Tópico do Nissan Qashqai

Isso não quer dizer nada...um modelo quando sai vende sempre "bem"....e como normalmente, dependendo da marca, as unidades iniciais não são muitas....

Quanto ao vender bem, parece que é mesmo verdade.
Ainda hoje estive com um sócio de um concessionário Renault/Nissan e só ontem tinha entregue 10 Qashqai.
Para além disso também disse que tinha de contratar mais alguém para o stand Nissan, porque o da Renault estava às moscas e o da Nissan estava sempre com gente.

Mas para se ter a certeza se vende ou não, nada como esperar pelo final do mês de Março e ver qual foi o "efeito" Qashqai nas vendas da Nissan.

Quanto ao vender bem, parece que é mesmo verdade.
Ainda hoje estive com um sócio de um concessionário Renault/Nissan e só ontem tinha entregue 10 Qashqai.
Para além disso também disse que tinha de contratar mais alguém para o stand Nissan, porque o da Renault estava às moscas e o da Nissan estava sempre com gente.

Mas para se ter a certeza se vende ou não, nada como esperar pelo final do mês de Março e ver qual foi o "efeito" Qashqai nas vendas da Nissan.

Eu não digo que não esteja a vender bem para a realidade da marca e para as unidades que eles têm disponiveis. Agora o que se passa com a Nissan é aquilo que nos no mercado costumamos chamar ( perdoêm a expressão ) a "Tesão do mijo"...é o lançamento....

A Honda quando lançou o Civic roubou-me bastantes vendas...agora não sendo uma marca habituada a vender muito...depressa deixei de sentir isso...durante uns 4 meses eles tinham os stocks esgotados...hoje não e praticamente vendem o que é normal a marca vender...

Com a Nissan passa-se a mesma coisa...é natural que o stand da Renault esteja ás moscas...mas não tenhas duvidas que a curto prazo a situação se vai inverter. O Qashqai parece-me ( porque ainda não o exprimentei ) um bom produto e com um motor bastante bem adaptado ao nosso mercado....agora vindo da marca que vêm, que não é uma marca de volumes....rapidamente vai voltar aos seus indices normais...

Sem retirar qualquer merito á Nissan, esta é a logica do mercado independentemente de ser ou não correcta.

Eu não digo que não esteja a vender bem para a realidade da marca e para as unidades que eles têm disponiveis. Agora o que se passa com a Nissan é aquilo que nos no mercado costumamos chamar ( perdoêm a expressão ) a "Tesão do mijo"...é o lançamento....

A Honda quando lançou o Civic roubou-me bastantes vendas...agora não sendo uma marca habituada a vender muito...depressa deixei de sentir isso...durante uns 4 meses eles tinham os stocks esgotados...hoje não e praticamente vendem o que é normal a marca vender...

Com a Nissan passa-se a mesma coisa...é natural que o stand da Renault esteja ás moscas...mas não tenhas duvidas que a curto prazo a situação se vai inverter. O Qashqai parece-me ( porque ainda não o exprimentei ) um bom produto e com um motor bastante bem adaptado ao nosso mercado....agora vindo da marca que vêm, que não é uma marca de volumes....rapidamente vai voltar aos seus indices normais...

Sem retirar qualquer merito á Nissan, esta é a logica do mercado independentemente de ser ou não correcta.
Meu caro,
Gostei da sua análise sucinta. Sem esconder o seu interesse profissional que está direccionado para outra marca, elogia o que parece ser um bom carro e, estando no mercado, o que pensa que vai acontecer. É uma atitude que "parecendo que não...facilita". No meu caso, estou de facto interessado no qashqai e a "beber" tudo o que encontro sobre o dito.

Sexta feira (11 Março) tive a oportunidade de fazer test-drive ao Qashquai 1.5DCI na versão Tekna, Durante a "critica" irei fazer comparações com o meu Corolla E12 Sedan de 2002 (1.4VVT-i)

Exterior: Superou as minhas expectativas! Ver em fotos e ao vivo são coisas bem diferentes. Parece mesmo um "jipinho". [:D] As jantes de 17" ficam mesmo bem. A proporção do espaço entre a jante e cava está "no ponto".

As protecções da carroçaria em preto ficam realmente bem! Fiz uma simulação em Photoshop para ver como ficava na mesma cor que a carroçaria, e perde todo o encanto de um carro robusto.

Interior: Bem desenhado. Comandos intuitivos e com um toque refinado. Quase todos os botões têm um "touch" aborrachado e suave.
O ar condicionado é lógico e simples de utilizar. A sua eficácia é boa e o botão para refrigeração direccionada para os ocupantes traseiros é bem vinda.

O radio equipado com 6 colunas têm um boa profundidade e clareza. O sistema é facil de utilizar. A comunicação entre o carro e telefone através do bluetooth é estabelecida rapidamente. Boa qualidade na chamada.

