Tópico do IRS

Sim dá para pagar as prestações.

Pagas juros de mora.

Consoante o valor da mais ou menos prestações.

Tens de fazer o pedido antes 15 dias de acabar o prazo do pagamento do IRS.

Também ando a ver essa situação

Sim dá para pagar as prestações.

Pagas juros de mora.

Consoante o valor da mais ou menos prestações.

Tens de fazer o pedido antes 15 dias de acabar o prazo do pagamento do IRS.

Também ando a ver essa situação
Tenho que perceber se os juros que aplicam compensam a maior facilidade. Do que já li ainda não vi preto no branco o valor dos ditos juros.
Esta percentagem é que realmente interessa e vai passar a surgir na nota de liquidação. Já a calculaste para o ano anterior, para comparação?

Pagamento em prestações
Pois, fui consultar a do ano passado e de facto não refere a taxa. Alguma forma de calcular? Não sei como o fazer.

O meu rendimento aumentou em quase 5 mil euros, fruto também de trabalho independente, do qual fiz sempre retenção (25% como se sabe, sem IVA associado), o que contas feitas significa que desse acréscimo 2 mil e poucos euros foram de horas extraordinárias.

Numa consulta rápida dos meus recibos de vencimento, tive meses em que paguei 20 e muitos % em IRS sobre as horas e outros em que a dedução foi de 0.00% - porém, do que li, as horas extras deveriam ser taxadas à mesma percentagem do ordenado base, apenas não podem ser somadas para não catapultar a taxa a aplicar.

Tenho que ir aos RH e esclarecer essa situação.

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk

Bom, pela primeira vez em muitos anos, terei que pagar IRS à custa do grande xuxalista António Costa.
Há um ano e picos ele mudou a tributação de horas extraordinárias e muitos meses não descontei sobre elas... Mas a medida foi vendida como "aumento do rendimento mensal".

Mais de 700€ de IRS para pagar, uma vergonha. 37% do meu trabalho é comido pelo estado.

Um gajo paga impostos por todo o lado. Trabalhar para aquecer, assim não vale a pena. Pago o IRS e a renda da casa e fico sem ordenado.

Alguém tem ideia se isto dá para pagar a prestações?

Aqui 3800€ :sh)

Pois, fui consultar a do ano passado e de facto não refere a taxa. Alguma forma de calcular? Não sei como o fazer.

Não sei qual vai ser a divulgada a partir deste ano, mas para mim as mais interessantes são
Coleta total / Rendimento global: Imposto calculado, sem ter em conta as despesas
Coleta líquida / Rendimento global: Imposto pago, após as despesas

tive meses em que paguei 20 e muitos % em IRS sobre as horas e outros em que a dedução foi de 0.00% - porém, do que li, as horas extras deveriam ser taxadas à mesma percentagem do ordenado base, apenas não podem ser somadas para não catapultar a taxa a aplicar.

Exatamente a minha interpretação.

Ora bem, da nota de liquidação de 2020 tenho isto
Colecta total/Rendimento global 18.9%
Colecta Liquida/Rendimento global 17.1%

Da simulação de 2021 tenho isto
Colecta total/Rendimento global 21.5%
Colecta liquida/Rendimento global 19.9%

Algum insight na interpretação dos dados? Recebi mais, mas o pagamento em sede de IRS acompanhou quase na mesma proporção

Esse valor indica 18.1%.

Mss qual é o efeito prático desta diferença? É isso que não consigo entender.

E o ano passado recebi cento e poucos euros. Não tive mudanças substanciais em mais nada. Permaneço solteiro sem dependentes. A única diferença é que dei de mamar ao estado, e à grande, na compra duma casa, mas nem isso é contabilizado em lado nenhum.

Esse valor indica 18.1%.

Mss qual é o efeito prático desta diferença? É isso que não consigo entender.

Na minha interpretação, quer dizer que na realidade o imposto não cresceu tanto como o teu rendimento de 2020 para 2021.

E o ano passado recebi cento e poucos euros. Não tive mudanças substanciais em mais nada. Permaneço solteiro sem dependentes. A única diferença é que dei de mamar ao estado, e à grande, na compra duma casa, mas nem isso é contabilizado em lado nenhum.

O resultado (reembolso ou pagamento) da entrega é uma questão diferente, pois além do imposto calculado menos despesas depende das retenções ou seja do imposto que foste adiantando ao longo do ano.

Se agora recebes menos pode ser porque te cobram mais imposto mas também porque foste adiantando menos. Em 2021 a taxa de retenção diminuiu de um modo geral, logo a tendência é de este ano os reembolsos serem menores pois "exagerou-se" menos nas retenções. Muitas pessoas habituaram-se ao reembolso em abril/maio, mas o cenário mais justo era não nos reterem em excesso e após a entrega nada recebermos!

