Tópico do IRS

Este ano está sim demais.....

A minha está no estado Declaração com Reembolso há 2 semanas e ao dia de hoje nem sequer a liquidação em pdf consigo abrir! Nunca, repito NUNCA, vi algo já nesta fase estar assim tão lento.... Geralmente nesta fase final são 3 dias máximo no mesmo estado.....

:sh):sh)

O rendimento declarado na tabela 4 do anexo A são 11294,73€ que batem certo com a declaração da entidade patronal.

Além disso no foram declarados 1800€ no anexo H na tabela A com englobamento.

Mas na simulação o rendimento global que aparece são 11400,52€

Obrigado

Em que tabela mesmo do anexo H estão esses 1800€? Não pode ser só A :)

Não há então anexo E, F, G nem J?

Exatamente 4 semanas após ser entregue, foi considerada certa. Tenho anexo F, mas nunca demorou tanto, pelo que me lembro.

As pensões de alimentos pagas servem apenas de dedução. Não têm nada a ver com englobamento (que tinhas mencionado).

Não percebo realmente a origem desses 105,79€ adicionais no rendimento global.
A declaração não é minha mas sim de uma familiar, mas a declaração em si parece toda ok com tudo a bater certo apenas a simulação me aparece com esse valor errado.

Vou esquecer o assunto, talvez tenha sido um erro do simulador

Obrigado

Ainda ando a finalizar a entrega do IRS de uma pessoa próxima que vendeu imóvel herdado por via do falecimento da esposa. A questão agora é a parte da manifestação de reinvestimento das + valias. Se indicar que quero reinvesti-las, o reembolso do IRS é superior mas a minha questão é: se por acaso acabar por não investir, no ano que vem tem que colocar novamente Anexo G e indicar que não o fez ,certo? para assim pagar o IRS que não iria pagar agora.

Tenho que explorar a hipótese de reinvestir em em seguros de vida, fundos de pensões ou no regime público de capitalização para ver se é melhor para a pessoa, pois investir o valor na compra de uma casa nos próximos 2/3 anos, ao preço que estão, parece-me q não irá acontecer...​

Eu ha 3 semanas parada em Declaração com Reembolso quando esse estado durava sempre no máximo 2 ou 3 dias....
Nem a liquidação em pdf encontra-se disponível...
:sh):sh)

Aqui, anexos A e F:

Entregue a 01/04
Declaração Certa a 04/06
Declaração com Reembolso a 19/06.

Vergonhoso :sh)

Vendi uma segunda casa e coloquei as mais valias para pagar o restante do empréstimo da casa principal e submeti o IRS no dia 1de maio, ainda está no estado "RECEPCIONADA - AGUARDA VALID". Sabem como será o processo, vou ser chamado às finanças?

Esses são dos casos que mais estão atrasar.
Como é uma excepção nova não deve estar a ser fácil verificar tudo.

Pior ainda são os casos de venda de 2ª habitação e doação do valor a um descendente direto para pagar um crédito de HPP. Isto porque na realidade será virtualmente impossivel confirmar se os casos são ou não verdade. Pelo que diria que vai ser por amostragem e pessoas chamadas às finanças.

Ainda ando a finalizar a entrega do IRS de uma pessoa próxima que vendeu imóvel herdado por via do falecimento da esposa. A questão agora é a parte da manifestação de reinvestimento das + valias. Se indicar que quero reinvesti-las, o reembolso do IRS é superior mas a minha questão é: se por acaso acabar por não investir, no ano que vem tem que colocar novamente Anexo G e indicar que não o fez ,certo? para assim pagar o IRS que não iria pagar agora.

Tenho que explorar a hipótese de reinvestir em em seguros de vida, fundos de pensões ou no regime público de capitalização para ver se é melhor para a pessoa, pois investir o valor na compra de uma casa nos próximos 2/3 anos, ao preço que estão, parece-me q não irá acontecer...​

Se não cumprir o reinvestimento em nova HPP em 36 meses terá depois de pagar o imposto em falta, possivelmente (sem certeza) com juros de mora.

