Tópico do IRS

Claro que continuo assim.
Estou entre os 0,x% que mais paga irs em portugal. Quero la saber desses ( acho que 35 euros) de multa no meio daquilo que pago.

Já entregar a declaração no final do prazo, para ti tem valor superior? :rolleyes:
Adiar o pagamento compreendo, pois permite-te ter o valor a render por mais tempo.

Tens de admitir que foi irónico, por tanto adiares em "protesto" pelo que te tinhas de pagar, teres acabado por pagar ainda mais (mesmo que pouco). Foi um clássico "tiro no pé".

Tenho um caso na família de uma professora, que faz IRS sozinha, que passou de receber perto de 1000€ no ano passado para ter de pagar cerca de 2000€ este ano. O erro dela, aparentemente, será apenas o de não pedir facturas no dia-a-dia? É que não falamos de uma diferença de poucas centenas de euros :sh)

Talvez uma conjugação de rendimentos superiores, retenções inferiores e despesas inferiores. Tirando alterações ao agregado familiar, são os principais ingredientes da "receita".

Ó paulofer tem lá paciência que a mim já me falta para as tuas cenas. Não estávamos a falar de acertos nos escalões pois não?
Estávamos a falar no dinheiro que o governo da AD preferiu não reter como vinha a ser feito desde sempre (para parecer que estava a aumentar os rendimentos)!
Esse dinheiro não foi dado pois não? Esse dinheiro foi adiantado e muita gente só está a perceber agora.

O dinheiro foi adiantado porque haviam eleições no horizonte com um possível chumbo do OE2025.

A realidade no entanto está cheia de ironias!

O governo que untou os eleitores com esse dinheiro "fictício", corre o risco de ser prejudicado nas próximas eleições de Maio por isso mesmo.

Até lá, muito dos eleitores que não entendem como o IRS funciona, vão submeter a sua declaração e perceber o logro.

Last edited:
Ó paulofer tem lá paciência que a mim já me falta para as tuas cenas. Não estávamos a falar de acertos nos escalões pois não?
Estávamos a falar no dinheiro que o governo da AD preferiu não reter como vinha a ser feito desde sempre (para parecer que estava a aumentar os rendimentos)!
Esse dinheiro não foi dado pois não? Esse dinheiro foi adiantado e muita gente só está a perceber agora.

Sim, eu tenho paciência, mas estás errado. Houve aumento de rendimento para as pessoas, é factual.
Sim, estávamos a falar de valores pagos pelo estado, os acertos nos escalões feitos a meio do ano é que levaram a essa devolução em novembro (pelo menos em parte). Houve uma baixa de impostos e sim o Estado estava a dar mais (ou se quiseres a cobrar menos) dinheiro às pessoas. (isto nem tem a ver com politica, tem a ver com o que se passou efetivamente)

Isto não tem nada a ver com o feito desde sempre, porque normalmente as taxas são definidas no orçamento do ano anterior e não a meio do ano.
Se o Estado não tivesse feito o que fez, as pessoas iam receber agora o que era feito desde sempre (ou seja o acerto do IRS habitual), mais o acerto nos valores que o Estado cobrou a mais todos os meses durante o ano, uma vez que as pessoas pagaram taxas superiores ás que deveriam pagar.
Em termos práticos é como se a a tabela de retenção estivesse errada desde o início do ano até setembro e as pessoas pagaram em função dessa tabela. Depois foi feito o acerto da tabela em função da baixa de impostos que foi efetuada.

Sim, eu tenho paciência, mas estás errado. Houve aumento de rendimento para as pessoas, é factual.
Sim, estávamos a falar de valores pagos pelo estado, os acertos nos escalões feitos a meio do ano é que levaram a essa devolução em novembro (pelo menos em parte). Houve uma baixa de impostos e sim o Estado estava a dar mais (ou se quiseres a cobrar menos) dinheiro às pessoas. (isto nem tem a ver com politica, tem a ver com o que se passou efetivamente)

Isto não tem nada a ver com o feito desde sempre, porque normalmente as taxas são definidas no orçamento do ano anterior e não a meio do ano.
Se o Estado não tivesse feito o que fez, as pessoas iam receber agora o que era feito desde sempre (ou seja o acerto do IRS habitual), mais o acerto nos valores que o Estado cobrou a mais todos os meses durante o ano, uma vez que as pessoas pagaram taxas superiores ás que deveriam pagar.
Em termos práticos é como se a a tabela de retenção estivesse errada desde o início do ano até setembro e as pessoas pagaram em função dessa tabela. Depois foi feito o acerto da tabela em função da baixa de impostos que foi efetuada.

Alguém pode explicar aqui ao paulofer o que aconteceu a milhões de pessoas em outubro e novembro sff!

Este ano claramente muita gente vai revoltar se ...
Muitos vao passar de receber para terem de pagar

Eu mais uma vez como tem sido habito ano apos ano vou receber bem menos por volta dos 300 pausitos .

Enfim ...

Descontamos bastante e parece que ajudas à classe media acabaram . Assistimos por completo à morte total da classe media , o motor do proprio país.

Este ano claramente muita gente vai revoltar se ...
Muitos vao passar de receber para terem de pagar

Eu mais uma vez como tem sido habito ano apos ano vou receber bem menos por volta dos 300 pausitos .

