Tópico do IRS

Deixa ver se percebo a discussão..
Quem opta por aceitar as despesas já introduzidas na AT,não precisa de anexo H,mas está a ser prejudicado relativamente ao ano anterior. É isso?
Eu simulei hoje e diz que recebo menos 75% que o ano passado!
Com duas filhas pequenas,é estranho!
Alguma dica para perceber o motivo?
Nota: auferi mais em 2016 que em 2015..

Eu introduzi o anexo H, apenas acrescentei informação referente a rendas, não foi necessário colocar valores.

Coloquei o nif do meu descendente, embora não tenha preenchido nada "manualmente" e nunca me pediu a senha dele.

Cump.

Eu acho que ainda não me fiz entender. Com um filho nascido no fim do ano, as despesas que fiz com ele entraram com o meu NIF.
O que quero saber não é para deduzir as despesas mas sim para fins de coeficiente ou valor geral a receber. é como num contrato de trabalho, o IRS retido é diferente se tivermos um ou dois filhos ou nenhum. A questão é: as finanças sabem para fins de IRS que tenho dois filhos mesmo se um deles não teve despesas em nome dele nem tem NIF?

P.s: Aquilo que se faz no hospital é regista-lo para ter depois ter nº de segurança social, não com o NIF (pelo menos no de braga é assim)
Vais às Finanças e trazes o NIF do filho na hora. Deste modo já o podes incluir na informação inicial da modelo 3.

Bom dia,
Alguém me sabe informar se, apesar de ter submetido sempre a declaração de IRS conjunta, se este ano posso meter separadamente, caso seja mais vantajoso para nós?

Obg!

Bom dia,
Alguém me sabe informar se, apesar de ter submetido sempre a declaração de IRS conjunta, se este ano posso meter separadamente, caso seja mais vantajoso para nós?

Obg!

entreguei ontem o irs e escolhi a opção de aceitar aquilo transmitido às finanças, ou seja não coloquei nenhuma despesa manualmente no anexo dos benefícios fiscais

mas fiquei com medo de que a simulação esteja errada

Bom dia,

Obg!

se um de vós tiver um salário mais baixo poderá ser mais vantajoso ser em conjunto, é que quem ganha mais fica com taxa menor

Tu disseste que eu não meti o H porque não quis...mas falas sem saber pq o Automatico não da para anexar nada...e da-t logo o comprovativo.

Mas ai é que esta a questão... Os valores não me davam igual... Em manual sem h dava mais do que com h, Entendes? Se meter as despesas sou bué prejudicado e não entendo porque. Quando devia ser ao contrario. Com h devemos receber mais

Acabei por.meter o automático... Que era mt melhor.

ja percebi o meu erro.
Quando se anexa o H, temos dizer que NAO se quer as despesas anexadas. se dizer que sim, entra tudo o que sao gastos...! Logo o erro era meu...! Assim ja os valores batem certos.

Obrigada Altar pela ajuda.

Temos salários idênticos, mas na conversa com os colegas de trabalho disseram que se metemos sp em conjunto, não podemos meter separado este ano, mesmo que fosse mais vantajoso, por isso a minha questão.
Obg!

Vai ser isso mesmo que vou fazer, pelo sim pelo não. Sei lá se as finanças assumem que tenho dois filhos ou não. Mas estava a pensar em tirar já o cartão de cidadão que também lhe dão um NIF na hora (julgo eu)

Assim é certo que na declaração vão dois descendentes

Se fores tratar do cartão do cidadão deverão atribuir NIF na hora tb (na guia que trazes), pois o CC traz os numero de beneficiário da SS, o nif e o nº utente do SNS

Eu acho que ainda não me fiz entender. Com um filho nascido no fim do ano, as despesas que fiz com ele entraram com o meu NIF.
O que quero saber não é para deduzir as despesas mas sim para fins de coeficiente ou valor geral a receber. é como num contrato de trabalho, o IRS retido é diferente se tivermos um ou dois filhos ou nenhum. A questão é: as finanças sabem para fins de IRS que tenho dois filhos mesmo se um deles não teve despesas em nome dele nem tem NIF?

