Tópico do IRS

Mas só vejo malta a pagar este ano... então, com os tais escalões adicionais e tal, não ser suposto o PS ter sido mais amigo dos contribuintes?

Ou, afinal, piorou?
Fiz simulação vem para eu pagar quando os rendimentos e despesas estão mais menos mesmo patamar ano passado!!
Vou deixar mais uns dias antes de validar pois pode haver erro no simulador ou algo parecido

As pessoas têm uma memória bem fraca!

Ninguém se recorda do que se pagava de IRS cá em Portugal em 2013-2014... sobre o rendimento do trabalho.!?:confused:

Os valores que estão agora quando comparados com esses de à 8 anos atrás estão um "luxo".

Antes da Troika, no início de 2011 um funcionário que recebesse 3000 euros brutos de salário, pagava 705 euros mensais em IRS.
Volvidos 11 anos, no início de 2022 um funcionário que recebesse 3000 euros brutos de salário, paga 810 euros mensais em IRS.

A taxa de inflação nesses 11 anos é de 12%.
O IRS a pagar aumentou 15%

Esse erro não deve ser a favor do contribuinte, as vezes chego a pensar ser propositado para sacar uns milhões dos mais apressados descautelados

O processamento da declaração é completamente independente do resultado do simulador. Eventuais erros no simulador (que não deviam existir) não colocam em risco a correta liquidação, "apenas" criam espetativas que vêm a ser frustradas.

Deixo mais dois exemplos, ambos absurdos. Os dois referentes ao ano passado, 2021

20220402-205509.jpg

Screenshot-20220402-205416-Drive.jpg

Assim fica fácil não prever o que vai acontecer

Enviado do meu SM-G950F através do Tapatalk
Se reparares bem no recibo as taxas de IRS são calculadas em meses diferentes (a primeira foto tens IRS sobre o mês 02 fevereiro de 8% nesse mês 02 tens IRS sobre o trabalho suplementar e depois tens 15.3% do mês 03 Março. (A taxa deve variar porque deve deves receber mais por ter mais horário noturno ou mais hora e faz subir de escalã)
Isso acontece porque devem fechar a folha a meio do mês (a mim parece ser a dia 21) por isso por norma em todos os recibos aparece sempre mais que uma linha de taxa de IRS e segurança social, porque estão a taxar o mês corrente e uns dias/horas do mês anterior.

Antes da Troika, no início de 2011 um funcionário que recebesse 3000 euros brutos de salário, pagava 705 euros mensais em IRS.
Volvidos 11 anos, no início de 2022 um funcionário que recebesse 3000 euros brutos de salário, paga 810 euros mensais em IRS.

A taxa de inflação nesses 11 anos é de 12%.
O IRS a pagar aumentou 15%

E em 2014 quanto é que pagava de IRS com a sobretaxa incluida?

É chocante como isso pode sequer ser considerado normal... [8b][8b][8b]

Sim... Não entendo como é que todos os anos é a mesma coisa. Quando na maior parte das vezes algum valor pode mudar, mas a fórmula de cálculo não...

Esse erro não deve ser a favor do contribuinte, as vezes chego a pensar ser propositado para sacar uns milhões dos mais apressados descautelados

Não há como sacar mais dinheiro. O que pode acontecer é dizer que vais receber 1000€ e depois afinal a conta estava mal e recebes 700€. Mas na realidade não te sacam nada a mais, a conta final será a correcta.

Mais anormal é quando de um ano para o outro as alterações são mínimas ou inexistentes. E há erros consideráveis em muitos casos.

Sim, isso mesmo não entendo como é que há tantos erros de ano para ano.

Dá, não dá apra meter automático e tens que meter o anexo H com os valores corrigidos. (vale a pena fazer isso se interferir com o valor a receber ou pagar, senão deixar estar como está)

Vi Agora que vai o máximo até 502€ dedutíveis.. Não vale a pena estar a dar ao trabalho porque ia ficar igual.

E em 2014 quanto é que pagava de IRS com a sobretaxa incluida?

O que eu estava a dizer no meu post é que ainda não conseguimos meter o IRS ao nível do pré-troika, mesmo ajustando com a inflação.
E é algo que não faz sentido, visto que já tivémos bons crescimentos económicos e superavites recentemente.

O que eu estava a dizer no meu post é que ainda não conseguimos meter o IRS ao nível do pré-troika, mesmo ajustando com a inflação.
E é algo que não faz sentido, visto que já tivémos bons crescimentos económicos e superavites recentemente.

Está bem...a taxa de IRS tem vindo a descer nestes últimos anos...mas acredito perfeitamente que não deverá chegar ao nível pré-troka, infelizmente.
Mas mete aí sff o valor do IRS de 2014 com sobretaxa para o individuo dos 3000€ e quanto subiu em % em relação a 2011. Só para ilucidar os mais esquecidos de como isto já esteve em termos de IRS. [;)]

Última edição:
Está tudo em brasa para receber o reembolso... [:D]

Ainda hoje é dia 4 e sinceramente gostava que o portal das finanças apresentasse um quadradinho para ver quantas declarações já foram submetidas... Vou esperar até final da semana a ver se corrigem algum bug e me aumentam o reembolso [:)][:)]

Por aqui tb vou receber 60% a menos (comparativamente ao reembolso de 2021).

Motivos:

- A Patroa duplicou os rendimentos;
- Optei por não reforçar o PPR;

Contudo para o ano com o nascimento da pequena, já fiz aqui um excel, vou bater o recorde no que toca a reembolso a que me dizem respeito! [:D]

Está tudo em brasa para receber o reembolso... [:D]

Ainda hoje é dia 4 e sinceramente gostava que o portal das finanças apresentasse um quadradinho para ver quantas declarações já foram submetidas... Vou esperar até final da semana a ver se corrigem algum bug e me aumentam o reembolso [:)][:)]

Por aqui tb vou receber 60% a menos (comparativamente ao reembolso de 2021).

Motivos:

- A Patroa duplicou os rendimentos;
- Optei por não reforçar o PPR;

Contudo para o ano com o nascimento da pequena, já fiz aqui um excel, vou bater o recorde no que toca a reembolso a que me dizem respeito! [:D]

https://eco.sapo.pt/2022/04/04/ja-f...es-de-irs-numero-quase-duplicou-em-tres-dias/

Voltar
Superior