Pessoal, estou com uma dúvida.
Estava a ajudar um familiar a fazer o IRS, mas esse familiar tem um apartamento com um irmão que está alugado.
Tudo certinho e com os recibos passados on-line todos os meses.
Os valores aparecem já descritos na declaração.
Simulei de deu um certo valor a pagar,
Mas depois lembrei-me que os valores declarados são a 50% já que o apartamento está no nome dos dois irmãos.
Fui ao anexo, mudei os valores para 50%.
Simulei e dá exactamente o mesmo valor a pagar... Não entendo porquê.
Há duas coisas
Primeiro, provavelmente os recibos estão mal passados ou o contrato está mal inserido e os recibos estão mal passados (por isso é que a totalidade do valor foi puxado para um deles).
Vê como os recibos são passados.
Tipo, contitularidade "normal" o contrato deve estar em nome dos dois (como locadores), e o recibo deve conter o nome dos dois num campo a meio do recibo, que aparece na consulta do recibo pelo senhorio, não aparece na impressão (nem do senhorio nem do inquilino) nem é visível ao inquilino.
Outro exemplo, heranças indivisas, devem ter o contrato registado na herança, o recibo deve ser emitido pela herança e deve ter os herdeiros identificados num campo a meio do recibo, que aparece na consulta do recibo pelo senhorio, não aparece na impressão (nem do senhorio nem do inquilino) nem é visível ao inquilino.
Segundo, os valores não variarem entre a renda a 100% e a renda a 50%, vê o resultado (rendas, menos despesas), se for zero ou negativo está correcto, se não for este o caso vê também as retenções na fonte e os pagamentos por conta, tipo, se o valor destas duas parcelas for igual ao valor a receber está correcto (o melhor resultado possível numa liquidação é o imposto ser zero, e por consequência todo o dinheiro retido e todos os pagamentos por conta serão devolvidos).
Bem,comigo arrisquei e mantive a tributação dos Rendimentos da Categoria B como se da B se tratasse em vez da A,pois o simulador continua a dar valores mais baixos perante esta situação.
Se houver erros e vier a pagar IRS não pagarei nada,rigorosamente nada,pagarei somente o que o simulador me deu e mais nada,o erro está da parte deles eles que assumam.
Espero que mantenhas isto quando vires a nota de cobrança (quase sempre o simulador dá valores piores que a nota de cobrança normal).
Além disto o simulador não tem nenhum valor oficial (o simulador não pode por exemplo saber se é o teu primeiro ou segundo ano de actividade para aplicar a respectiva redução, não sabe se o teu cae está correcto, não sabe se passaste o recibo verde correctamente, etc...).
Vinha aqui com algumas duvidas mas ja consegui tirar a duvidas a algumas
Fiz download da app do site das financas, eu e a minha maria moramos juntos e ela ja tem a morada igual a uns 2 anos, o ano passado fiz como uniao de facto, e pus um dependente, correu tudo ok e deu em conjunto cerca de 500€.
Este ano fiz a simulacao e deu me um valor muito superior ao que costumo ter. Costumo usar o preenchimento automatico, e basicamente nao tenho despesas declaradas, é so os descontos do trabalho, e as despesas com contribuinte (creche, telemoveis e algumas compras, que foi tudo validado no inicio do ano)
É motivos para preocupação ou é normal? Tambem estava ca a pensar, o ano passado entreguei do ano fiscal de 2015, e de despesas com o bebe foi menor do que o ano de 2016, podera ser tambem disso?
Normal, as deduções relativas à família foram muito alteradas.
Mas entra em
http://irs.portaldasfinanças.gov.pt e consulta as tuas despesas (do lado esquerdo, "Consultar despesas p/dedução à colecta") e confere se está lá tudo (houve um problema com os imóveis em alguns contribuintes que não sei se estão resolvidos).