Tópico do IRS

Boa noite

uma ajuda sff ....

os meus sogros receberam a notificação para pagar o IRS só que vou jurar que quando coloquei o IRS ele tinha dado na simulação que iam receber ....

é possível ainda alterar a declaração ?

na pesquisa que fiz li que será possível alterar e que só dá multa se a alteração resultar favoravelmente ás finanças

ora como neste caso seria ao contrário acho que multa não pagavam ...

estive a rever a declaração e não aparece o anexo H com as despesas de saúde, então mas as despesas de saúde (como as outras incluídas no e-factura) não entravam directamente nas contas ???

outra coisa não estou a conseguir entrar no site das finanças para fazer a alteração ...

tento com o Edge, google e Firefox e nada [8b][8b][8b][8b]

Uma duvida

Isto quer dizer que o irs automatico teve algum tipo de erro? Inseri ontem...

IRS Automático

Por não reunir todas as condições previstas para ser abrangido pela Declaração Automática de Rendimentos, deve proceder à entrega de uma declaração de IRS, modelo 3, nos termos gerais. (+ info)

Ou, caso já tenha procedido à entrega de uma declaração de IRS, modelo 3, já não é possível aceder ao IRS automático.

Ou será que por já ter inserido, não posso aceder?

Last edited:
obrigado a todos que ajudaram

engraçado que os meus sogros mesmo com cerca de 2.500€ em despesas de saúde mesmo assim vão ter que pagar cerca de 90€ de IRS ... declararam pouco mais de 11.000€ de rendimentos

Uma duvida

Isto quer dizer que o irs automatico teve algum tipo de erro? Inseri ontem...

IRS Automático

Por não reunir todas as condições previstas para ser abrangido pela Declaração Automática de Rendimentos, deve proceder à entrega de uma declaração de IRS, modelo 3, nos termos gerais. (+ info)

Ou, caso já tenha procedido à entrega de uma declaração de IRS, modelo 3, já não é possível aceder ao IRS automático.

Ou será que por já ter inserido, não posso aceder?

Se já acedeste e enviaste, claramente que não consegues aceder novamente.
Qualquer alteração a realizar, terá que ser feita agora da forma não-automática.

Muito obrigado desde já pela sua resposta. :)

Qual é o anexo SS? E preencho com que informação? Como independente não tive qualquer desconto para a SS. Só como dependente (um valor relativamente considerável).

Antecipadamente muito grato.[kiss]

Tal como diz quem sabe: [;)]
Mesmo que esteja isento do pagamento de contribuições para a Segurança Social referentes ao trabalho independente (se já as paga enquanto trabalhador dependente), aconselhamos a entrega do anexo SS juntamente com a declaração de IRS, só pelo facto de ter atividade aberta. Indique os rendimentos de trabalho independente obtidos em 2016, ainda que o valor seja zero. Atenção: se entregar o IRS pela internet e não adicionar este anexo à declaração, o programa não detetará o erro e não receberá qualquer alerta nesse sentido.

Muito obrigado desde já pela sua resposta. :)

Qual é o anexo SS? E preencho com que informação? Como independente não tive qualquer desconto para a SS. Só como dependente (um valor relativamente considerável).

Antecipadamente muito grato.[kiss]

Preenches da seguinte forma:
Quadro 1: opção 1
Quadro 3: NIF e NISS
Quadro 4: no teu caso deve ser o campo 406
Quadro 6: opção 1 e identificar adquirente

Declaração manual (com anexos J e G)
Submetida a 02/04.
Declaração certa a 17/04. Sem evolução desde 17/04.

obrigado a todos que ajudaram

engraçado que os meus sogros mesmo com cerca de 2.500€ em despesas de saúde mesmo assim vão ter que pagar cerca de 90€ de IRS ... declararam pouco mais de 11.000€ de rendimentos

Porque agora as despesas de saúde só deduzem 15%, o que dá nesse caso 375€. Ou seja, se não fossem as despesas de saúde iriam pagar 465€.

Reembolso recebido ontem... uma ninharia quando comparado com o ano passado. Rendimentos idênticos, gastos idênticos... mas a culpa é minha por me desligar disto. Entrego ao contabilista e ele trata disso.

Reembolso recebido ontem... uma ninharia quando comparado com o ano passado. Rendimentos idênticos, gastos idênticos... mas a culpa é minha por me desligar disto. Entrego ao contabilista e ele trata disso.

:confused: O que é que o contabilista fez de errado para receberes menos?

Back