Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Mais de 700€ de IRS para pagar, uma vergonha. 37% do meu trabalho é comido pelo estado.
Tenho que perceber se os juros que aplicam compensam a maior facilidade. Do que já li ainda não vi preto no branco o valor dos ditos juros.Sim dá para pagar as prestações.
Pagas juros de mora.
Consoante o valor da mais ou menos prestações.
Tens de fazer o pedido antes 15 dias de acabar o prazo do pagamento do IRS.
Também ando a ver essa situação![]()
Pois, fui consultar a do ano passado e de facto não refere a taxa. Alguma forma de calcular? Não sei como o fazer.Esta percentagem é que realmente interessa e vai passar a surgir na nota de liquidação. Já a calculaste para o ano anterior, para comparação?
Pagamento em prestações
Bom, pela primeira vez em muitos anos, terei que pagar IRS à custa do grande xuxalista António Costa.
Há um ano e picos ele mudou a tributação de horas extraordinárias e muitos meses não descontei sobre elas... Mas a medida foi vendida como "aumento do rendimento mensal".
Mais de 700€ de IRS para pagar, uma vergonha. 37% do meu trabalho é comido pelo estado.
Um gajo paga impostos por todo o lado. Trabalhar para aquecer, assim não vale a pena. Pago o IRS e a renda da casa e fico sem ordenado.
Alguém tem ideia se isto dá para pagar a prestações?
Pois, fui consultar a do ano passado e de facto não refere a taxa. Alguma forma de calcular? Não sei como o fazer.
tive meses em que paguei 20 e muitos % em IRS sobre as horas e outros em que a dedução foi de 0.00% - porém, do que li, as horas extras deveriam ser taxadas à mesma percentagem do ordenado base, apenas não podem ser somadas para não catapultar a taxa a aplicar.
Algum insight na interpretação dos dados? Recebi mais, mas o pagamento em sede de IRS acompanhou quase na mesma proporção
Esse valor indica 18.1%.
Mss qual é o efeito prático desta diferença? É isso que não consigo entender.
E o ano passado recebi cento e poucos euros. Não tive mudanças substanciais em mais nada. Permaneço solteiro sem dependentes. A única diferença é que dei de mamar ao estado, e à grande, na compra duma casa, mas nem isso é contabilizado em lado nenhum.
Eu percebo o fenómeno de retenção na fonte, a questão é que não tenho que ser eu enquanto contribuinte a fazer uma gestão activa das minhas retenções.
O meu ordenado base é fixo, taxado sempre da mesma forma.
A questão são as horas ditas de qualidade (>20h e fins de semana) e o trabalho suplementar.
As horas de qualidade então têm variações completamente absurdas comparativamente à minha taxa de retenção habitual, o que leva a crer que há ajustamento, mas não tenho possibilidade de perceber mês a mês se foi o suficiente ou não. A retenção do mês tem sido 15,2%, mas estas horas têm taxas frequentes acima dos 20%.
Por outro lado o trabalho suplementar nem sempre me foi taxado da mesma forma, a par e passo com a taxa base de acordo com o meu vencimento.
E o meu horário de trabalho está sempre a mudar - tenho meses em que faço mais de 100 horas nocturnas e outras que não chego às 50.
Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk
![]()
Este é o recibo deste mês.
Horas de qualidade 17,2%
Ordenado 15,2%
Trabalho suplementar 15%
Ha lógica nisto?
EDIT : há 2 parcelas de SS que correspondem ao somatório das horas de qualidade com o suplementar e o ordenado, ambos à mesma taxa de 11%.
O restante não me parece que faça sentido, a retenção deveria ser sempre a mesma. A menos que tenham alterado as tabelas de retenção em Março.
No meu caso estou a reter à mesma taxa desde Janeiro, que é a que consta dessas tabelas já alteradas.
Não consegui perceber qual a dimensão desse ajuste mas ainda assim acho estranho que ele tenha variações nominais de 2% na taxa aplicada.
Deixo mais dois exemplos, ambos absurdos. Os dois referentes ao ano passado, 2021