Tópico do IRS

Devem estar a aplicar uma taxa de retenção autónoma a cada parcela (tabela), em vez de utilizar o valor do salário base.

No primeiro exemplo, suponho que a parcela sujeita a 8% está no intervalo 739€-814€ e a parcela sujeita a 15,3% no intervalo 1225€-1321€.

Que não é o que diz no código do IRS, do que li - têm que usar a mesma taxa de retenção.

Relativamente aos 8%, foi aplicada sobre um valor de 334,59€.

Não faz sentido nenhum.

Entretanto estive a olhar para um recibo meu e confirmei que a taxa de retenção do trabalho suplementar não está indicada, mas dividi o valor do desconto pelo valor do rendimento bruto e o resultado é igual à taxa de retenção do vencimento base, como eu te dizia.

Sim. Actualmente é assim.

Que não é o que diz no código do IRS, do que li - têm que usar a mesma taxa de retenção.

Relativamente aos 8%, foi aplicada sobre um valor de 334,59€.

Não faz sentido nenhum.

Realmente não está fácil de entender como te fazem o processamento salarial em relação a horas extra!

Essa parte da lei que mudou à uns 2 anos e faz com que as horas extras sejam taxadas à mesma taxa do salário base, vai fazer com que mensalmente se receba mais liquido do que anteriormente, mas depois no acerto do IRS se recebe menos ou até se pague. E quantas mais horas de fizer, mas penalizador será depois no acerto, porque mais se beneficiou ao longo dos meses.

Um mero exemplo sem caracter de rigor completo porque existem deduções, benefícios fiscais, etc, e cada caso de IRS pessoal é um caso particular e tem as suas especificidades: Mas se por exemplo ao longo do ano se ganhou 30K brutos e se devia reter para esse montante 6700€ de IRS, mas se acabou por reter apenas 6000€, eles no acerto não perdoam e vão buscar depois os 700€ que ficaram em falta...

Essa parte da lei que mudou à uns 2 anos e faz com que as horas extras sejam taxadas à mesma taxa do salário base, vai fazer com que mensalmente se receba mais liquido do que anteriormente, mas depois no acerto do IRS se recebe menos ou até se pague. E quantas mais horas de fizer, mas penalizador será depois no acerto, porque mais se beneficiou ao longo dos meses.

Outro exemplo quem tem de base o salário mínimo (ou pouco mais) não faz qualquer retenção sobre o salário. Se fizer bastante em horas extraordinárias, depois vai-lhe "doer".

Bom dia Malta

Uma ajudazinha para o IRS deste ano:
Através da corretora XTB (NIF PT 980436613), recebi em 2021 de diversas empresas, dividendos de ações.
Desses dividendos, a XTB reteve na fonte, de 30% nos dividendos de ações de empresas dos EUA, 25% de empresas do Canada, 35% de empresas Portuguesas (GALP) e 19% de empresas Espanholas (EDPR).

Pergunto:
1 - São todos Rendimentos Obtidos no Estrangeiro (Anexo J - Quadro 8 | Rendimento de Capitais) - Código de Rendimento E11?
Se sim:
- Posso somar o TOTAL dos dividendos recebidos e o do imposto retido ou tenho que separar por empresa? Ou por País?
- O País Fonte é sempre o 840 (EUA)?

Thanks[;)]

Última edição:
Este ano, recebi mais 2500€ que o ano anterior. Logicamente, que também descontei mais.
As despesas mantiveram -se +/- iguais.
Estava á espera de receber talvez um pouco mais. Ganhei mais,mas também descontei mais.
Mas não,vou receber -250€ que no ano passado.
De ano para ano perdendo qualquer coisa.
Só de lembrar que cheguei a receber quase 4.000€.

Rendimentos dos dependentes, alguém sabe onde se coloca? Já tentei colocar mas dá-me erro pois só aceita Sujeito Passivo A ou B. Foram só 100 euros mas mesmo assim não sei se dará problemas..

Este ano, recebi mais 2500€ que o ano anterior. Logicamente, que também descontei mais.
As despesas mantiveram -se +/- iguais.
Estava á espera de receber talvez um pouco mais. Ganhei mais,mas também descontei mais.
Mas não,vou receber -250€ que no ano passado.
De ano para ano perdendo qualquer coisa.
Só de lembrar que cheguei a receber quase 4.000€.

Eu vou receber menos 1500€ que no ano passado.

