Tópico do IRS

a taxa média não tem descido coisa nenhuma

a única coisa que se ganhou face a 2014 foi o fim da sobretaxa. A de solidariedade ainda está lá.

é um escândalo tendo em conta os anos que se viveram

mas são escolhas políticas.

e o eleitorado ainda agora validou e bem essa opção

agora não chora.

a única discussão este ano é que muita gente foi apanhada na curva com as falsas e baixas taxas de retenção em 2021

que sabemos bem que foram eleitoralistas

e, novamente, são escolhas e opções mais que validadas pela maioria dos portugueses.

de resto tudo isto (IRS) é a palhaçada do costume onde um imposto de rendimento é usado frequentemente como arma eleitoral para beneficiar os incumbentes.

em qualquer sítio civilizado trabalhadores por conta de outrem ou sem actividade liberal não têm que entregar ou receber nada das finanças no ano seguinte, é tudo automatizado e as retenções automaticamente ajustadas mensalmente, não há cá "fazer o IRS".

Mas aqui gostamos deste teatro.

e validamos piruetas nesse teatro

até porque vivemos no primarismo de achar que pagamos pouco ou muito IRS consoante recebemos ou pagamos no ajuste de contas

que é só burro.

mas muito sintomático da iliteracia financeira e matemática da população

e que muito é conveniente aos políticos

Trabalha lá 14h/dia durante 20 ou mais dias seguidos e depois diz, que eu mando.

Lá não que não sou da área da saúde, mas tenho na família e relações próxima quem seja, por isso nada de novo.

Mas há outros locais onde também se trabalha essas horas durante dias seguidos, algumas vezes sem que se receba mais um tusto...

Mas parece-me que me entendeste mal. Se trabalhou a mais, acho muito bem que receba a mais. Quanto aos impostos a pagar, isso é outra questão decorrente do nosso (e não só) sistema fiscal.

Se me perguntas se acho que as horas extras deveriam ser menos tributadas, eu respondo-te claramente que não. Se não havia pessoal que só trabalhava nas horas extras ...

A situação que ocorreu nestes 2 últimos anos foi de exceção e não previsível nos anos anteriores.

Se foi justo? Não. Mas por vezes a vida tem injustiças. Há que seguir em frente

a única coisa que se ganhou face a 2014 foi o fim da sobretaxa. A de solidariedade ainda está lá.

agora não chora.

a única discussão este ano é que muita gente foi apanhada na curva com as falsas e baixas taxas de retenção em 2021

e, novamente, são escolhas e opções mais que validadas pela maioria dos portugueses.

de resto tudo isto (IRS) é a palhaçada do costume onde um imposto de rendimento é usado frequentemente como arma eleitoral para beneficiar os incumbentes.

em qualquer sítio civilizado trabalhadores por conta de outrem ou sem actividade liberal não têm que entregar ou receber nada das finanças no ano seguinte, é tudo automatizado e as retenções automaticamente ajustadas mensalmente, não há cá "fazer o IRS".

até porque vivemos no primarismo de achar que pagamos pouco ou muito IRS consoante recebemos ou pagamos no ajuste de contas

que é só burro.

Acima dos 80k brutos de rendimento coletável não terá havido alivio (sobretaxa à parte), abaixo as taxas médias desceram e poderá haver mais desdobramento...
Uma das medidas que penso que faz com que o IRS não baixe para a classe média e para quem mais paga é o isentarem cada vez mais cabeças. [8b] Sobem salário mínimo, sobem o mínimo de existência, sobe brutalmente o numero de pessoas isentas e o bolo fica cada vez mais concentrado em menos contribuintes. :sh)

"Hoje existem cerca de 1,1 milhões famílias isentas de IRS. Com o aumento do mínimo de existência em 2022 passam a ser beneficiadas mais 570 mil, estimam as Finanças"

https://eco.sapo.pt/2021/12/09/mais-570-mil-agregados-familiares-isentos-de-irs-em-2022/

Aqui acho que está um dos erros crassos deste sistema fiscal.

No meu caso, o IRS é simples de fazer, basicamente é um automático mais anexo J, no entanto vejo alguns IRS's de quem tem actividade aberta que é quase necessário tirar um cursos superior para conseguir preencher correctamente e mais importante justamente, sem perder valores aqui e ali.

É a maior estupidez que existe, tal como o André disse, todo este processo é complicado por algum razão é.... Não seria muito mais simples pagar e acertar logo ao mês?

Estou a fazer o IRS de uma pessoa de família e reparei que ela não classificou faturas nenhumas. Nas despesas de saúde o "estrago" não é muito grande mas nas despesas com lares (ela está num lar), são mais de 10.000 euros por classificar!
Penso que ainda há maneira de colocar isto no sitio certo na declaração de IRS, mas não estou a ver onde. Sabem?
Obrigado.

Estou a fazer o IRS de uma pessoa de família e reparei que ela não classificou faturas nenhumas. Nas despesas de saúde o "estrago" não é muito grande mas nas despesas com lares (ela está num lar), são mais de 10.000 euros por classificar!
Penso que ainda há maneira de colocar isto no sitio certo na declaração de IRS, mas não estou a ver onde.

Anexo H, quadro 6C

https://www.deco.proteste.pt/dinheiro/impostos/noticias/nao-validou-todas-despesas-efatura-ajudamos-recuperar-deducoes-irs

No meu caso, o IRS é simples de fazer, basicamente é um automático mais anexo J, no entanto vejo alguns IRS's de quem tem actividade aberta que é quase necessário tirar um cursos superior para conseguir preencher correctamente e mais importante justamente, sem perder valores aqui e ali.

É a maior estupidez que existe, tal como o André disse, todo este processo é complicado por algum razão é.... Não seria muito mais simples pagar e acertar logo ao mês?

Olha no meu caso, que nem permite fazer simulações nenhumas, é submeter não sei quantos anexos... e hope for the best... e depois lá me avisam quanto é preciso pagar.

"Hoje existem cerca de 1,1 milhões famílias isentas de IRS. Com o aumento do mínimo de existência em 2022 passam a ser beneficiadas mais 570 mil, estimam as Finanças"

e anda uma pequena parte da população a sustentar o estado, a pagar balúrdios

na simulação deu 37% de taxa, eu e a minha mulher, é um roubo

A minha entrou no dia 1, ainda está à espera de validação.

Foi apenas uma alteração, tive de inserir o IBAN da conta no Openbank. Por causa disto não deu para ser automático :sh)

agora não chora.

que é só burro.

Passo metade da vida a explicar noções básicas de fiscalidade a pessoal que só sabe que tem de pagar e não faz a mínima ideia do que são as artimanhas de retenções (ou falta delas), e embrulha-se todo nas contas.

Voltar
Superior