Tópico do IRS

Nos outros anos significava que em breve ias ver a pasta a cair na conta bancária. Este ano pelos vistos não se sabe. Também estou nessa situação há semanas. É ter paciência, até 31 de Julho deve cair.

O meu caiu na conta antes de aparecer essa informação

Se era para cair na conta, já devia ter caído. No meu caso já não me lembro, mas devia ter recebido por conta e veio por cheque. O meu pai também apareceu "liquidada - veja mov. financeiros" e depois não recebeu nada, mas aí já houve outras razões que não interessa para o caso.

tão a usar o nosso guito para pagar aos funcionários públicos.. nunca atrasou tanto.

Entregue a 11/5 e já vai á mais de mês

Funciona?

Vai fazer dois anos que pedi os subsídios de maternidade e de paternidade sem me levantar da secretária.

Tomara eu que tudo funcionasse tão mal...

Olha eu fui operado em novembro de 2013, houve um engano no pagamento da baixa e não resolveram nada, disseram que tinha de ir ao posto de atendimento da segurana social..

então se foi me passada uma baixa que não é aquele triplicado de antigamente, é algo feito electronicamente. A medica de familia no motivo da baixa enganou-se, recebi menos dias, a médica fez uma 2ª via da baixa..

A segurançã social responde que não aparece no sistema, quando eu tenho essa 2ª via impressa pelo sistema... digitalizei essa mesma folha e enviei... e nada (já nem me respondiam ás mensagens)..

Voltei a insistir e disseram que tinha levar 2ª via da baixa pessoalmente á segurança social (coisa que fiz no inicio deste mês)..

Alguém sabe como se faz para mudar a actividade da compra no E_FACTURAS? As minhas facturas da gasolina sempre foram do mesmo posto ( que tem uma oficina de reparação automóvel ) e sempre me apareceram como sector " Outros ", mas as duas últimas pediu me para identificar o sector ao que eu coloquei erradamente " Manutenção e reparação de veículos automóveis " em duas delas, agora não me deixa rectificar para o sector outros, dá me o erro " Já foi registado um documento idêntico. "

Funciona?
Vai fazer dois anos que pedi os subsídios de maternidade e de paternidade sem me levantar da secretária.
.....

Tb pedi, e ligaram-me a dizer que não iria receber nada... mas que iriam informar por escrito,por correio.
Continuo á espera da carta passados dois anos também :)

Quanto ao IRS, tb mudou hoje a situação para "Liquidada - veja Movimentos".
portanto, resta-me esperar pacientemente...

Olha eu fui operado em novembro de 2013, houve um engano no pagamento da baixa e não resolveram nada, disseram que tinha de ir ao posto de atendimento da segurana social..

então se foi me passada uma baixa que não é aquele triplicado de antigamente, é algo feito electronicamente. A medica de familia no motivo da baixa enganou-se, recebi menos dias, a médica fez uma 2ª via da baixa..

A segurançã social responde que não aparece no sistema, quando eu tenho essa 2ª via impressa pelo sistema... digitalizei essa mesma folha e enviei... e nada (já nem me respondiam ás mensagens)..

Voltei a insistir e disseram que tinha levar 2ª via da baixa pessoalmente á segurança social (coisa que fiz no inicio deste mês)..

Tudo o que implica fugir a um padrão e a procedimentos do dia a dia é um martírio.

Eu já quis alterar a morada de um familiar ENI que estava errada. Ainda tinha o nome da urbanização e não da rua. Não conseguiram. Ficou assim após 2 idas à SS e 4h perdidas.

Qualquer situação mais complicada:

Primeiro. Eles não têm pessoal suficiente.

Segundo. Para aí 50% não tem capacidade para resolver situações mais complicadas. Ainda têm que trabalhar nos procedimentos simples diários. Os outros ficam arrumados na secretária.

Terceiro. Em muitos casos é a própria lei a complicar. Nem eles conseguem cumprir a lei, pois pode não haver capacidade nem vontade para isso.

Quarto. Como não têm pessoal dizem-te logo. -Ah isto ainda pode demorar. O normal é demorar mais de um ano.[:D]

Qunto. Perde-se a paciência e passa-se a tratar a SS como entidade desleal.[:D]

No entanto há que dizer que o site da SS não é nenhum portal das finanças mas tem melhorado. Daqui a uns 10 anos já podemos dizer que é bom.

o meu irs esta em estado liquidada consultar mov.financeiros desde dia 2014-05-25 e até agora nada na conta [s)] alguma previsão????

ontem recebi pela primeira vez uma carta das finanças para pagar o PEC... ainda por cima até 21/7. E eles para devolver o MEU dinheiro que está lá retido desde janeiro de 2013... têm até 31/7.

É justo, sim senhora

Boas, tenho aqui umas duvidas, para passar o irs do ano que vem, tive rendimentos em Janeiro e Fevereiro deste ano a recibos verdes cat. B (fechei a actividade em Fevereiro) e agora comecei a trabalhar por conta de outrem, em que altura entrego o irs? março ou maio?

Boas, tenho aqui umas duvidas, para passar o irs do ano que vem, tive rendimentos em Janeiro e Fevereiro deste ano a recibos verdes cat. B (fechei a actividade em Fevereiro) e agora comecei a trabalhar por conta de outrem, em que altura entrego o irs? março ou maio?

Devias querer perguntar se na 1ª fase ou na 2ª fase (que este ano foram em Abril e Maio). É na 2ª fase.

Maio (6 caracteres)

edit:
Devias querer perguntar se na 1ª fase ou na 2ª fase (que este ano foram em Abril e Maio). É na 2ª fase.
[:D] Entre o abrir do tópico e o responder demoro tanto tempo que só quando finalmente respondi o teu post apareceu..."Só" anterior ao meu em 4 minutos. Que vergonha. [:D]

Last edited:
Peço a v/ajuda para o seguinte:
- vamos vender uma casa de familia.
- somos 3 herdeiros
- sendo a casa muito antiga (1950) qual é o valor de aquisição a declarar para cálculo das mais valias ? o valor patrimonial (re)definido pelas finanças em 2013 ?
- no irs de cada herdeiro declara-se 1/3 do total da venda ? o que se comprova com a escritura de compra de venda ?

obrigado

Back