Bancos macios e com boa envolvência. Posição de condução elevada e de fácil regulação. De assinalar que, no lugar do passageiro frontal, os seus pés são "mimados" com uma almofada no piso. Boa ideia! [;)]

Qualidade de construção francamente boa. Materiais moles presentes por todo o interior. O som das portas a fechar é abafado e a insonorização geral é suficiente. Ouvimos sempre o diesel a funcionar mesmo a relentim, mas as vibrações do bloco são bem filtradas.

O tecto em vidro, tenho que dizer que é fantástico! apr:) O ambiente a bordo é muito beneficiado pela luminosidade. Quem vai no banco de trás, fica "vidrado" com a janela. Deve ser fantástico em dias de chuva, ver as gotas a cair no tecto. A cortina é simples de manusear e silenciosa.

O sistema de ignição é que precisa de habituação. Verificar ponto morto (caixa manual), pé no travão, pressionar a "chave" para dentro de rodar como um carro normal.

Condução: A visibilidade neste carro é fantástica apr:). Os espelhos são enormes e a posição de condução elevada. Eu que tenho receio de meter-me em locais apertados com o carro, senti-me à vontade no tráfego citadino e em ruas estreitas com o Qashqai. Em tráfego citadino, senti-me relaxado dentro do carro (coisa que não acontece no Corolla). A elevada altura ao solo tem os seus benefícios provados [;)] .

A direcção é precisa e leve. A baixas velocidades é bem directa e a altas continua a ser equilibrada.

O conjunto caixa de velocidades/embraiagem é competente. Caixa precisa e de correcto escalonamento em conjunto com a embraiagem leve, é um bom casamento (a embraiagem do corolla é dura e a caixa peca na suavidade de engrenagem)

Travões potentes e de boa sensibilidade.

A suspensão é muito boa apr:). O sistema multilink faz realmente a diferença! Em piso degradado, o Qashqai passa pelas irregularidades sem problema. Puxei pelo Qashqai até aos 75km/h (não é muito, eu sei) em piso irregular e com curvas e ele respondeu realmente bem. Não adornou em demasia e é fácil de controlar.

Quando ao motor, é razoável. No breve contacto que tive, até às 2500rpm, acho que tenho que pedir ao santos para ajudarem. Atenção que o carro apenas tinha 500km, logo poderá melhorar nesta aspecto. Mas das 2500rpm para cima, é mesmo "despachado". O turbo entra em acção e sobe de regime muito bem. A junção entre sonoridade do motor e o turbo é agradável. [;)]

O que menos gostei: Bem, aqui vai:
- o sistema chave inteligente acho que deveria ser redesenhado. A adopção de um botão Start/Stop acho que seria bem vinda.
- O forro do tecto é constituído por duas secções de tecido (na versão com tecto de vidro). A junção entre essas secções não é realmente boa. Parece que foi feita à pressa e mancha a sensação de qualidade (talvez um problema das primeiras unidades, espero...)
- Com apenas 500km já tinha alguns ruídos parasitas (também espero que seja das primeiras unidades)
- alguns plásticos deveriam ter sido revistos

No geral é bom carro que promete deixar a sua marca no segmento. Como estou a pensar trocar de carro daqui a 6 meses, este está incluído na minha lista de futuros comparativos.

Os meus parabéns à Nissan pela "lufada de ar fresco" no segmento no lançamento do Qashqai.

Desde já, deixe-me agradecer ao Sr.Gonçalves por toda a simpatia, disponibilidade e bom atendimento durante todo o test-drive [;)]

Ninguém sabe de mais nada concreto?

Tenho acompanhado as revistas "da especialidade" (seja lá isso o que for) e o facto é continuam a não surgir novidades, tipo test-drive, comparativos, não se vê publicidade e até o pedido que fiz por mail de um catálogo deu em nada, ou seja, a Nissan mandou-me o catálogo do Murano e o do Note, dizendo que não tinha o deste bicho...

Não que o dinheiro esteja a mais na carteira (pelo contrário), mas o facto é que a curiosidade é muita, além de que existe uma decisão a tomar e testar esse carro pode (ou não) adiá-la!!!

Se sabem de alguma coisa... digam!
http://www.km77.com/marcas/nissan/2007/qashqai/gama/t01.asp Atenção às opções em rodapé.

Última edição:
O primeiro Nissan desde há muito que certamente irá convencer (n)a Europa.

Depois do desastre do Micra e do Primera, para não falar na não subsituição do Almera que ainda há pouco andava aí a arrastar-se, faltava mesmo esta lufada de ar fresco.

O carro é de facto muito atraente. Está a anos luz do seu primo Auris do ponto de vista estético e até de conceito.

Espero que seja tão bom como parece e que seja um sucesso.

Percebi o que dizes, mas repara que o Honda Civic não tem motores adaptados ao nosso mercado.
Por isso no Honda acho natural o aumento das vendas pelo efeito novidade, já no Qashqai não me parece que seja só isso.
Se reparares o Qashqai é falado por tudo quanto é lado...

Voltar
Superior