Tópico do IRS

Em 2024 vendi umas ações antigas da EDP.
No anexo G, quadro 9, o que devo escolher no item "Respeita a valores mobiliários admitidos à negociação ou a partes de OIC abertos?" Sim ou não?????

Obrigado​

A mesma pergunta, mas para UPs de fundos de investimentos internacionais.
Respondemos Sim ou Não?

Ou seja, apenas se o valor da venda fosse superior ao VPT iria pagar imposto?

Ou se o valor da venda fosse superior ao valor da compra?

Ja agora aproveito o colóquio para outras questões! Tenho ações na TradeRepublic. Não tive mais valias, inclusive:

- Vendi 2 grupos de ações com menos valias. Interessa declarar?

- Recebi dividendos (já percebi que a traderepublic não comunica nada a AT)

Ambos os casos devo preencher:

- Anexo G (menos valias)
- Anexo J (dividendos)

Li algures que mesmo as menos valias interessava comunicar, faz sentido?

os dividendos são cêntimos… 😄

Pagavas imposto se tivesses tido lucro com o imóvel. Se o valor de venda fosse superior ao de compra ajustado à antiguidade mais as despesas de compra e venda.

Deves declarar as vendas de ações, tal como declaras as vendas de imóveis. Lógica semelhante.

E os dividendos também.

Não se declara o que apetece, mas o que é necessário :)

Provavelmente, tudo no anexo J. Mas o colega mundano deu uma explicação mais detalhada.

Sendo assim, havendo mais valias ou menos valias, há que declarar. Dizes Anexo J?

Havendo venda, há que declarar.

A TR fornece um relatório fiscal no formato da nossa declaração IRS. Mas no ano passado só chegou a 11 junho.

Last edited:
No ano passado vendi ETFs , uns 5 diferentes, foram todos em bolsas estrangeiras, mas alguns foram através do ActivoBank e outros através da DEGIRO. Neste caso, é tudo anexo J?

E já agora, dentro do anexo J, como se declaram os ETFs? Um por um?

Os do ActivoBank, se calhar estão pré-preenchidos no anexo G. Não sendo o mais correto, podes preferir o "conforto" de deixar assim. Para efeitos de cálculo, é indiferente.

Linha distinta quando a data de venda ou data de aquisição for diferente. No G divide-se também por NIF da entidade emitente (que devia ser a empresa da ação), no J por país (estrangeiro) dessa entidade.

Os do ActivoBank, se calhar estão pré-preenchidos no anexo G. Não sendo o mais correto, podes preferir o "conforto" de deixar assim. Para efeitos de cálculo, é indiferente.

Linha distinta quando a data de venda ou data de aquisição for diferente. No G divide-se também por NIF da entidade emitente (que devia ser a empresa da ação), no J por país (estrangeiro) dessa entidade.

Obrigado.

Ou seja, imaginando que eu vendi 2 ETFs no dia X, 3 no dia Y, 4 no dia Z , ainda que seja o mesmo título, devo fazer uma linha para cada uma dessas vendas, é isso?

Quanto aos do Activo, também pensei que viesse preenchido, mas não vem.

Sendo ETF'S são sempre no anexo J porque são negociados em bolsas externas, geralmente Alemanha, UK, França, Itália ou Holanda.

Já agora, não vai aparecer pré-preenchido, os bancos apenas comunicam as alienações. A aquisição tem de ser comunicada pelo contribuinte.

Ou seja, imaginando que eu vendi 2 ETFs no dia X, 3 no dia Y, 4 no dia Z , ainda que seja o mesmo título, devo fazer uma linha para cada uma dessas vendas, é isso?

Sim. E se numa venda incluires unidades compradas em dias distintos, subdividir em linhas por cada dia de aquisição. É a forma correta.

Em termos práticos, pode-se agregar, recorrendo a uma data de aquisição incorreta e com uma série de cuidados para não misturar unidades a ser consideradas de forma diferente no cálculo (devido à antiguidade). Não recomendo.

Last edited:
Obrigado.

No ActivoBank (também é o banco que uso para ETF's) tens nos documentos um extrato indicativo de mais valias, tens lá praticamente todos os campos que precisas de preencher no anexo J. E está tudo organizado pelos lotes que tens de declarar.

Porque se um mesmo lote de venda foi comprado em momentos diferentes, tens de dividir pelas várias compras.

Preenchi duas ou três linhas de transações no site das finanças, gravei o ficheiro, abri num editor para ver a estrutura do XML, e espetei no Gemini a parte relevante para ele ver o formato usado pela AT e fiz upload do PDF com a minha lista de transações fornecida pelo banco para ele ir buscar os dados. Pedi para criar um XML com o código das transações todas... Esperei uns 5 minutos que aquilo mastigasse tudo.

Voltei a colar o código produzido pelo Gemini no ficheiro onde tinha gravado a minha declaração de IRS, fui ao portal das finanças, escolhi a opção de abrir uma declaração previamente gravada, abri o ficheiro entretanto editado

Esta sim, é uma boa forma de usar a IA para o IRS apr:)

Nem me vou dar ao trabalho até que alguém com anexo J diga que já foi processado...

