JRJordao
Well-known member
Ganhos práticos disso? Absolutamente zero! []
Tens produtos que pagam juro diário, onde podes "parquear" o teu dinheiro à espera da data de pagamento.
Ganhos práticos disso? Absolutamente zero! []
Boas!
Pela primeira vez estou a apresentar a declaração de IRS dos meus pais com englobamento de rendimentos de capitais tendo obtido declarações para cada titular, e de três entidades diferentes.
Tudo ok, até à confirmação da entrega; aqui surge o seguinte erro para ambos os titulares:
"O valor declarado de retenções na fonte sobre rendimentos de capitais englobados é superior ao conhecido para o contribuinte (XXX XXX XXX). (037) "
Estou a colocar os valores tal como constam das declarações disponibilizadas e não percebo onde possa estar o erro.
As Finanças conhecem o valor de IRS retido por contribuinte e por instituição?
Se alguém tiver uma ideia do que possa ser, agradeço. Lá terei de ir às Finanças (não sei se por telefone esclarecem sobre o caso concreto...). Ainda dá para umas férias, de 100 e poucos euros para quase 1000 de reembolso...
Quanto à minha declaração, também aguarda validação (entregue dia 12).
Cumps!
Tens produtos que pagam juro diário, onde podes "parquear" o teu dinheiro à espera da data de pagamento.
As finanças obviamente conhecem as retenções por contribuinte e por instituição, até porque estas são obrigadas a comunicar, por isso te aparece a declaração pré-preenchida.
Mas pode ter acontecido que uma delas não tenha ainda enviado essa declaração.
De qualquer modo se os valores que tens são superiores aos que a AT diz ter não há qualquer problema. Se fosse ao contrário é que poderia ser pior.
Mas nada perdes se fores à contas dos teua pais e entidade a entidade conferires os juros recebidos e retenções efetuadas valor a valor, até pq não deve ser complicado se forem de depósitos a 3, 6 ou 12 meses.
Muito obrigado pelo contributo!
No caso dos rendimentos de capitais, não há declaração pré-preenchida (o que é pena no caso da taxa liberatória...), ou pelo menos eu tive de adicionar o anexo à declaração e preencher com base nas declarações.
Os bancos já não deviam ter remetido as declarações das retenções? Considerando que já se iniciou o prazo de apresentação do IRS... Mas pode ser uma hipótese também, algum atraso de uma ou outra...
Quanto à pesquisa dos valores, é uma hipótese bem vista mas vai demorar tempo até encontrar os extratos todos.. e em papel:sh)
Das declarações das instituições há uma estranha pois para o mesmo valor de rendimento, a declaração do A tem p. ex. 18 cêntimos de retenção e a do outro titular tem 20...
Mas pronto se tiver sido retido o IRS assim...
Cumps!
Aproveitei a passagem por uma repartição do interior do nosso Portugal para tentar perceber melhor do assunto. E claro, como em todo o lado, a colaboração/ajuda depende de quem nos atende. A primeira pessoa veio com a "conversa" da necessidade de contacto com o CAT e que não podia dizer mais nada (apesar de ambos os contribuintes estarem presentes)... Contudo, dada a minha insistência em tentar perceber, uma segunda pessoa (dado que não havia mais ninguém para ser atendido...) mostrou algum interesse em ajudar. E do que conseguiu apurar uma das entidades não tinha reportado nada (ainda). Segundo este funcionário os bancos demoram muito a enviar as suas declarações e muitas vezes corrigem mesmo até ao final do nosso prazo...
Não experimentei novamente, retirando os valores dessa instituição, mas provavelmente vou apresentar a declaração e depois resolver a divergência que vemha a ser notificada pela AT.
Automatica?A minha passou hoje a declaração com reembolso.
Já recebi a carta há uns 4 ou 5 dias. Pagar, só no final de Maio.Ninguém ainda deve ter recebido. Mas o portal das finanças já tem os dados para pagamento (no meu caso, emitidos ontem).
Ninguém ainda deve ter recebido. Mas o portal das finanças já tem os dados para pagamento (no meu caso, emitidos ontem).
Automatica?
Automatica?
Ai é? Desconhecia isso... nunca meti nenhuma automatica.Automática não passa por essa fase, acho...
Este ano está a demorar bem mais tempo a validarem as manuais ano passado entreguei a 01/04 foi validada a 21/04 este ano entregue a 01/04 e nada já estou a ver que com feriados e tal só lá para Maio:sh)