Eu percebo o fenómeno de retenção na fonte, a questão é que não tenho que ser eu enquanto contribuinte a fazer uma gestão activa das minhas retenções.

O meu ordenado base é fixo, taxado sempre da mesma forma.

A questão são as horas ditas de qualidade (>20h e fins de semana) e o trabalho suplementar.

As horas de qualidade então têm variações completamente absurdas comparativamente à minha taxa de retenção habitual, o que leva a crer que há ajustamento, mas não tenho possibilidade de perceber mês a mês se foi o suficiente ou não. A retenção do mês tem sido 15,2%, mas estas horas têm taxas frequentes acima dos 20%.

Por outro lado o trabalho suplementar nem sempre me foi taxado da mesma forma, a par e passo com a taxa base de acordo com o meu vencimento.

E o meu horário de trabalho está sempre a mudar - tenho meses em que faço mais de 100 horas nocturnas e outras que não chego às 50.

Última edição:
Eu percebo o fenómeno de retenção na fonte, a questão é que não tenho que ser eu enquanto contribuinte a fazer uma gestão activa das minhas retenções.

O meu ordenado base é fixo, taxado sempre da mesma forma.

A questão são as horas ditas de qualidade (>20h e fins de semana) e o trabalho suplementar.

As horas de qualidade então têm variações completamente absurdas comparativamente à minha taxa de retenção habitual, o que leva a crer que há ajustamento, mas não tenho possibilidade de perceber mês a mês se foi o suficiente ou não. A retenção do mês tem sido 15,2%, mas estas horas têm taxas frequentes acima dos 20%.

Por outro lado o trabalho suplementar nem sempre me foi taxado da mesma forma, a par e passo com a taxa base de acordo com o meu vencimento.

E o meu horário de trabalho está sempre a mudar - tenho meses em que faço mais de 100 horas nocturnas e outras que não chego às 50.

Acho estranho esse teu relato. No meu caso, todo o meu rendimento é mensalmente retido à taxa de retenção do vencimento base.

Screenshot-20220402-202429-Drive.jpg

Este é o recibo deste mês.

Horas de qualidade 17,2%
Ordenado 15,2%
Trabalho suplementar 15%

Ha lógica nisto?

EDIT : há 2 parcelas de SS que correspondem ao somatório das horas de qualidade com o suplementar e o ordenado, ambos à mesma taxa de 11%.

Última edição:
Screenshot-20220402-202429-Drive.jpg

Este é o recibo deste mês.

Horas de qualidade 17,2%
Ordenado 15,2%
Trabalho suplementar 15%

Ha lógica nisto?

EDIT : há 2 parcelas de SS que correspondem ao somatório das horas de qualidade com o suplementar e o ordenado, ambos à mesma taxa de 11%.

O desconto para a SS é sempre 11% e é independente do rendimento.

O restante não me parece que faça sentido, a retenção deveria ser sempre a mesma. A menos que tenham alterado as tabelas de retenção em Março.

Sim claro, foi só para explicar o porquê de aparecer duas parcelas.

Não sei se mudaram as tabelas, facto é que posso por aqui outros 12 recibos e têm todos o mesmo comportamento - taxa variável de retenção.

EDIT : os 17,2% nem aparecem nessa tabela para o meu caso, solteiro sem dependentes

Última edição:
Entretanto estive a olhar para um recibo meu e confirmei que a taxa de retenção do trabalho suplementar não está indicada, mas dividi o valor do desconto pelo valor do rendimento bruto e o resultado é igual à taxa de retenção do vencimento base, como eu te dizia.

No meu caso estou a reter à mesma taxa desde Janeiro, que é a que consta dessas tabelas já alteradas.

Não consegui perceber qual a dimensão desse ajuste mas ainda assim acho estranho que ele tenha variações nominais de 2% na taxa aplicada.

Certamente não houve nesse ajuste variações de tal ordem.

De qualquer forma, o caso do @Pauliteiro é diferente, pois todos os recibos/meses mostram variação nas taxas.

Deixo mais dois exemplos, ambos absurdos. Os dois referentes ao ano passado, 2021

20220402-205509.jpg

Screenshot-20220402-205416-Drive.jpg

Assim fica fácil não prever o que vai acontecer

Deixo mais dois exemplos, ambos absurdos. Os dois referentes ao ano passado, 2021

Devem estar a aplicar uma taxa de retenção autónoma a cada parcela (tabela), em vez de utilizar o valor do salário base.

No primeiro exemplo, suponho que a parcela sujeita a 8% está no intervalo 739€-814€ e a parcela sujeita a 15,3% no intervalo 1225€-1321€.

Voltar
Superior