Tópico do IRS

Há uns anos também era sempre pioneiro, depois passei a entregar sempre dentro do prazo. Prefiro esperar uns dias mais a arriscar por algo que não vale a pena[;)]

Cump.

Quais rasteiras?
A retenção na fonte que aparece lá é o que uma 3a parte declarou e não o valor que está no portal -> consultar recibos verdes.

É uma vergonha pegada, pois podiam importar este dado pelos recibos verdes electrónicos, mas não.

Tenho a certeza que isto é de propósito para sacar dinheiro aos mais incautos.

Ia pagar 2500€ a mais por causa disto! E ainda andei ali uns tempos às voltas para ver onde estava o gato, pois achava uma enormidade o que a simulação me dava para pagar...

O fulano das finanças disse hoje na SIC que apesar de o sistema já estar disponível e funcionar corretamente, só devemos tentar na próxima semana, ou melhor ainda, daqui a duas. [:D]

Traduzindo para português fica mais ou menos assim:

"Nós temos IRS automático para toda a gente, mas como os nossos servidores são uma m€rda, se alguns de vocês quiserem ser voluntários para não entregar o mais rápido possível, agradecemos imenso."

É parecido com o que acontece quando fazes check-in para um vôo e o sistema pergunta se queres ser voluntário para não ir nesse voo porque há overbooking.

sou solteiro e sem dependentes.
no entanto a minha companheira tem uma filha e estamos juntos mas não "oficialmente" ao olhos da lei digamos.
temos moradas fiscais diferentes.
posso entregar IRS em conjunto com ela mesmo nestas condições se mais vantajoso para ambos ? a morada diferente tem impacto?

sou solteiro e sem dependentes.
no entanto a minha companheira tem uma filha e estamos juntos mas não "oficialmente" ao olhos da lei digamos.
temos moradas fiscais diferentes.
posso entregar IRS em conjunto com ela mesmo nestas condições se mais vantajoso para ambos ? a morada diferente tem impacto?

Tendo morada fiscal diferente julgo que tens que entregar a documentação emitida pela Junta freguesia a atestar a união de facto. Espreita aqui:

https://www.noticiasaominuto.com/ec...-mas-nao-a-morada-fiscal-nao-se-esqueca-disto

Confirmo que existe um erro no valor simulado no IRS automático. Ontem fiz e deu cerca de 800€ a menos do que as contas que tinha no Excel.

Fiz pelo método normal que apenas tinha um diferencial de 30€ para as minhas contas. Vou esperar mais uns dias a ver se o erro é corrigido.

Pois... foi o problema que relatei acima... e ainda persiste.... Se amanhã não estiver OK, vai entrega manual.

Entreguei 3 declarações adiantadas, hoje confirmei as 3 com nova simulação e os valores eram em tudo iguais como no dia em que submeti, portanto deixei ficar. Espero não ser brindado com nenhum problema por me ter antecipado, só me faltava mais essa. Até porque uma das declarações tem lá uma bela soma para pagar [:D]:sh)

[:)][:)][:)]

Eu queria ir confirmar online, mas não dá... talvez logo por volta das 23h...

Pelo que vi, a única diferença foi nas Deduções à coleta (~500€) que fez subir o valor a receber. Deveria ser algo que não estava a ser contabilizado...
Fui agora ver na APP, e já subiu novamente o valor ( menos de 100€).

Vou deixar andar até corrigirem os bugs todos... :D

Eu acho que já uma coisa que vocês têm que entender....

O que aparece no simulador é só indicativo e não interessa para nada além de dar uma estimativa, até porque nem todos os rendimentos são considerados pelo simulador e todos os anos há bugs nos primeiros dias. O apuramento do imposto e feito por outro programa que leva em linha de conta todos os dados e que faz os cruzamentos necessários para a validação.

Por isso, se a simulação está a subir, ou se o simulador está com erros nos primeiros dias, isso não interessa, o que interessa é confirmar se os valores declarados estão certos. O apuramento há-de ser o que a matemática fiscal ditar.

Voltar
Superior