Tópico do R21

Sempre tive ideia que o 21 foi um carro muito pouco fiável (imagem geral da renault nos 80s), era daqueles carros que até ao inicio dos anos 90 se viam bastantes mas rapidamente com o virar do século desapareceram todos.
Aqui na aldeia havia uns quantos já não existe nenhum, nem vejo carros destes na estrada.

Para mim apenas o 21 turbo é digno de recordar, de resto é para esquecer.

Olha que não,o 1.4 era algo lento mas o 1.7 já acompanhava bem o ritmo do pedal e passava os 200 km/h mas bebia mais gasosa do eu bebia água,só tive de trocar um alternador e nada mais do que manutenção normal.Já a Nevada não dava gozo conduzir apesar de recolher os bancos traseiros e poder dormir lá dentro completamente esticado,isso deu jeito em duas ou três viagens.O motor 2.1D era bom.

Estofos fantásticos??

Eu tenho uma opinião completamente diferente, eram uma grande porcaria, nunca gostei, pareciam uns autênticos sofás dos 80s meios para o relaxados, o tecido aveludado era horrível ao tacto principiante no verão.

Não foi por nada que desistiram de fabricar estofos assim...

Os bancos não eram maus nos primeiros km depois notavam-se demasiado macios e ao fim de 200 ou 300 km seguidos já moía o corpo,a espuma interior era fraca mas os tecidos eram o normal da altura,nem bons nem maus.

Mas há mais algum do que o Radial? Nunca vi nenhum diferente... :confused:
Existem.
Radial tem a ver com a "disposição" das telas no pneus. Tens, pelo menos, telas radiais (radial), diagonais (em inglês, bias ou cross ply) e mistas (bias belted). A nível de carros ligeiros, actualmente, creio que os radiais são os mais utilizados, antes dos radiais usavam-se pneus diagonais nos carros. Creio que nunca vi pneus diagonais em carros modernos, mas em carros com mais de idade, sim.

Uns links em português (no caso do segundo, português não-europeu):
Tecnologias de pneus

Bons motivos para escolher o pneu radial

Diário Automóvel - Os Ícones: Renault 21 (AQUI)

Ainda nos anos 80, a Renault inventa um desportivo por trás dos bastidores. Um carro com classe e velocidade. Capaz de colocar todos os adversários a comer pó.

Tinha de ser algo em grande, cheio de estilo, que tivesse pinta. E nada melhor do que o Turbo!

No Phase I, haviam as versões Sedan e Nevada, as normais com motores entre 1.7 e 1.9 e as desportivas Turbo eTurbo Quadra 2.0.

1986_renault_r21.jpg

O Phase II, foi o que fez mais sucesso. Com ele chega também a versão Hatchback, tal como o motor 1.4 e 1.6 para o mercado Japonês.

L-Renault-21-Turbo-2.jpg

Em 1994, a produção acabou, e veio o Laguna para seu lugar, carro que ainda hoje existe, e que porém parece estar a chegar ao fim da sua carreira.

Conheci de perto um 1.7 TSE.
Para a altura, achei um carro tecnologicamente muito evoluído. Fascinava me o computador de bordo e o AC automático.

O que conheci tinha estofos em pele e faróis de longo alcance + faróis de nevoeiro.

Foi vendido quando começou a dar problemas eléctricos e a deixar de pegar no inverno [:D]

Acho um carro carismático, nas suas versões Turbo e Quadra. Não me importava nada de ter um [:cool:]

Conheci de perto um 1.7 TSE.
Para a altura, achei um carro tecnologicamente muito evoluído. Fascinava me o computador de bordo e o AC automático.

O que conheci tinha estofos em pele e faróis de longo alcance + faróis de nevoeiro.

Foi vendido quando começou a dar problemas eléctricos e a deixar de pegar no inverno [:D]

Acho um carro carismático, nas suas versões Turbo e Quadra. Não me importava nada de ter um [:cool:]

Conhcei de perto um 1.7 GTS com motor trocado para 1.9 TD turbo. Aquilo andava que se farta... [:D]

Back