Os meus rendimentos aumentaram apenas ligeiramente, tipo 2000€.

No
Ano passado foram 3800€.

Resumindo, mais valia não ter sido aumentado!

O que interessa não é o que se recebe de devolução da retenção.
É com quanto é que o Costa e o seu gang ficaram. Isso é que é interessante.

A malta esquece-se que descontou menos o ano passado.

Mas o que realmente interessa é o valor líquido que recebe (e respetiva taxa) , o reembolso é apenas um acerto de contas.

Eu não percebo o pessoal que se queixa que recebe menos reembolso que nos anos anteriores. Quem me dera receber 0 de reembolso, significava que durante o ano passado não ficaram com dinheiro a mais que era meu.

Eu não percebo o pessoal que se queixa que recebe menos reembolso que nos anos anteriores. Quem me dera receber 0 de reembolso, significava que durante o ano passado não ficaram com dinheiro a mais que era meu.

Como eu te compreendo, a mim calha-me sempre pagar... E reclamo na mesma...

Estou piurso. Na minha empresa deram um carro com usufruto total e exclusivo.

Agora ao fazer a declaração aparece lá 450 euros para pagar de IRS do carro da empresa.

Fdx, se soubesse que era tanto preferia que me dessem mais 400 euros de salário em vez do carro (que é quanto a minha empresa paga pelo carro à empresa de Leasing).

Se o reembolso é maior ou menor é completamente irrelevante. O que interessa é a taxa média de IRS.

Somem retenção na fonte + pagamentos por conta e abatam o valor do reembolso de IRS. O valor daí resultante deve ser dividido pelo vosso rendimento bruto.
É superior ou inferior ao do ano transato?
Isso é que interessa analisar ...

O resto são questões politicas em que nos baixam a taxa de retenção mensal e depois nada fazem (ou sobem) as taxas anuais e limites de dedução... e o pessoal fica todo contente porque recebe mais uns trocos ao fim do mês...
Depois vai-se a ver e... nada!

Última edição:
Fiz esta tarde o IRS.

Graças ao COVID, a minha esposa fez tantas horas extra (e todos os outros profissionais de saúde...) que agora em Março ainda andam a pagar horas, e ela aumentou o bruto em +-7000€. Resultado, bora lá pagar 1100€ de IRS.

Ainda olhei, e acho que ela reteve cerca de 2200€ "extra", portanto os 7000€ ficam no bolso em cerca de 3800... se dividirmos por 12 dá 316,60€/mês, para fazer 20dias de trabalho seguidos a 12~14h por dia... belo agradecimento...

Sim, porque eu mantive os rendimentos e despesas do ano passado, e o ano passado ainda recebemos ~600€, esta paga advém apenas das horas extra dos profissionais de saúde.

Nada que não esperasse, mas agora que dá para fazer as contas "finais" é que dá pra perceber claramente como os profissionais de saúde foram usados pelo estado...

Fiz esta tarde o IRS.

Graças ao COVID, a minha esposa fez tantas horas extra (e todos os outros profissionais de saúde...) que agora em Março ainda andam a pagar horas, e ela aumentou o bruto em +-7000€. Resultado, bora lá pagar 1100€ de IRS.

Ainda olhei, e acho que ela reteve cerca de 2200€ "extra", portanto os 7000€ ficam no bolso em cerca de 3800... se dividirmos por 12 dá 316,60€/mês, para fazer 20dias de trabalho seguidos a 12~14h por dia... belo agradecimento...

Sim, porque eu mantive os rendimentos e despesas do ano passado, e o ano passado ainda recebemos ~600€, esta paga advém apenas das horas extra dos profissionais de saúde.

Nada que não esperasse, mas agora que dá para fazer as contas "finais" é que dá pra perceber claramente como os profissionais de saúde foram usados pelo estado...

Manda para cá os €7.000,00 que eu pago os impostos adicionais.

Última edição:
As pessoas têm uma memória bem fraca!

Ninguém se recorda do que se pagava de IRS cá em Portugal em 2013-2014... sobre o rendimento do trabalho.!?:confused:

Os valores que estão agora quando comparados com esses de à 8 anos atrás estão um "luxo".

Só para recordar, quando abri este tópico, em 2007, o título era: IRS - Todas as dúvidas (senha de acesso, papeis, etc, etc...)

Deixem lá as opções politicas para outros tópicos!

Voltar
Superior