Tópico do IRS

Só para recordar, quando abri este tópico, em 2007, o título era: IRS - Todas as dúvidas (senha de acesso, papeis, etc, etc...)

Deixem lá as opções politicas para outros tópicos!

Ainda nem por cá andava, talvez fosse lurker mas nem me recordo.

Obque posso relatar é que meti hoje o meu da maria e do puto em mod automático, infelizmente ou felizmente somos assalariados básicos sem rendimentos ou situações extras.

Fiz também o da minha mãe, que todos os anos tenho de optar por manual pois automaticamente aparece sempre juros referentes à casa na aldeia. Mas ela vive numa casa arrendada noutro municipio e compensa muito mais esse valor do arrendamento que não é englobado automaticamente.

Eu costumo anular o campo dos juros de credito e englobo o arrendamento, nem sei se posso meter os dois, nem tão pouco sei se ainda está em vigor a situação da habitação permanente independentemente de ter uma noutro municipio.

Estou piurso. Na minha empresa deram um carro com usufruto total e exclusivo.

Agora ao fazer a declaração aparece lá 450 euros para pagar de IRS do carro da empresa.

Fdx, se soubesse que era tanto preferia que me dessem mais 400 euros de salário em vez do carro (que é quanto a minha empresa paga pelo carro à empresa de Leasing).

Se te dessem 400€ por mês no ordenado, ias pagar IRS e SS sobre esses 400€. No final ficava bem mais caro que esses 450€.
Além disso se com esse carro deixaste de ter carro, estás ainda a poupar em IUC, Seguro e Manutenções.

Se te dessem 400€ por mês no ordenado, ias pagar IRS e SS sobre esses 400€. No final ficava bem mais caro que esses 450€.
Além disso se com esse carro deixaste de ter carro, estás ainda a poupar em IUC, Seguro e Manutenções.

A minha empresa também me dá carro para uso total e exclusivo, contudo não o declara para efeitos fiscais... sei que deveria fazê-lo...mas ainda bem que não! [:D]

Mas só vejo malta a pagar este ano... então, com os tais escalões adicionais e tal, não ser suposto o PS ter sido mais amigo dos contribuintes?

Ou, afinal, piorou?

Mas só vejo malta a pagar este ano... então, com os tais escalões adicionais e tal, não ser suposto o PS ter sido mais amigo dos contribuintes?

Isso é para a entrega do ano que vem, do IRS de 2022.

Na entrega deste ano (IRS de 2021), os resultados são no geral menos favoráveis pois a retenção (durante 2021) foi inferior. Ou seja, se tivéssemos tido a mesma situação em 2020 teríamos adiantado mais imposto mensalmente, logo ao entregar tinhamos um resultado mais simpático. Há quem prefira um bom reembolso anual, pessoalmente preferia não receber (nem pagar) e não me terem retido a mais todos os meses.

Ou, afinal, piorou?

uma das medidas "covid" foi manter as taxas de retenção mensal pelo salário base irrespectivo ao rendimento.

quem tem rendimento por trabalho extra ou suplementar vai levar uma talhada forte no IRS

parece-me que esse é o factor chave a explicar o facto de muita gente ter menores reembolsos e/ou até passar a pagar.

eu andava sempre na linha de água e vou pagar um balúrdio como nunca aconteceu nos 9 anos que estou no mercado de trabalho.

O segredo é que a talhada chega depois das eleições, foi um óptimo timing para terem provocado a crise e conseguido a maioria absoluta, a maioria das pessoas não tem noção que se recebe mais antes vai receber a fatura depois

O segredo é que a talhada chega depois das eleições, foi um óptimo timing para terem provocado a crise e conseguido a maioria absoluta, a maioria das pessoas não tem noção que se recebe mais antes vai receber a fatura depois

nao podes falar de política neste tópico porque isso nada tem a ver com o IRS [:p]

(mas, infelizmente, em Portugal, tem mesmo tudo a ver com o IRS [:D])

eu andava sempre na linha de água e vou pagar um balúrdio como nunca aconteceu nos 9 anos que estou no mercado de trabalho.

quanto é que vais pagar ?

eu andei aqui às voltas nas opções do anexo B, na esperança que alguma opção me desse menos a pagar...

uma taxa de 37%, entrega conjunta como sempre fiz, uma brutalidade

1124 euros

Última edição:
Se eu fizer entrega em conjunto recebo bem menos do que se fizer a entrega em separado.
A mulher recebe o ordenado mínimo.

Não percebo, nos últimos anos tem compensado entregar em conjunto...

Voltar
Superior