Deixam tudo para o fim com anexo J e depois ando 2 ou 3 meses na expectativa se já andou, desta vez vou esperar que alguém diga que já andou e submeto

Acho que já o ano passado foi o mesmo.

Faço um teste a declarar metade dos dividendos nacionais e dá erro.

Acho que o ano passado ainda demoraram a actualizar.

Já percebi o erro. Era meu. Estava a usar o código E20 ao invés de E10.

E para quem como eu, tem problemas nas simulações de IRS, é ir guardando na opção de ficheiro sempre que fazem alterações para depois fazer login mais uma vez[:D] e conseguir simular.

Last edited:
Nem me vou dar ao trabalho até que alguém com anexo J diga que já foi processado...

Deixam tudo para o fim com anexo J e depois ando 2 ou 3 meses na expectativa se já andou, desta vez vou esperar que alguém diga que já andou e submeto

Portanto, lá para Outubro a minha estará validada:

image.png

Eles deixam as declarações com anexo J de lado e depois começam a tratar todas ao mesmo tempo no fim, tanto faz submeter no dia 1 de Abril como no fim, se submeteres quando vires que começaram a ser tratadas é tratado num dia ou 2...

Ou até não me admirava que as primeiras sejam tratas depois porque têm de andar atrás de bugs... Porque vi muita gente submeter meses depois e ser tratado antes de mim...

Em 2023 e 2024 submeti no dia 1 de Abril e só no final de Julho começaram a tratar delas, quase 4 meses... em 2025 submeti dia 10 de Junho dia 16 de Junho estava tudo tratado.

Last edited:
Ora uma questão que deixo até foto a seguir. de que me foi questionado

Isto é no Anexo E e alo onde refere "nº de linha", o nº tem de ser acrescentado conforme se vai tendo mais linhas, certo.

Ou seja, se tiveres rendimentos de duas entidades diferentes, o primeiro será com o nº 451 e o segundo com o nº 452, certo?

E se mais houvessem, mais números se ali acrescentaria (453..454...455.. etc), correcto?

Não ficam os dois com o nº 451 conforme está na imagem a seguir (já que apresenta erro)

imagem.png

Outra questão, para quem tenha colocado os Certificados de Aforro o ano passado, este ano tem de os colocar novamente?

Isto é, se apresentar Juros de um depósito a prazo no Anexo E, também é obrigado a apresentar o certificado de Aforro, ou, pode "esquecer" de apresentar o Certificado de Aforro e só apresentar os Juros?

Isto claro, sempre no pressuposto de preencher o Anexo E

Ora uma questão que deixo até foto a seguir. de que me foi questionado

Isto é no Anexo E e alo onde refere "nº de linha", o nº tem de ser acrescentado conforme se vai tendo mais linhas, certo.

Ou seja, se tiveres rendimentos de duas entidades diferentes, o primeiro será com o nº 451 e o segundo com o nº 452, certo?

E se mais houvessem, mais números se ali acrescentaria (453..454...455.. etc), correcto?

Não ficam os dois com o nº 451 conforme está na imagem a seguir (já que apresenta erro)

Cada linha é um numero sequencial.
Nesse teu exemplo 451 e 452....
Sim, temos que nós por a la pata...
Não sei porque o sistema não preenche automaticamente.... [8b]

• Like
Reactions: nto
Cada linha é um numero sequencial.
Nesse teu exemplo 451 e 452....
Sim, temos que nós por a la pata...
Não sei porque o sistema não preenche automaticamente.... [8b]

Muitíssimo obrigado.

De facto, não se percebe o porquê de o sistema não assumir e ír criando os números, à medida que se vai criando uma linha.

Isto é, se apresentar Juros de um depósito a prazo no Anexo E, também é obrigado a apresentar o certificado de Aforro, ou, pode "esquecer" de apresentar o Certificado de Aforro e só apresentar os Juros?

Ou declaras tudo, ou nada. A AT é informada pelas entidades dos juros que pagaram, e tem de bater certo.

Caso haja juros ou dividendos estrangeiros no anexo J (que se declaram sempre), também se tem de englobar esses.

Ou declaras tudo, ou nada. A AT é informada pelas entidades dos juros que pagaram, e tem de bater certo.

Caso haja juros ou dividendos estrangeiros no anexo J (que se declaram sempre), também se tem de englobar esses.

Muitíssimo obrigado.

Estou aqui ajudar uma pessoa, já que o meu IRS entrego-o a contabilista para o fazer, daí que "nunca" coloquei as mãos em si, do preenchimento.

E como estou verde e a ver o que a pessoa já preencheu nas declarações de outros anos, estou a tentar perceber o funcionamento.

estou a ver que tenho que fazer o IRS às 3 da manhã

estava a tentar fazer agora, uma declaração conjunta, e ao validar os nifs estou sempre a obter o erro

500 - Internal Server Error

tipico de uma sobrecarga​

estou a ver que tenho que fazer o IRS às 3 da manhã

estava a tentar fazer agora, uma declaração conjunta, e ao validar os nifs estou sempre a obter o erro

500 - Internal Server Error

tipico de uma sobrecarga​

Pode ser qualquer coisa. Deve ser manutenção. Sobrecarga neste dia, parece-me improvável.

Back