Tópico do IRS

Quem ganhava 52.000€ paga uma média de 35%
Agora essa média já será aplicada a quem ganha 43.000€

:sh)

​Não estás a considerar bem as taxas.

Em 2023 (escalões), 50,5k pagavam 32%, com o excedente (num total até 78,8k) sujeito a 45%.

Agora, 43k coletáveis pagam 27%. O excedente (num total até 80k) pagará 45%.

Last edited:
Por aqui desencalhou mas com anomalia...

Já enviei uma de substituição, ou seja, contador a 0[:D]

Cump.

Quem ganha 3k brutos por mês, já praticamente nem vale a pena ser aumentado, lá vão as empresas para soluções "criativas" (legais ou nem tanto).

Quem ganha 3k brutos por mês, já praticamente nem vale a pena ser aumentado, lá vão as empresas para soluções "criativas" (legais ou nem tanto).

Se estás a olhar para os 43k,

43k coletáveis = ~48,3k brutos por conta de outrém = ~3,45k brutos mensais

Por aqui também caiu na conta hoje, pouco mais de 1 mês.
01c7eb7c12349ebb3ac4072c70ac6d08.jpg

Diminuiram bastante o valor de entrada no 8º escalão: 51.997 -> 43.000

Não tinha visto isso, mas já suspeitava. Nesses últimos anos foi sempre o truque do PS, baixar em baixo e aumentar em cima, o que fazia com que a classe média pra cima visse "bola" de descida do IRS...

Filhos da mãe, pelos vistos voltaram a fazer (e pra meu espanto com o voto a favor da IL????)

Vale sempre a pena ser aumentado... Nem que seja 10€.

O que quero dizer é que a partir desse patamar, as empresas vão considerar (ainda com mais enfase) benefícios alternativos ao aumento do salário base. Para obter a máxima "otimização fiscal" (sim ouvi este termo numa reunião ha uns anos)...

Manual com IRS Jovem.

Entregue: 3/4​
Pagamento recebido na conta: 7/6.

Demoraram algum tempo na validação do diploma mas já cá está.

Preciso de uma ajuda. No inicio de abril submeti uma declaração de IRS sozinho, depois diz melhor as contas e cheguei à conclusão que era melhor entrar em conjunto com a minha esposa e então submeti uma declaração de substituição.

Agora, dois meses depois, recebo uma notificação a dizer que a declaração tem erros que preciso de corrigir e os erros são estes:

SPB EXISTE COMO CONJUGE NOUTRA DR(E06)
NIF DEPENDENTE(S) EXISTEM NOUTRA DR DIFERENTE DA DR DOCONJUGE(E78)
NIFA OU NIFB ASSINALADO NOUTRA DR COM ESTADO CIVIL E/OU REG. TRIBUT DIFERENTE(Z08)

Eu penso que os erros têm a ver com a declaração que foi substituída e como tal já não deveria ser considerada, nem estes erros deveriam ocorrer.

Sabem como ultrapassar isto?

Por aqui... submetida a 03.Abril, dada a 07.Junho como certa.

Como estou fora do país, mas tenho imóvel arrendado, dá cá 28% (inicialmente) de impostos... mas como nao aumentei a renda ao inquilino, ao que parece este ano existe benefício sobre o valor total, o que dá uma percentagem de 22,5 % (isto ainda sem despesas. Com despesas, o valor este ano cifra-se nos 19,48%) de impostos prediais sobre o valor anual de rendas recebidas. Sempre sao cento e tal euros a menos a pagar ao Estado.

Ainda tenho que meter algum do bolso ainda para pagar as despesas todas (se juntar condomínios, IMIS, seguros e afins) mas prefiro assim do que dar esse dinheiro aos mamoes do costume.

(desculpem os erros, teclado UK)

Last edited:
Back