P.s: Aquilo que se faz no hospital é regista-lo para ter depois ter nº de segurança social, não com o NIF (pelo menos no de braga é assim)
Sendo assim despesas do teu filho que estão com o teu NIF não são problema.
Resta a situação da dedução "familiar", que é automática e depende apenas de colocares o NIF do teu filho no rosto do Modelo 3, portanto tens que ter o cartão do cidadão.

Obrigada Altar pela ajuda.

Temos salários idênticos, mas na conversa com os colegas de trabalho disseram que se metemos sp em conjunto, não podemos meter separado este ano, mesmo que fosse mais vantajoso, por isso a minha questão.
Obg!
Não é assim tão simples... mete umas tretas de enquadramentos e coisas assim.
A maneira simples de abordar o assunto é fazer as 3 declarações (juntos e as duas declarações separadas) e ver qual situação é mais benéfica (fazer assim é muito mais simples que fazer uma análise do assunto).
Para enquadramentos normais o mais benéfico quase sempre é conjunto.
Actualmente as opções são anuais.

Sendo assim despesas do teu filho que estão com o teu NIF não são problema.
Resta a situação da dedução "familiar", que é automática e depende apenas de colocares o NIF do teu filho no rosto do Modelo 3, portanto tens que ter o cartão do cidadão.

Não é assim tão simples... mete umas tretas de enquadramentos e coisas assim.
A maneira simples de abordar o assunto é fazer as 3 declarações (juntos e as duas declarações separadas) e ver qual situação é mais benéfica (fazer assim é muito mais simples que fazer uma análise do assunto).
Para enquadramentos normais o mais benéfico quase sempre é conjunto.
Actualmente as opções são anuais.

Boas,
Sim, irei fazer a simulação para as 2 situações (em conjunto e separadamente), mas a minha dúvida era se realmente poderia meter em separado (caso a simulação mostre ser mais vantajoso) dado termos sempre metido em conjunto.

Obrigada pelas ajudas.

Bom dia Gente!! DInheirinho na contaaaaaaa!!!

Eu e a minha namorada também já recebemos hoje de manhã.. Eu entreguei a 1 e ela a 30... A coisa engraçada é que recebi à pouco do carteiro carta registada dela (tomamos pequeno almoço na mesma pastelaria).. 50€ de coima por entrega fora do prazo.. Prepare-se quem entregou dia 30 e 31...

Tenho imensos colegas que o ano passado meteram alto e apanharam efectivamente multa.. Se tem lógica? Não! Se está fora do prazo e quando assim é a lei diz que dá lugar a multa? Sim está! E se tenho uma na mão é porque se vai receber multas

Sim foi comigo.. Mas depois de ligar pra AT parece que é relativa ao ano passado...

Recebi cerca de 3.2K.. Essencialmente despesas de saude (arranjei de bater nos 1000€ de isenção) e durante o ano subi 3x de escalão, logo descontei muito mais IRS do que deveria-- Isto no meu caso

Enviado a 31, validação à coisa de 30m e não, não foi automático..

Tu é validações em tempo recorde, rembolsos em tempo recorde, multas fantasma.

O teu NIF deve constar de uma qualquer lista Gold [:)]

Tu é validações em tempo recorde, rembolsos em tempo recorde, multas fantasma.

O teu NIF deve constar de uma qualquer lista Gold [:)]

Estou na gold mas só fico contente quando estiver na diamond, uma vez que o ano passado ainda houve gente a receber o reembolso mais rápido que eu =/ Este ano só por ter a declaração inserida no lote I2 e já ter sido validada é ter serviço premium? Uau, nem quero imaginar o teu humor quando alguém teu conhecido/família compra um bmw

Boa tarde,

Tenho a seguinte dúvida, faço IRS em conjunto com a minha esposa e com 3 dependentes, apenas tenho rendimentos de categoria A, no entanto ela apesar de não ter rendimentos categoria A, passou um acto isolado de 1050€, este tem que ser declarado? Sei que está isento de impostos porque tem a ver com ensino e tempos livres, encontrei tb algo que diz que os actos isolados inferiores a 1600e qq coisa euros não precisam de ser declarados, alguém sabe? Obrigado.

Back