Tópico do IRS

Eram uns óculos. Coloquei o valor que não é comparticipado pela ADSE...

Já não tenho seguro de saúde há bastante tempo, mas creio que nesse caso deves declarar apenas o total não comparticipado em 2023.

Será disponibilizada uma declaração para o efeito: Pedir a declaração para efeitos de IRS da ADSE

Edit: Afinal nem precisas da declaração,
Como pedir a declaração para efeitos de IRS da ADSE?
A declaração para efeito de IRS deixa de ser enviada aos beneficiários.
Os valores com encargos de saúde, serão apurados automaticamente através do portal e-fatura em conjugação com os dados reportados pela ADSE, à AT.
No entanto, a declaração encontra-se disponível na área pessoal de cada Beneficiário, ADSE DIRETA, para consulta e orientação.​

mas porque é que queres validar as de 2024 ?

pagas o IRS referente tudo a 2023

tens tempo para validar 2024

e eu até nem validei tudo de 2023, validei aquelas mais importantes tipo saúde, o resto já ultrapassou os limites da dedução

Sou super picuinhas, gosto de validar todos os meses para não acumular. [:D][;)]

Sou super picuinhas, gosto de validar todos os meses para não acumular. [:D][;)]

sim, eu tinha dezenas

mas vou vendo a info que dá nas deduções para IRS no e-faturas.....se atingir o máximo eu já nem verifico o resto

aquelas prioritárias são as da saúde ou educação, que pertencem a um bolo à parte, não são aquelas de despesas gerais que só deduzem até 200

não sei se estou a pensar mal

sim, eu tinha dezenas

mas vou vendo a info que dá nas deduções para IRS no e-faturas.....se atingir o máximo eu já nem verifico o resto

aquelas prioritárias são as da saúde ou educação, que pertencem a um bolo à parte, não são aquelas de despesas gerais que só deduzem até 200

não sei se estou a pensar mal

Ainda por cima, como tenho atividade aberta, as faturas ficam lá penduradas a perguntar se foi no âmbito da atividade profissional. Mas, sim, confirmo mais as de saúde, restaurantes, veterinários e afins. As de despesas gerais chegando aos 250€ de dedução já não ligo muito.

Mas sempre mensalmente, caso contrário... acumulam imenso. :)

Se és assim tão "picuinhas" Instalas a APP "E-fatura " e apartir daí podes classificar as faturas em meia dúzia de cliques (mesmo as da actividade aberta), e agora já tens a vantagem de poder registar uma fatura através do QR code (mesmo que a fatura seja "simplificada" sem NIF) e assim evitar de estar ha espera que as faturas com NIF apareçam no mês seguinte para validar.
***Agora quando vais as compras e se te esqueceres de por o NIF, basta digitalizar o QR code (quando esta visível e sem grandes cortes) com a APP (E-fatura) e registas logo a mesma na área que pretendes.

Tenho usado a APP e até funciona bem. (E assim tenho evitado ir á página web)

Last edited:
Grande inovação este ano, marcar uma fatura numa atividade e perguntar se queremos que todas do mesmo NIF sejam iguais!!! Os milhares de cliques necessários transformaram-se em dezenas.... apr:)apr:)apr:)

Não está perfeito, mas porra, finalmente alguém ganhou juízo!!!

Hoje é o deadline para comunicar alterações no agregado.

A cônjuge de um familiar meu faleceu no início deste mês , mas sendo o IRS relativo ao ano 2023 não é preciso comunicar nada neste âmbito, certo?

Hoje é o deadline para comunicar alterações no agregado.

A cônjuge de um familiar meu faleceu no início deste mês , mas sendo o IRS relativo ao ano 2023 não é preciso comunicar nada neste âmbito, certo?

Sim, a atualização que deve ser feita até hoje refere-se à situação no final de 2023.

Sim, declaras o Nib da conta e claro, rendimentos que possas ter obtido.

Só fiz o registo na aplicação, entretanto vi aqui a falarem do traderepublic e fechei a conta no bni e mudei para lá.

Obrigado pelo esclarecimento [;)].

Grande inovação este ano, marcar uma fatura numa atividade e perguntar se queremos que todas do mesmo NIF sejam iguais!!! Os milhares de cliques necessários transformaram-se em dezenas.... apr:)apr:)apr:)

Não está perfeito, mas porra, finalmente alguém ganhou juízo!!!

Já está com essa funcionalidade desde setembro ou outubro do ano passado.
Na APP já era possível fazer isso também.

Como bom tuga, fui só agora verificar as facturas de 2023. E achei estranho já estar tudo classificado. Nos anos anteriores tinha de se fazer isso manualmente. Foi alguma melhoria inserida no sistema durante o ano transacto?

Como bom tuga, fui só agora verificar as facturas de 2023. E achei estranho já estar tudo classificado. Nos anos anteriores tinha de se fazer isso manualmente. Foi alguma melhoria inserida no sistema durante o ano transacto?

Terás recorrido a lojas diferentes? Ou já as classificaste e não te lembras? [:D]

Eu tenho sempre várias para classificar. Por exemplo, da Wells (saúde).

Back