No entanto, nenhum alguma vez realmente recebeu (rendimento) do IRS. Apenas lhe foi devolvida parte do que tinham pago (por retenção) a mais. Se finalmente compreendessem isso, não se precisavam revoltar.

Há algum bom guia para o IRS Jovem? Com o que é necessário preencher e as condições para tal?

Obrigado!

Edd :)

Ou seja, o pessoal fica mais contente por emprestar dinheiro ao estado (com 0% de juro) do que eles próprios ter um empréstimo do estado com 0% de juro.
Para mim acabava a retenção na fonte.
Metias o dinheiro a render (ou não, era uma decisão de cada um) e pagava-se no fim do ano.
Muito melhor para o contribuinte - pior para o estado - mas parece que para muito gente é ao contrario... incrível

Ou seja, o pessoal fica mais contente por emprestar dinheiro ao estado (com 0% de juro) do que eles próprios ter um empréstimo do estado com 0% de juro.
Para mim acabava a retenção na fonte.
Metias o dinheiro a render (ou não, era uma decisão de cada um) e pagava-se no fim do ano.
Muito melhor para o contribuinte - pior para o estado - mas parece que para muito gente é ao contrario... incrível

É a "psicologia do indivíduo", como explicavam os romances policiais há 100 anos - ficar sem o que nunca se teve chateia menos do que largar o que já estava no bolso. E meter abatimentos para ter devolução é melhor do que sexo [:)]

Alguém pode explicar aqui ao paulofer o que aconteceu a milhões de pessoas em outubro e novembro sff!

O que aconteceu é simples, o governo como baixou os impostos e para evitar dar uma retenção maior agora que o normal não fez retenções em Set e out. Isto para ajustar os 8 meses em que as pessoas pagaram a mais que o que deviam em função das novas tabelas aprovadas no parlamento. Pode-se discutir a percentagem que foi "devolução" e a percentagem que foi a baixa de impostos. O que foi feito é claro, não tem muito que enganar.

E repito porque é um facto sem qualquer contestação, o governo estava a dar mais dinheiro às pessoas - foi isto que contestaste, e estava a dar com base nas decisões tomadas no parlamento pelos vários partidos. E não é por agora em abril as pessoas pagarem ou receberem mais que muda isso, uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Bom dia a todos.

Trabalho numa instituição que não faz retenção na fonte, apenas as deduções a segurança social.

Por opção, faço mensalmente pagamentos por conta na categoria A as finanças.

Ao introduzir o valor que paguei por conta na declaração a simulação não se altera? Será que os valores são apurados depois?

O que aconteceu é simples, o governo como baixou os impostos e para evitar dar uma retenção maior agora que o normal não fez retenções em Set e out. Isto para ajustar os 8 meses em que as pessoas pagaram a mais que o que deviam em função das novas tabelas aprovadas no parlamento. Pode-se discutir a percentagem que foi "devolução" e a percentagem que foi a baixa de impostos. O que foi feito é claro, não tem muito que enganar.

E repito porque é um facto sem qualquer contestação, o governo estava a dar mais dinheiro às pessoas - foi isto que contestaste, e estava a dar com base nas decisões tomadas no parlamento pelos vários partidos. E não é por agora em abril as pessoas pagarem ou receberem mais que muda isso, uma coisa não tem nada a ver com a outra.

Mentira mais uma vez! Não é por baixar os impostos em alguns escalões mais baixos que as pessoas têm de pagar agora IRS.
As pessoas que agora estão a pagar IRS no encontro de contas final (IRS) vão fazê-lo na generalidade não porque o governo deu alguma vez algum dinheiro a alguém! Ou porque tenha baixado algum escalão. Vão pagar agora IRS porque o governo aprovou uma nova tabela de retenção na fonte lá por agosto de 2024 e decidiu fazer retroativos a janeiro, colocando milhões de pessoas a não descontar IRS nos meses de Setembro e Outubro, colocando muita gente num desiquilíbrio de "encontro de contas", as pessoas não viram retido IRS nos meses do final do ano de 2024 e vão devolver agora quando instruírem a declaração de IRS. Nem deu, nem tirou por sinal.

E porquê fizeram isto. (E aqui sim podem existir leituras diferentes) Na minha opinião e como já foi aí acima mencionado, a probabilidade do orçamento de estado ser reprovado no final de 2024 era elevada, ora as pessoas com mais dinheiro (fictício) nas contas nos últimos meses do ano e nos primeiros de 2025 ficariam mais "adoçadas" para voltar a eleger a AD. O que aconteceu é que nunca eles pensaram que se o orçamento fosse aprovado, o governo iria cair logo a seguir em janeiro/fevereiro, colocando as eleições precisamente quando as pessoas começassem a perceber que o governo afinal não lhes deu nada, apenas retiveram menos dinheiro, que terá de ser devolvido ao estado em forma de imposto.

Questão para quem já verificou com cuidado como fazer?

Repartição de lucros no último mês do ano de 2024.

No meu caso veio com retenção na fonte. Este ano posso já pegar nesse valor e declarar como "prémio"? E como é que eu sei se a empresa cumpriu os critérios de aumento dos salários?

Bom dia a todos.

Trabalho numa instituição que não faz retenção na fonte, apenas as deduções a segurança social.

Por opção, faço mensalmente pagamentos por conta na categoria A as finanças.

Ao introduzir o valor que paguei por conta na declaração a simulação não se altera? Será que os valores são apurados depois?

Como é que fazes esses pagamentos por conta da categoria A?

Back