Tópico do IRS

É o "shopping" como desporto e a Black Friday como final da taça.

A parte a bold já me surpreende um pouco. Muitas vezes dizem algo do género "dava-me jeito um X", porque admitir que realmente não precisam já requer alguma honestidade e objetividade.

Sim se calhar até foi isso que disseram, admito, não decorei a conversa toda, o suficiente pa saber que poupança não lhes assiste [:D]

questão psicológica talvez, eu sempre tive a percepção que quanto mais uma pessoa ganha mais gasta

eu acho algo inevitável

no lazer, conforto, carros e até mudar de casa, seja naquilo que for.....
E é verdade, toda a gente que ganha mais gasta mais. Eu gasto 10, se ganhasse 1000 ia gastar o mesmo? É óbvio que não. Ia gastar muito mais.
Ia gastar mais, mas ia também poupar/ investir muito mais, aqui é que é o ponto fundamental.
Mas receber o dinheiro do IRS não é ganhar mais, e é isto que muita gente ainda não percebe.
A todas as pessoas a quem meto o IRS faço questão de explicar o básico de como funciona para terem noção que não estão a receber dinheiro do estado.

Edit:sobre isto de gastos diria que os jogadores de futebol são um bom mercado para análise sociológica. Há milhares que conseguem estoirar os milhões que ganham e outros conseguem valorizar os milhares que ganharam e viver a partir daí. Uns adaptam os gastos aos ganhos na totalidade e outros mesmo gastando mais que antes conseguem poupar para o futuro.
Já nem falo num Ronaldo, basta ir ver os jogadores normais da nossa liga.
Embora também aqui penso que há algumas mudanças em relação ao passado, começa a haver mais cabeça na gestão dos dinheiros.

Última edição:
Boa noite. Tenho certificados de aforro. Se incluir os juros recebidos do ano passado no IRS terei de fazer manualmente ou ainda é elegível no modo automático?
Obrigado

Pode ser uma pergunta parva mas…. como se faz simulações? Desde que não se chegue ao fim que nada é gravado? E depois saio e volto a entrar para simular outra vez?

Boa noite. Tenho ações na Trade 212, comprei-as em 2023, não vendi nenhuma e até agora só me pagara 0,10 cêntimos de dividendos, tenho dinheiro a render que me deu até agora cerca de 1.14 cêntimos de juros. Tenho de declarar isto?

Olha, é algo que nem sabia, sinceramente.

Há cerca de 1 ano abri uma conta Revolut em meu nome, para dar o cartão MB ao meu filho mais velho, para lhe transferir a mesada e para ele gerir os gastos dele.

A unica entrada na conta são 100€/mês transferidos por mim, e o saldo anda atualmente nos 100 e tal €.

Só há poucos dias soube que, sendo a conta domiciliada no estrangeiro, tem que ser declarado o IBAN no anexo J.

O problema é que eu queria mandar isto automático e está a andar, mas assim sendo tem que ser manual e confesso que nunca o fiz, pois tenho que ter contabilidade da empresa e chuto isso para a contabilista.

Resumindo, a não entrega era mesmo só para não ter que chatear a contabilista, até porque ela normalmente não me cobra nada, mas é contabilista da empresa, e não minha pessoal, pelo que queria evitar estar a pedir novamente.

Estava disposto a arriscar...

não declarei nem Degiro nem Revolut e nunca me chegou nenhuma multa.

Há cerca de 1 ano abri uma conta Revolut em meu nome, para dar o cartão MB ao meu filho mais velho, para lhe transferir a mesada e para ele gerir os gastos dele.

A unica entrada na conta são 100€/mês transferidos por mim, e o saldo anda atualmente nos 100 e tal €.

Só há poucos dias soube que, sendo a conta domiciliada no estrangeiro, tem que ser declarado o IBAN no anexo J.

O problema é que eu queria mandar isto automático e está a andar, mas assim sendo tem que ser manual e confesso que nunca o fiz, pois tenho que ter contabilidade da empresa e chuto isso para a contabilista.

Resumindo, a não entrega era mesmo só para não ter que chatear a contabilista, até porque ela normalmente não me cobra nada, mas é contabilista da empresa, e não minha pessoal, pelo que queria evitar estar a pedir novamente.

Metes automático sem conta Revolut, e quando tiveres recebido o guito, metes uma de substituição com a conta Revolut.

Tenho ações na Trade 212, comprei-as em 2023, não vendi nenhuma e até agora só me pagara 0,10 cêntimos de dividendos, tenho dinheiro a render que me deu até agora cerca de 1.14 cêntimos de juros. Tenho de declarar isto?

Em teoria, não há valor mínimo para se ter de declarar. Neste caso, o que tenha sido recebido durante 2023.
Na prática, nunca seria uma omissão grave :)

só por causa da mesada a um dos filhos ?!? é preciso mesmo isso ?!?

se assim é então eu devo estar mesmo ilegal

tenho 2 filhos, de 21 e 25

o mais velho retirei-o como dependente, mas vive connosco

o mais novo ainda o coloquei como dependente, mas trabalha em Espanha ( Menorca ), no ramo da hotelaria

recebe o ordenado espanhol numa conta do NovoBanco

e tem um bom ordenado, o que o fisco me faria a mim se descobrissem essa conta dele ?!?! que trabalha lá em espanha ?!

já pensei mudar o domicilio fiscal dele para espanha, mas o trabalho dele é sazonal e por vezes trabalha cá temporariamente

mas o teu caso é uma simples mesada a um dos teus filhos

só por causa da mesada a um dos filhos ?!? é preciso mesmo isso ?!?

se assim é então eu devo estar mesmo ilegal

tenho 2 filhos, de 21 e 25

o mais velho retirei-o como dependente, mas vive connosco

o mais novo ainda o coloquei como dependente, mas trabalha em Espanha ( Menorca ), no ramo da hotelaria

recebe o ordenado espanhol numa conta do NovoBanco

e tem um bom ordenado, o que o fisco me faria a mim se descobrissem essa conta dele ?!?! que trabalha lá em espanha ?!

já pensei mudar o domicilio fiscal dele para espanha, mas o trabalho dele é sazonal e por vezes trabalha cá temporariamente

mas o teu caso é uma simples mesada a um dos teus filhos

A questão não é ser mesada ou não.
O user tem uma conta estrangeira em nome dele e por isso tem que a declarar, mesmo que não tivesse movimento algum....

não declarei nem Degiro nem Revolut e nunca me chegou nenhuma multa.

O problema é que um dia destes a informação chega às finanças (de momento deduzo que não tem chegado), desde logo a Degiro que mete ações e dividendos pelo meio e sujeitas-te a levar uma pranchada daquelas de cair para o lado se tiveres movimentos que impliquem pagamento de imposto.
Penso que as finanças podem analisar até 5 anos para trás.

Boa noite. Tenho ações na Trade 212, comprei-as em 2023, não vendi nenhuma e até agora só me pagara 0,10 cêntimos de dividendos, tenho dinheiro a render que me deu até agora cerca de 1.14 cêntimos de juros. Tenho de declarar isto?

Embora seja irrisório e provavelmente não terias problemas, o melhor é sempre ter tudo legal, mais ainda quando mete pagar impostos como no caso dos dividendos.
EM todo o caso como tens os juros e dependendo da taxa de retenção ainda pode ser que vás buscar mais uns centimos de reembolso se for o caso, ou pagar menos uns centimos.

Voltar
Superior