Tópico do IRS

O nosso IRS é demasiado complexo, mas nos países por onde passei (UK e Alemanha) não é melhor. Aliás, na Alemanha ainda é mais confuso e o processo está menos automatizado que cá.

Tenho uma questão em relação á declaração de dividendos de ações (anexo J uma vez que uso a DeGiro):

No quadro 8 escolho a opçao E11 (Dividendos ou lucros – sem retenção em Portugal) uma vez que o imposto foi retido no estrangeiro e como tal julgava que no "Pais Fonte" teria de colocar os Paises Baixos (sede da DeGiro), no entanto pelo que tenho lido na net no "Pais Fonte" deve-se colocar o pais de origem da empresa que pagou os dividendos das ações... ora neste caso são ações de empresas portuguesas com sede em Portugal, mas na lista de paises não me aparece Portugal...

Algo não bate certo, podem ajudar?

Obrigado

O nosso IRS é demasiado complexo, mas nos países por onde passei (UK e Alemanha) não é melhor. Aliás, na Alemanha ainda é mais confuso e o processo está menos automatizado que cá.

Da minha experiência no UK até é bem mais simples (nunca tive de fazer o IRS lá), mas conheço pior (Suíça), e muuuuuuito pior (USA)

Olha no meu caso, que nem permite fazer simulações nenhumas, é submeter não sei quantos anexos... e hope for the best... e depois lá me avisam quanto é preciso pagar.

Não conheço o caso, mas podes fazer simulações sem anexo J.

Fazes a simulação do J no Anexo E e em princípio dá o mesmo o valor.

Já agora para quem tem dividendos portugueses em que só se declara 50% do valor, o ficheiro do IRS não está a funcionar para esses casos.

Tenho uma questão em relação á declaração de dividendos de ações (anexo J uma vez que uso a DeGiro):

No quadro 8 escolho a opçao E11 (Dividendos ou lucros – sem retenção em Portugal) uma vez que o imposto foi retido no estrangeiro e como tal julgava que no "Pais Fonte" teria de colocar os Paises Baixos (sede da DeGiro), no entanto pelo que tenho lido na net no "Pais Fonte" deve-se colocar o pais de origem da empresa que pagou os dividendos das ações... ora neste caso são ações de empresas portuguesas com sede em Portugal, mas na lista de paises não me aparece Portugal...

Obrigado

Também tenho dúvidas nesse campo, mas muda para retenção em Portugal(E10?), visto que foi a empresa portuguesa a fazer a retenção.

E já agora declara-se 50% do valor bruto do dividendo.

Eu simulo sempre antes dos anexos, e depois é que é "logo se vê"... :sh)

Também simulo sempre antes do anexo J, que preencho no fim. E dá para simular os rendimentos do J nos restantes anexos. Por exemplo, juros bancários no anexo E.

Anexo E se forem rendimentos de capitais (ex: juros, dividendos), G se forem mais-valias (ex: venda de ações, fundos, obrigações), etc. O anexo J leva "de tudo", desde que proveniente do estrangeiro.

Estou aqui a ajudar a tratar de uns irs e este parece estranho:
Rendimentos e Retenções​
Rendimentos
Trabalho dependente
9 635,10 €
-
Imposto Retido
Trabalho dependente
128,00 €
-
1 titular, tem a pagar 35 euros em conjunto com a esposa sem filhos... Praticamente ganhou o ordenado mínimo meio ano e tem de pagar? Será erro?

Rendimentos e Retenções​
Rendimentos
Trabalho dependente
9 635,10 €
-
Imposto Retido
Trabalho dependente
128,00 €
-
1 titular, tem a pagar 35 euros em conjunto com a esposa sem filhos... Praticamente ganhou o ordenado mínimo meio ano e tem de pagar? Será erro?

O mínimo de existência em 2021 foram 9310€. Valores acima podem sempre ter imposto a pagar.

Só com esses valores, não posso dizer mais.

Rendimentos e Retenções​
Rendimentos
Trabalho dependente
9 635,10 €
-
Imposto Retido
Trabalho dependente
128,00 €
-

Acho que sim, é ordenado de rico, só tem de pagar e não piar.:sh)

Que valor pode ajudar a analisar?

É preciso (idealmente) toda a informação.

Em todo o caso estão a pagar apenas 163 euros de imposto. Na taxa mínima de 14,5% = 1.124,14 euros de matéria colectável.

Ou seja, não estão a pagar nada sobre os "primeiros" 8.185€

Não conheço o caso, mas podes fazer simulações sem anexo J.

Já agora para quem tem dividendos portugueses em que só se declara 50% do valor, o ficheiro do IRS não está a funcionar para esses casos.

Os portugueses só se declara 50% e os outros 100%???

Também tenho dúvidas nesse campo, mas muda para retenção em Portugal(E10?), visto que foi a empresa portuguesa a fazer a retenção.

E já agora declara-se 50% do valor bruto do dividendo.

A empresa que fez a retençao foi a degiro que tem sede nos Paises Baixos... 35% de retenção, logo penso que nao pode ser E10

Obrigado

Alguem?

Back