O reinvestimento em produtos financeiros (por ter mais de 65 anos) tinha de ser feito nos 6 meses após a venda.
https://www.deco.proteste.pt/investe...-venda-imoveis

Procuro ajuda para esclarecer uma questão sobre mais valias na venda de uma casa, antes de falar com um contabilista para me ajudar.
Eu e o meu irmão vendemos uma casa, este mês, em que éramos proprietários por falecimento dos nossos pais.
A questão prende-se como é feito o cálculo das mais valias no próximo ano.
A casa era nossa, por herança, logo não há qualquer valor de aquisição.
Contactei as finanças através do E-Balcão, e a resposta foi tudo menos esclarecedora [:D]
Temos algumas despesas para apresentar, no entanto, não sei se o valor patrimonial é o "valor da compra".
Agradeço se tiverem, ou souberem de alguma formula de cálculo que possa utilizar.

Procuro ajuda para esclarecer uma questão sobre mais valias na venda de uma casa, antes de falar com um contabilista para me ajudar.
Eu e o meu irmão vendemos uma casa, este mês, em que éramos proprietários por falecimento dos nossos pais.
A questão prende-se como é feito o cálculo das mais valias no próximo ano.
A casa era nossa, por herança, logo não há qualquer valor de aquisição.
Contactei as finanças através do E-Balcão, e a resposta foi tudo menos esclarecedora [:D]
Temos algumas despesas para apresentar, no entanto, não sei se o valor patrimonial é o "valor da compra".
Agradeço se tiverem, ou souberem de alguma formula de cálculo que possa utilizar.

Aquisição pode ser compra, doação ou herança.

No vosso caso, o valor de aquisição será o valor patrimonial do imóvel no momento da transmissão por herança. Deve constar da escritura ou documento equivalente.

Deduzo que tenham tido 2 heranças
  • No óbito do vosso primeiro pai/mãe, tu e o teu irmão ficaram com (50% / 3 herdeiros) 16,67% cada
  • No óbito do vosso segundo pai/mãe, ficaram com (66,66% / 2 herdeiros) 33,33% cada
Declaram em separado a venda das duas parcelas.

Last edited:
Aquisição pode ser compra, doação ou herança.

No vosso caso, o valor de aquisição será o valor patrimonial do imóvel no momento da transmissão por herança. Deve constar da escritura ou documento equivalente.

Deduzo que tenham tido 2 heranças
  • No óbito do vosso primeiro pai/mãe, tu e o teu irmão ficaram com (50% / 3 herdeiros) 16,67% cada
  • No óbito do vosso segundo pai/mãe, ficaram com (66,66% / 2 herdeiros) 33,33% cada
Declaram em separado a venda das duas parcelas.

escrevi errado, apagar

Passou hoje para declaração com reembolso.
Entregue 01/04 passou para certa a 04/06 e passou hoje para com reembolso já não falta tudo[:D]

Uma ajuda por favor.

Apareceu-me um aviso ao submeter a declaração como se segue:

"
Alertas
Anexo B > Quadro 13

Deve assegurar-se que foram corretamente declarados os rendimentos de atividades empresariais ou profissionais, considerando o total de faturas ou faturas-recibo electrónicas emitidas, o seu enquadramento para efeitos de IRS e IVA e obrigações de emissão de documentos comprovativos inerentes. (080W)​"

Confesso que não faço ideia do porquê deste aviso. A pessoa emitiu pouquíssimos recibos (4 recibos apenas, num total de 6314€).

Contrariamente aos anos anteriores, há um recibo anulado, de 650€, que obviamente não incluí nos rendimentos auferidos no anexo B. Será disto?

EDIT: Resolvido. Tinha sido sacada uma lista de recibos dos últimos 365 dias, não do ano fiscal 2023.
Ao sacar a lista correta e acertando os valores, o erro desapareceu.

Last edited:
Back