Tópico do IRS

Não é assim

Todos os anos as automáticas são pagas no prazo que eles falam. As outras é que necessitam de validação e parece-me normal que demorem mais.

Digo isto porque meto a cá de casa e a dos meus pais e vejo bem a diferença. Aqueles prazos fantasticos são de facto cumpridos e sempre foram. Mas são para as automáticas

Antes de haver as automáticas, a validação era em geral feita em poucos dias, eles até ainda mantêm o aviso quando se entrega a declaração para voltar ao site no prazo de 2 dias para verificar a validação da declaração. Finalmente a minha foi validada ontem, praticamente 2 semanas depois da entrega.

O que me parece é que depois de terem criado esta forma automática, aproveitaram para fazer o truque de ir adiando as outras. Assim, podem fazer a propaganda que cada vez pagam mais rápido e que cada vez é melhor, e blá, blá, mas na prática há muitos que cada vez recebem mais tarde.

Pois, eu já cheguei a receber antes do 25 de Abril e o ano passado só recebi em Maio.

E submeto sempre a 30 ou 31 de Março.

A propaganda indica reembolsos mais rápidos que em 2021, a ver vamos....

Anexo G

(ou G1 dependendo do ano em que esses terrenos foram herdados)

Anexo G, se herdado desde 1989.

Vais precisar do valor patrimonial tributário no momento do óbito. Ver documento de imposto de selo.

No caso de vários herdeiros, cada um declara só a parte dos valores de compra, venda e despesas que lhe diz respeito.

Tutorial: https://www.youtube.com/watch?v=09X-pHuHsVg
Obrigado a ambos!
Já não tenho de cabeça, penso que foi no ano da graça do Sr. ([:D] [:D]) de 1994.

O que entra nessas despesas? O IMI, p.e.? Assumo que despesas com advogados, cartório e afins não entrem ou entram? É que os meus Pais em particular tiveram algumas despesas pois foram eles que andaram à procura de herdeiros desaparecidos, levantamento de áreas / extremas e assim.

Edd :)

O que entra nessas despesas? O IMI, p.e.? Assumo que despesas com advogados, cartório e afins não entrem ou entram? É que os meus Pais em particular tiveram algumas despesas pois foram eles que andaram à procura de herdeiros desaparecidos, levantamento de áreas / extremas e assim.

Despesas com solicitadores, imobiliárias, cartórios, etc contam, desde que necessárias à compra e venda do terreno (não é o caso do IMI).

Manual dia 2 e continuo a aguardar validação. É sempre o mesmo truque todos os anos, fazem alguns reembolsos muito rápidos para parecer que são muito bons, mas depois embrulham a maior parte dos processos e cada vez pagam mais tarde.

Manual a dia 30, ainda nada.... Só para lixarem os apressados [:)]

Igual por aqui, Manual entregue dia 1, hoje dia 18 ainda "aguarda validação" :sh)

Eu ainda não entreguei porque ainda estou a esclarecer uns pontos, mas a minha irmã já e na dela aparece o estado "A Aguardar Confirmação".
Isto é porque ainda há algo que ela ainda tem de fazer ou é um estado normal depois de submeter? Não me lembro de o ver em anos anteriores :sh)

Eu ainda não entreguei porque ainda estou a esclarecer uns pontos, mas a minha irmã já e na dela aparece o estado "A Aguardar Confirmação".
Isto é porque ainda há algo que ela ainda tem de fazer ou é um estado normal depois de submeter? Não me lembro de o ver em anos anteriores :sh)

apagar, engano

Tenho a minha declaração com reembolso emitido desde dia 12, mas os €€ caírem na conta nada. É normal tanta demora? Nos outros anos, a ideia que tinha, é que eram 48h ou pouco mais…

Tenho a minha declaração com reembolso emitido desde dia 12, mas os €€ caírem na conta nada. É normal tanta demora? Nos outros anos, a ideia que tinha, é que eram 48h ou pouco mais…

Desde 6a até 2a (inclusivé) nada mexeu em termos de transferências bancárias. Tanto a passada 6a como esta 2a foram feriados SEPA.

Lá andou mais um passo.

Entregue dia 30, dia 11/04 passou a validada e ontem à noite, passou a liquidada.
Se for como no ano passado, para a semana, deve estar na conta.

Voltar
Superior