto?

Eu que vou ser pai pela primeira vez em Agosto já ando a pensar no IRS do próximo ano! [:D][:D][:D]
Mas fico na dúvida se posso colocar também outro tipo de despesas com o número do pequeno... :D Ou apenas o que lhe é efetivamente afecto?

Cigarros, combustível? [:)]

No início suponho que será apenas saúde. Depois educação (creche, jardim-de-infância).

Para as despesas gerais familiares não ganhas nada em utilizar o NIF dele em vez do teu.

Última edição:
Saúde e educação, caso frequente creche.
Mesmo que se peça uma fatura de outra coisa qualquer com o NIF dele, não é tida em conta, por ex. para os 250€ das despesas familiares. Como à cabeça "vale" logo 600+126 = 726€, só entra depois saúde e educação.

Cigarros, whisky, combustível? [:)]

No início suponho que será apenas saúde. Depois educação (creche, jardim-de-infância).

Para as despesas gerais familiares não ganhas nada em utilizar o NIF dele em vez do teu.

Estava a pensar imputar-lhe uns quantos almoços e jantares, mas depois lembrei-me que eu ainda no último ano nem com o casamento e com uma fatura bem gorda, consegui superar o tecto máximo para ai estabelecido... [:D]

Mas desde já com a principal vantagem de um primeiro filho é um valor fixo? (Li atrás 726€ filho único < 3 e 900€ se mais do que um dependente < 3)

Saúde e educação, caso frequente creche.
Mesmo que se peça uma fatura de outra coisa qualquer com o NIF dele, não é tida em conta, por ex. para os 250€ das despesas familiares. Como à cabeça "vale" logo 600+126 = 726€, só entra depois saúde e educação.

Boa!
Se soubesse o que sei hoje, tinha marcado o golo só lá para Fevereiro / Março, para garantir o nascimento dele apenas em Novembro / Dezembro.... [:)][:)][:)]

Obrigado a todos pela partilha.

Estava a pensar imputar-lhe uns quantos almoços e jantares, mas depois lembrei-me que eu ainda no último ano nem com o casamento e com uma fatura bem gorda, consegui superar o tecto máximo para ai estabelecido... [:D]

Mas desde já com a principal vantagem de um primeiro filho é um valor fixo? (Li atrás 726€ filho único < 3 e 900€ se mais do que um dependente < 3)

Irrelevante, pois contribuem ambos para o mesmo limite

À coleta do IRS devido pelos sujeitos passivos é dedutível um montante correspondente a 15% do IVA suportado por qualquer membro do agregado familiar, com o limite global de € 250 por agregado familiar

Sim, terás uma dedução fixa de 726€ pelo primeiro filho.

Quando se recebe rendas, aparece essa rubrica "imposto relativo a tributações autonomas".
Nesse caso, não percebo como 28% das rendas não têm surgido todos os anos em "Imposto de tribut. autónomas".
Estou aqui a experimentar ligar/desligar o englobamento no anexo E (campo 6F) de uma declaração com rendas e sem englobamento é o que acontece.
Quando se recebe rendas e não se engloba.
Sim. Que é o caso falado em particular. [;)]
Eu recebo rendas há anos e nunca englobo.
Além do mais, há 2 anos que tenho a casa em Arrendamento Acessível. Mas fui ver os documentos de liquidação de anos anteriores e não aparece nenhum valor na tributação autónoma...

Voltar
Superior