Tópico do IRS

Vamos lá ao arroz outra vez.

Se fores a um concerto, há medidas tomadas para que ninguém aceda ao recinto antes da hora prevista....logo aqui é semelhante, se a autoridade tributária disponibiliza o acesso à aplicação, teria de emitir um alerta quanto à penalização, coisa que não existe, ou permitir apenas a submissão da declaração a partir das 00:00 horas do dia 1!

Uma autoridade não pode ficar calada a ver-te infringir, tem o dever moral de ao verificar que estás em risco de infringir, preventivamente agir!

Nas auto-estradas tens algum sistema que limite automaticamente o teu carro a 120?

Neste caso há um Prazo, que é dia 1, e o sistema dá a 31, ou a 29, ou a 20. Tanto faz, está fora do prazo legal que foi apresentado.

Imagina então o seguinte. Deixas passar o prazo. Como é, já não fazes?? Não, o sistema vai-te deixar fazer na mesma e depois és multado. [;)]

A azul: E não emitiu?
Está previsto os prazos e as penalizações de entregas fora do prazo... Não é definido se a entrega fora do prazo é só após...

Vamos lá ao arroz outra vez.

Se fores a um concerto, há medidas tomadas para que ninguém aceda ao recinto antes da hora prevista....logo aqui é semelhante, se a autoridade tributária disponibiliza o acesso à aplicação, teria de emitir um alerta quanto à penalização, coisa que não existe, ou permitir apenas a submissão da declaração a partir das 00:00 horas do dia 1!

Uma autoridade não pode ficar calada a ver-te infringir, tem o dever moral de ao verificar que estás em risco de infringir, preventivamente agir!

De novo, prefiro batatas.

O sistema sabe automáticamente número de filhos?
Nos dependentes adiciono um filho que tem nº de contribuinte, mas tenho outro que ainda não tem NIF.

não tem Cartão Cidadão?

vais sair pr€judicado se não o meteres no IRS, 600€ salvo erro

O sistema sabe automáticamente número de filhos?
Nos dependentes adiciono um filho que tem nº de contribuinte, mas tenho outro que ainda não tem NIF.

Last edited:
Nas auto-estradas tens algum sistema que limite automaticamente o teu carro a 120?

Neste caso há um Prazo, que é dia 1, e o sistema dá a 31, ou a 29, ou a 20. Tanto faz, está fora do prazo legal que foi apresentado.

Imagina então o seguinte. Deixas passar o prazo. Como é, já não fazes?? Não, o sistema vai-te deixar fazer na mesma e depois és multado. [;)]

A azul: E não emitiu?
Está previsto os prazos e as penalizações de entregas fora do prazo... Não é definido se a entrega fora do prazo é só após...

Mas isso das auto-estrada está fora do controlo das autoridades, até pq são infra-estruturas geridas por entidades terceiras!

A aplicação de recolha da declaração de IRS, é gerida pela AT e é de sua responsabilidade, daí que seria imoral disponibilizarem a aplicação uns dias antes, e depois aplicarem uma penalização.

E esta situação nada tem de semelhante com a entrega após o prazo, uma vez que após o prazo, e só após, o sujeito passivo está em falta por não comunicar atempadamente os seus rendimentos e deduções à AT, e a intenção da penalização prevista na lei, é essa, não se limita aos prazos per si!

Não é pelas despesas que essas foram no meu nome, é pelo coeficiente que me preocupa. Para calculo é diferente ter 2 ou 1 filho não é?

Não é pelas despesas que essas foram no meu nome, é pelo coeficiente que me preocupa. Para calculo é diferente ter 2 ou 1 filho não é?

Creio q sim.

Mas alguém já confirma, pq creio só poderes incluir o dependente caso tenha NIF.

Das primeiras coisas que se fazem aos recém-nascidos é ir tirar CCidadão.
Ficam registados em tudo o que relevante (Seg. Social, Finanças...tudo)

A minha filha ao final do primeiro mês tirei Cartão de Cidadão
Depois pedi senha das Finanças para ela.
No ano seguinte no IRS já podia inserir tudo direitinho

Os dependentes têm de ter senha do site das Finanças.

Tá tudo aqui https://www.economias.pt/como-pedir-senha-das-financas-para-os-filhos/

Eu acho que tratei de tudo no hospital há 3 anos, mas posso estar equivocado...

Já percebi porque não entram as despesas dos dependentes. Depois de introduzir as linhas com os NIF dos dependentes onde é que se mete a password de cada um para irem importar as despesas ao efatura? (penso que deve ser isto, pois só com o NIF não está a ir buscar nada).

Já percebi porque não entram as despesas dos dependentes. Depois de introduzir as linhas com os NIF dos dependentes onde é que se mete a password de cada um para irem importar as despesas ao efatura? (penso que deve ser isto, pois só com o NIF não está a ir buscar nada).

No Anexo H, quadro 6C (se não me engano) escolhes Sim, e ele vai pedir a pass.

Aí, tens as despesas "do teu lado"...

Se bem me lembro, quando submeteres o IRS na fase final já, ele vai pedir a tua pass, mais a da tua esposa e dos teus dependentes

não, não pede as pass dos dependentes para submeter normalmente

a única vez que me pediu as pass dos dependentes foi quando fiz aquela verificação de não aceitar os valores deles e querer ir buscar para conferir, aí sim, pediu as pass todas

não, não pede as pass dos dependentes

Tenho a certeza que pede. Eu tive de a inserir uma vez e creio que foi já no final após clicar em SUBMETER
Sei porque tive de ir à procura do papel da pass da minha filhota

Se nunca pediram senha das Finanças mas o dependente tem NIF creio que aí é que talvez não peça password

EDIT:

a única vez que me pediu as pass dos dependentes foi quando fiz aquela verificação de não aceitar os valores deles e querer ir buscar para conferir, aí sim, pediu as pass todas

Isso mesmo![;)]

Last edited:
agora colocaste-me na dúvida, aguardemos mais testemunhos,

eu tenho os dependentes com a mesma pass que eu (e que a esposa já agora) e posso ter introduzido assim de modo meio automático e não me recordar, até a tinha em copy paste porque estive a fazer comparações e estava farto de a meter

edit: os meus dependentes tem NIF e pass e ainda agora refiz o processo e tenho 99.5% de certeza que não meti as pass deles

no passo final, mesmo a submeter, aparece um quadro a pedir a minha pass, a da esposa, e uma cena abaixo Entrega por CC o que quer isso seja

(mas não mexi em nenhum dos dados que automáticamente a AT já tem)

Last edited:
Back