Tópico do IRS

eu notei que desci de escalão, fiquei a ganhar mais

2 titulares 1 dependente

o problema é saber o que vai acontecer no próximo ano quando fizer a declaração

eu só queria não pagar

Não é um método muito científico, mas se multiplicares por 8 (6 meses + férias + natal) o que descontas a menos (ou ganhas a mais) agora comparando com janeiro, e se esse resultado ficar abaixo do reembolso de IRS que recebeste este ano, não deves ter razão para te preocupares.

Isto assumindo que não há alterações significativas nos rendimentos, despesas (saúde, educação, rendas, etc) e agregado familiar, em relação a 2022.

Não me parece muito equilibrado.

É verdade que é casal, mas para quem ganha 800€ brutos passar de pagar 159€ para 623€ pode ser pesado.

Tendencialmente deveria ficar por pagar ou receber 250€ e não fugir muito desse valor para qualquer família.

finalmente actualizam os valores dos escaloes, mas mesmo assim as actualizações são muito abaixo da inflação pelo que a cada ano que passa a tendencia é pagar-mos cada vez mais % do rendimento em IRS mesmo que os nossos aumentos apenas acompanhem a inflação...

portanto temos os impostos aumentados todos os anos de forma encapotada...

Last edited:
finalmente actualizam os valores dos escaloes, mas mesmo assim as actualizações são muito abaixo da inflação pelo que a cada ano que passa a tendencia é pagar-mos cada vez mais % do rendimento em IRS mesmo que os nossos aumentos apenas acompanhem a inflação...

portanto temos os impostos aumentados todos os anos de forma encapotada...

Os rendimentos coletáveis acima de 7116€ vão efetivamente pagar uma % inferior de IRS. Esse imposto não vai aumentar, até pelo contrário.

O que aumenta com a inflação é por exemplo o IVA (sobre produtos fora do "cabaz 0%"). Aumentando o preço base, aumenta o valor de IVA.

Last edited:
Os rendimentos coletáveis acima de 7116€ vão efetivamente pagar uma % inferior de IRS. Esse imposto não vai aumentar, até pelo contrário.

O que aumenta com a inflação é por exemplo o IVA (sobre produtos fora do "cabaz 0%"). Aumentando o preço base, aumenta o valor de IVA.

Acho que não percebeste o que disse, se o teu salario aumenta 8% para acompanhar a inflacao o valor que pagas de impostos vai subir mais de 8% (ou o teu rendimento liquido vai aumentar menos de 8%) porque os valores dos escaloes foram actualizados muito abaixo da inflação

E tem sido assim todos os anos por isso é que a % de impostos sobre os rendimentos estão em máximos de sempre

Não tem havido aumentos à luz do dia, mas sim encapotados que passam despercebidos a muita gente, todos os anos os escaloes ou estao congelados ou aumentam menos que os salários...
​​​​Já para não falar dos valores máximos das deduções em IRS que estao congelados ha muitos anos...

Quanto ao aumento dos impostos do IVA, esse apenas acompanha a inflacao, os salarios supera...
​​​​​​

Last edited:
Acho que não percebeste o que disse, se o teu salario aumenta 8% para acompanhar a inflacao vais pagar mais impostos em % do teu rendimento (o teu rendimento liquido vai aumentar menos de 8%) porque os valores dos escaloes aumentaram menos que a inflação
​​​​​​

Queres dizer se o salário aumenta 8% e com isso se passa para o escalão acima de IRS?

Porque se mantem no mesmo escalão, como acontecerá frequentemente, não vai pagar mais % de IRS.
2022: 17000€ coletável => taxa média 21,98%
2023: (17000€ + 8%) 18360€ coletável => taxa média 21,61%

para pagares a mesma % de impostos por exemplo o inicio do escalao dos 37% se somarmos 8% deveria ser actualizado de 25076 para 27082

a taxa media baixou porque o escalao dos 23 baixou para 21 mas não é suficiente para compensar o aumento no resto se o teu salario acompanhar a inflacao...

6437fe7c0cf2c84d7fd1421a

Last edited:
para pagares a mesma % de impostos por exemplo o inicio do escalao dos 37% se somarmos 8% deveria ser actualizado de 25076 para 27082

a taxa media baixou porque o escalao dos 23 baixou para 21 mas não é suficiente para compensar o aumento no resto se o teu salario acompanhar a inflacao...

