Tópico do IRS

A minha declaração mudou no último dia do prazo, ou seja 31 de Julho, de certa para declaração com reembolso. Foram quase 3 meses nesse estado. Este ano bateu todos os recordes de lentidão.

E ainda estou à espera de receber o €€...

irs.png

E continua a saga. Este ano, para quem tem uma declaração um bocado mais complicada, com vários anexos, está a ser mais lento do que nunca. As finanças parecem aquelas pessoas com a corda ao pescoço, que pagam tudo no último dia, quando já não têm hipóiteses de adiar mais.

A minha declaração entrou em 26-04, foi dada como certa uns dias depois. Só mudou de estado a 31/07, ou seja, no último dia do prazo legal que eles têm para fazê-lo.

Desde então, demorou mais 22 dias para passar a liquidação processada, e ainda não recebi. Mais uma vez, o dinheiro vai cair muito próximo do prazo legal para pagamento, que é 31/08... :cool:

Desde a entrega da declaração, já se passaram 119 dias sem ver o €€€€€€€

Podia ser pior.

Ainda podias pagar.

Eu não estou a reclamar. Desde que seja dentro do prazo legal, estão no direito deles. Mas o que é certo é que nunca demorou tanto. E vejo em outros sítios muitos relatos de pessoas a dizer exatamente a mesma coisa. Já entrego IRS há muito tempo, e a minha declaração nunca é processada muito rapidamente, por ser manual e ter anexos. Mas o habitual é ser cerca de metade do tempo que demorou este ano.

Mas por outro lado, este ano fiz uma coisa que nunca tinha feito antes: vendi ações com diversas datas de compra, sendo algumas com mais de um ano, e outras com menos. Eu não queria englobar essas vendas, mas em relação às que comprei há menos de 1 ano, o englobamento é obrigatório. Então tenho no anexo E, uma parte que é englobada, e outra que não... Mas acho que isto não pode servir de desculpa para tanta demora, já que em teoria os cálculos são automáticos. A explicação que eu encontro é que pode ter sido alvo de validação manual.

Eu não estou a reclamar. Desde que seja dentro do prazo legal, estão no direito deles. Mas o que é certo é que nunca demorou tanto. E vejo em outros sítios muitos relatos de pessoas a dizer exatamente a mesma coisa. Já entrego IRS há muito tempo, e a minha declaração nunca é processada muito rapidamente, por ser manual e ter anexos. Mas o habitual é ser cerca de metade do tempo que demorou este ano.

Mas por outro lado, este ano fiz uma coisa que nunca tinha feito antes: vendi ações com diversas datas de compra, sendo algumas com mais de um ano, e outras com menos. Eu não queria englobar essas vendas, mas em relação às que comprei há menos de 1 ano, o englobamento é obrigatório. Então tenho no anexo E, uma parte que é englobada, e outra que não... Mas acho que isto não pode servir de desculpa para tanta demora, já que em teoria os cálculos são automáticos. A explicação que eu encontro é que pode ter sido alvo de validação manual.

Esse englobamento obrigatório só se aplica a quem fica no último escalão de rendimentos (se é o caso, parabéns :cool:).

Não será no anexo E, mas no G ou J.

... vendi ações ... Então tenho no anexo E, uma parte que é englobada, e outra que não...
Anexo E, não querias dizer anexo G ou J?
Se sim está ok.

Mas consulta o teu IBAN no portal das finanças e além de ver se está certo vê o que está escrito no lado direito do número.
E vai aos movimentos financeiros do portal das finanças, consulta o IRS e na parte do meio da consulta vai ter várias opões, clica nelas para ver os dados e depois de veres se está tudo correto, se tiveres uma opção de ativar reembolsos podes clicar nela.
E pesquisa por dívidas e vê se não tens processos.
E pesquisa por processos de divergências, vais ter várias opções e apenas uma opção que funciona, que é aquela que é para as pessoas normais e não sei de cor aceder à opção correta, tens que tentar cada uma, e vê se tens processos abertos ou que evoluíram para correções (quase nunca é disto mas raramente é).
Disto a única coisa que tem ordem correta é que só podes clicar em reativar reembolso depois de verificares os IBANS.

Isso nuns anos é mais rápido, noutros não. E umas vezes sai-nos a lotaria da análise mais pormenorizada/manual e demora um pouco mais.

Já me aconteceu receber em setembro ou outubro e não tenho, por norma, nada de especial além de anexos B ou F... Mas depois recebo uns juritos a mais.

Para os entendidos: abri actividade com o CAE da venda de excedentes da produção de electricidade para autoconsumo.
Que anexo terei de acrescentar na declaração do próximo ano?
O valor estimado de venda é de 2 ou 3 centenas de euros se correr bem.

Voltar
Superior