Tópico do IRS

Se colocares o IUC em débito direto, ele só é cobrado no último dia... Aliás, o meu é devido este mês e só vai ao banco no dia 02.05

Já apreciaram a nova metodologia de cálculo para a retenção de IRS no 2.º semestre?

Estes xuxas só complicam!:sh)

É mais justo que as tabelas clássicas. Vai evitar muitas daquelas situações em que te aumentam 50€ e passas a reter mais 40€ (porque mudaste de escalão).

O cálculo será semelhante ao do processamento da declaração de IRS. Haverão menos excessos de retenção e em consequência reembolsos menores.

Quando diz reembolso emitido é por que já pagaram?

Não, é porque vão pagar.

Reembolso emitido
Na eventualidade de na sua declaração de IRS não houver divergências, ou quaisquer dívidas fiscais, então a sua declaração passa para o estado de "Reembolso Emitido", logo que as Finanças indiquem que o pagamento possa ser processado.

Pagamento confirmado
Depois do reembolso ser emitido, é apenas uma questão de dias até receber o reembolso. Mal o cheque seja enviado ou a transferência seja realizada, no Portal das Finanças o estado da sua declaração irá ser alterado para "Pagamento confirmado".​

https://www.doutorfinancas.pt/impost...aracao-de-irs/

Porque raio é que no IRS de um familiar, automático, foi rejeitada a transferência bancária para o mesmo IBAN usado há mais de 20 anos?

E depois emitiram cheque, mas esse familiar não quer cheque, quer o reembolso por transferência como sempre recebeu.

Só aparece “rejeitado” nos movimentos financeiros.

Jornalista da SIC a anunciar em horário nobre que portugueses "vão pagar menos de IRS por mês, mas que depois recebem um reembolso mais pequeno"! O rigor profissional....

Eu vi, simplesmente eu descontar menos para o IRS não é mau de todo, receber menos, não me aflige, a unica coisa que me interessa é não ter de pagar, e ponto...

Jornalista da SIC a anunciar em horário nobre que portugueses "vão pagar menos de IRS por mês, mas que depois recebem um reembolso mais pequeno"! O rigor profissional....

Não percebi a tua questão :confused:
Foi uma generalização grosseira, mas é esse o objetivo das novas tabelas de retenção para o segundo semestre.
Nota: Não vi a peça, estou apenas a reagir ao teu post.

Eu vi, simplesmente eu descontar menos para o IRS não é mau de todo, receber menos, não me aflige, a unica coisa que me interessa é não ter de pagar, e ponto...

O que mais me interessa é não andar a pagar muito mais que o necessário ao longo do ano em retenções. Prefiro isso ao "troco" em maio/junho.​

Última edição:
Voltar
Superior