Vamos lá tentar pôr isto em pratos limpos. Quem fôr aumentado mas continuar no mesmo escalão de IRS vai pagar maior ou menor %?

É possível saber o NIF de alguém tendo o nome completo e a data de nascimento?

A minha mãe quer saber o NIF do meu falecido avô materno mas com a proteção de dados e afins não me parece tarefa fácil...

A minha mãe quer saber o NIF do meu falecido avô materno mas com a proteção de dados e afins não me parece tarefa fácil...

Já colocaste a questão noutro local ...

Quer saber o NIF do pai dela, certo?!?

A avó materna ainda não faleceu ou faleceu recentemente? Se sim, têm acesso às declarações IRS dela?

Já colocaste a questão noutro local ...

Quer saber o NIF do pai dela, certo?!?
Sim, preferi colocar a questão em dois tópicos de assuntos fiscais do que abrir um tópico de propósito :)

Sim, o pai dela. Ambos os pais faleceram no século passado.

Sim, preferi colocar a questão em dois tópicos de assuntos fiscais do que abrir um tópico de propósito :)

Sim, o pai dela. Ambos os pais faleceram no século passado.

Se a tua mãe for cabeça de casal consegue via portal das finanças aceder ao n.º da herança indivisa, e daí com a senha associada a esse n.º consegue nas relações identificar os NIF's dos pais.

Isto partindo do principio que trataram de alguma coisa/escritura de habilitação de herdeiros... na altura do falecimento de ambos.

Ou então, sendo a tua mãe a cabeça de casal, pode simplesmente ir às finanças, identificar-se e dizer o que pretende e terá acesso a tudo isso.

Já alguém leu?

Quer dizer para além dos 250€ normais, que se consegue basicamente com , luz/água/telefone/televisão, etc....

Podemos ir buscar mais 250€ de que maneira 🤔
3cbe0c204e3a02288a8ef78d489717be.jpg

Já alguém leu?

Quer dizer para além dos 250€ normais, que se consegue basicamente com , luz/água/telefone/televisão, etc....

Podemos ir buscar mais 250€ de que maneira 🤔
  • 15% do IVA nas faturas de restauração e hotelaria, cabeleireiros, ginásios, veterinários, reparações de automóveis e motociclos
  • 100% do IVA nas faturas de passes sociais
Mas é bastante mais difícil chegar a 250€ desta dedução

• 15% do IVA nas faturas de restauração e hotelaria, cabeleireiros, ginásios, veterinários, reparações de automóveis e motociclos
  • 100% do IVA nas faturas de passes sociais
Mas é bastante mais difícil chegar a 250€ desta dedução

Diria até impossível.
Para chegar aos 250 euros significa que uma pessoa tem tanto dinheiro que esses 250 euros de deducao de IRS nem se aplica visto ter direito a.... ZERO DEDUÇÕES

[:D][:D]

Last edited:
Diria até impossível.
Para chegar aos 250 euros significa que uma pessoa tem tanto dinheiro que esses 250 euros de deducao de IRS nem se aplica visto ter direito a.... ZERO DEDUÇÕES

O último escalão tem um limite global de 1000€ em deduções, não de zero. :)

E também, pode-se ter muitas despesas, e muito capital, sem ter atualmente muitos rendimentos (só estes últimos limitam as deduções).

São necessários 8 mil euros anuais de gastos em restaurantes/hotéis

Com apenas IVA a 23%, seriam necessários 9 mil: (9000 - (9000 / 1,23)) x 15% = 252,44
Com apenas IVA a 13%, seriam necessários 15 mil: (15000 - (15000 / 1,13)) x 15% = 258,85
Nas despesas com veterinário, considera-se 35% do IVA
Nos passes sociais e assinaturas de jornais/revistas, considera-se 100% do IVA

Vamos assumir a média, 12 mil. 1000 euros médios mensais em despesas de restauração e hotelaria, cabeleireiros, ginásios, veterinários, reparações de automóveis e motociclos, passes sociais e assinaturas de jornais/revistas.

Alguns agregados familiares são capazes de lá chegar. Como parece ser o caso da família "Contas Poupança".

Atenção que neste caso os 250€ são também o limite do agregado. Não é 500€ por casal como nas despesas gerais familiares.

Last edited:
Back