Tópico do IRS

Boas

Ao registar faturas no e-fatura, verifiquei que uma fatura de substituição de pneus do meu veículo tinha sido enquadrada pelas Finanças, no setor “outros-despesas gerais”.

Julgo haver aqui algum erro, pois esta fatura deveria estar no setor “manutenção de veículos automóveis”.

Opiniões!!

Last edited:
Podes tu mesmo proceder a essa alteração, a não ser que a empresa onde montaram os pneus não tenha o CAE de "reparação de automóveis " e por esse motivo vai para as gerais.

Podes tu mesmo proceder a essa alteração, a não ser que a empresa onde montaram os pneus não tenha o CAE de "reparação de automóveis " e por esse motivo vai para as gerais.

Tens razão, pesquisei e o CAE da oficina é 45320 - peças e acessórios.
O CAE de reparação e manutenção automóvel é 45200.

Sendo assim, não posso alterar no Portal das Finanças?

Pesquisaste aqui com o NIPC da oficina e não apresentou o CAE 45200 mesmo que secundário?

Apenas esse se enquadra (CIRS).

Pesquisaste aqui com o NIPC da oficina e não apresentou o CAE 45200 mesmo que secundário?

Apenas esse se enquadra (CIRS).

Obrigado pela ajuda.

Fui pesquisar onde indicaste e a oficina tem como CAE secundário o nº45200, o que me possibilita alterar manualmente a fatura para "manutenção de veículos automóveis”.

Agradeço os esclarecimentos.

Imagem1.png

Faz a alteração. Se não possuir o CAE o próprio site do e-financas nao deixa gravar e pronto, assim voltas a por em despesas gerais... Nao precisas ir pesquisar muito...

Pretendo validar faturas que têm receita médica mas não sei que valor se coloca lá. Ponho o visto que tem receita médica e que valor é que coloco? O valor total que paguei pelo medicamento não aceita... Podem ajudar?

Last edited:
Pretendo validar faturas que têm receita médica mas não sei que valor se coloca lá. Ponho o visto que tem receita médica e que valor é que coloco? O valor total que paguei pelo medicamento não aceita... Podem ajudar?

Na fatura tens vários produtos? Uns com IVA 6% e outros 23%?

Normalmente indica-se no campo o valor do(s) produtos(s) com IVA 23% para os quais se tem receita. E depois tens de guardar essa receita.

Na fatura tens vários produtos? Uns com IVA 6% e outros 23%?

Normalmente indica-se no campo o valor do(s) produtos(s) com IVA 23% para os quais se tem receita. E depois tens de guardar essa receita.

Então naquele campo coloco o valor que está a 23% de IVA .. um já coloquei mal então... Não sei como corrigir.

Bom dia. Como classificam as facturas respeitantes aos seguros de saúde? No meu caso aparecem no e-factura mas não deixa classificar com despesas de saúde. Classifico como "outros" ou deixo estar e não classifico de todo?
Agradecido.

Vocês estão a conseguir ver as faturas de 2024, no e-fatura? Por defeito, aparecem as de 2023, mas ao mudar para 2024, aquilo fica a pensar, pensar e não consigo ver o que já tenho de 2024, por categoria...

Vocês estão a conseguir ver as faturas de 2024, no e-fatura? Por defeito, aparecem as de 2023, mas ao mudar para 2024, aquilo fica a pensar, pensar e não consigo ver o que já tenho de 2024, por categoria...

mas porque é que queres validar as de 2024 ?

pagas o IRS referente tudo a 2023

tens tempo para validar 2024

e eu até nem validei tudo de 2023, validei aquelas mais importantes tipo saúde, o resto já ultrapassou os limites da dedução

Acontece-me o mesmo.

Ao carregar no botão "Verificar Faturas" vejo o que está registado, mas os totais por categoria não.

Devem estar a implementar as alterações de 2024 :sh)

Back