Tópico do IRS

Alguém sabe se os donativos efetuados a instituições de solidariedade entram direto ou é necessário declarar em algum campo?

As grandes (ex: LPCC, Unicef) geralmente estão pré-preenchidas. Se foram instituições locais/regionais, talvez não.

Confirma. Na entrega automática, tens no fundo um link para ver a declaração. Vai ao anexo H, quadro 6B, será um linha com código de benefício 609 a 625.

estava aqui a simular o IRS dos meus pais, venderam um terreno por 3k, aparece a venda por 300k... lol espero que não cause muitos problemas...

Boa noite

Uma pergunta que até pode parecer ridícula:

Tenho certificados de aforro. Não resgatei nada.
Sei que quando vence juros, o estado retira logo o respetivo imposto. Mas tenho na mesma de declarar ou simplesmente, já está tudo feito/ declarado na declaração e eu não tenho de fazer nada?

Oiço, leio por aí que temos vantagem em englobar os juros...🤔

Obrigado.

Boa noite

Uma pergunta que até pode parecer ridícula:

Sei que quando vence juros, o estado retira logo o respetivo imposto. Mas tenho na mesma de declarar ou simplesmente, já está tudo feito/ declarado na declaração e eu não tenho de fazer nada?

Obrigado.

Aos juros será descontada a taxa liberatória de 28%. Se a tua taxa de imposto for inferior, terás vantagem em englobar. Terás de englobar todos os rendimentos da mesma categoria (depósitos a prazo, por exemplo). Para isso terás de pedir uma declaração de englobamento aos CTT e às restante entidades onde detenhas investimentos que paguem juros. Depois preenches o respectivo anexo do IRS (penso que o E).

Estive a ouvir com atenção o podcast do Contas Poupança e fiquei curioso com a questão dos prémios de desempenho / gratificações balanço (1ºs minutos):
Entrevista: Tudo o que precisa de saber sobre o IRS deste ano, com a bastonária da Ordem dos Contabilistas - Contas Poupança

Fiquei com uma dúvida, se a entidade patronal informa a AT do valor total pago em 24 ao colaborador sem distinção do que é remuneração e o que foi prémio, terá que ser a pessoa, na entrega, a preencher o Anexo H, quadro 4, linha 413 com os montantes do prémio e respetiva retenção? Não haverá depois divergência para a AT por termos declarado dados diferentes da entidade patronal?

image.png

então ?! quem já entregou, como estão as contas com o fisco ? têm muito a receber ?

fiz simulação dos meus filhos, ambos não diz que recebe e não diz que paga

Já fiz a simulação (vou aguardar mais uns dias para submeter) e está dentro do esperado. Vou receber menos do que no ano passado mas se somar o que recebi a mais no final do ano, bate certo.
É algo que já estava à espera.

Estive a ouvir com atenção o podcast do Contas Poupança e fiquei curioso com a questão dos prémios de desempenho / gratificações balanço (1ºs minutos):
Entrevista: Tudo o que precisa de saber sobre o IRS deste ano, com a bastonária da Ordem dos Contabilistas - Contas Poupança

Fiquei com uma dúvida, se a entidade patronal informa a AT do valor total pago em 24 ao colaborador sem distinção do que é remuneração e o que foi prémio, terá que ser a pessoa, na entrega, a preencher o Anexo H, quadro 4, linha 413 com os montantes do prémio e respetiva retenção? Não haverá depois divergência para a AT por termos declarado dados diferentes da entidade patronal?

não.
metes o valor do premio nesse campo 413 e subtrais o valor dos rendimentos no anexo A

Para beneficiar disto é preciso que a empresa tenha aumentado todos os trabalhadores em pelo menos 5%.

Boa noite

A retenção de 28% de imposto liberta-te da necessidade de declarar.

Caso tenhas rendimentos baixos (por exemplo, < 25000 brutos em trabalho por conta de outrem), poderás ter vantagem em os declarar para englobamento no anexo E quadro 4B, junto com os restantes juros e dividendos (os estrangeiros, no anexo J quadro 8). Basicamente, serão somados aos teus salários e tributados à taxa do escalão resultante.

17434960500028114138203252455258.png - Click image for larger version  Name:	17434960500028114138203252455258.png Size:	48.6 KB ID:	14581080
Nota: Para trabalhador por conta de outrem ou pensionista, rendimento coletável = rendimento bruto - max(contribuições seg social, 4350)

Para isso terás de pedir uma declaração de englobamento aos CTT e às restante entidades onde detenhas investimentos que paguem juros.

A declaração referente a certificados de aforro/tesouro está automaticamente disponível no AforroNet.

Mais uma dúvida: no ano passado abri conta na Degiro e numa exchange de bitcoin. Ambas têm IBAN associado. Eu já costumo declarar o IBAN da minha conta revolut no anexo J , mas fiquei na dúvida se neste caso também tenho de declarar...

Alguém sabe?

O problema não me parece que seja esse. Parece-me que as pessoas (algumas) não deram conta que não estavam a receber mais, que era só um artefato para parecer que estavam a receber mais.

O problema é a iliteracia financeira. Não conhecerem o básico do IRS, e continuarem a achar que o imposto que pagam (ou recebem!) é o resultado da declaração anual.

Artefacto ou não, pagar menos (ou nenhum) imposto em excesso ao longo do ano, para mim é positivo.

Last edited:
Back