Tópico do SLB - SLB x GVFC 13/09 18H BTV

Vocês confundem o factor económico com a aposta na formação.
Se eu gostava que se apostasse nos jogadores vindos da formação? Sim. Gostava que o Bernardo tivesse jogado e brilhado pelo Benfica? Sim. 16M pelo Bernardo foi bom? Sim, foi excelente.

E se o Cancelo e o Cavaleiro também forem por valores dessa grandeza também são muito bem vendidos.

E se o Cancelo e o Cavaleiro também forem por valores dessa grandeza também são muito bem vendidos.

Pelo que já se viu dos jogadores acho que nem se devia meter o Cavaleiro e o Bernardo no mesmo saco, são dois jogadores com valor e potencial completamente diferentes. O Cavaleiro por 15M era o negócio do século enquanto que o Bernardo daqui por 2 anos pode estar a valer 50, é daqueles que não engana.

O Benfica atravessa um grave problema financeiro e estes milhões são como balões de oxigénio para o clube.
Especialmente depois do JJ ter afastado o Benfica das competições europeias [8b]
Acho que neste caso e noutros identicos que poderão vir a acontecer,o factor necessidade financeira é bem maior que a vontade de manter estes jogadores no clube.

E quanto é que ele valeria daqui a 2 anos?

Ou seja, podemos colocar a questão ao contrário: Quanto é que o Benfica pagou (deixou de ganhar) para vender o Bernardo agora por 15M?

A verdade é só uma: um Talisca qualquer desta vida, sem qualquer prova dada ou experiência na Europa, mereceu passaporte dourado para o 11 inicial. Já a maior pérola da formação dos últimos longos anos, com um presumível futuro brilhante à sua frente, viu-se forçada a procurar clube para adquirir minutos de competição, porque no clube do seu coração o treinador não lhos iria dar.

Ainda, quanto à questão do produto da casa/nacional. Nos produtos que compro, para casa ou trabalho, prefiro produto nacional. Mas o diferencial de preço que estou disposto a pagar a mais por um produto nacional face a um semelhante importado, é baixo.

No futebol, é o mesmo. Se me daria mais gosto ver o SLB com jogadores feitos em casa? Com TODA a certeza. Mas parece-me que isso não sairia mais barato, desportiva e economicamente.

E quanto é que ele valeria daqui a 2 anos?

Ou seja, podemos colocar a questão ao contrário: Quanto é que o Benfica pagou (deixou de ganhar) para vender o Bernardo agora por 15M?

A verdade é só uma: um Talisca qualquer desta vida, sem qualquer prova dada ou experiência na Europa, mereceu passaporte dourado para o 11 inicial. Já a maior pérola da formação dos últimos longos anos, com um presumível futuro brilhante à sua frente, viu-se forçada a procurar clube para adquirir minutos de competição, porque no clube do seu coração o treinador não lhos iria dar.

Vou colocar uma hipótese extrema para ver se todos entendem, o Bernardo é já hoje um valor seguro na Europa, no Benfica não, pois o brilhante JJ só o deixou jogar 31minutos em vários jogos, agora vamos para o extremo suponham que vai ser um futuro Cristiano Ronaldo, acham que foi bem vendido sem nunca ter tido hipótese de mostrar o seu valor com a camisola sagrada?

Vou colocar uma hipótese extrema para ver se todos entendem, o Bernardo é já hoje um valor seguro na Europa, no Benfica não, pois o brilhante JJ só o deixou jogar 31minutos em vários jogos, agora vamos para o extremo suponham que vai ser um futuro Cristiano Ronaldo, acham que foi bem vendido sem nunca ter tido hipótese de mostrar o seu valor com a camisola sagrada?
Isso é uma suposição. Só vais saber no futuro...

O Benfica emprestou um jogador da "B" a um clube que luta por coisas importantes na Europa. Aqui podemos especular se teria sido melhor ele ficar ou se empréstimo foi bom, se foi emprestado por pressões de empresários, etc.

Esse jogador vai para essa equipa e cresce. A equipa bate +15M€ e o jogador fica lá.

Não me parece mau negocio e nem me parece que o Benfica esteja em condições financeiras de fazer algo para ele não sair.

Se bem me lembro quando o Bernardo foi emprestado ao Monaco muita gente criticou por o terem emprestado ao Monaco. Diziam que nem ia calçar... e eu fui um deles.
Afinal a coisa correu bem. Jogou, valorizou e foi vendido por um bom preço.

Sendo racional pela 1ª vez sobre este tema, ou tentando, a venda do Bernardo à semelhança do André Gomes, é muito boa, caso entrem nos cofres exactamente o que se diz no comunicado.

Aqui o que custa aos adeptos é a humilhação por que passam jogadores nossos queridos da formação que nem sequer chegam a provar o seu valor na equipa A. Tenho vergonha da situação em que uma equipa que está actualmente nos oitavos da CL dar oportunidades ao Bernardo e nós não termos sido capazes.

Agora, finalizando, se o Nelson Oliveira tivesse sido vendido por 15M depois do Mundial sub-20 ter-se-ia revelado hoje um mega negócio!

Isso é uma suposição. Só vais saber no futuro...

Claro que Sim, mas por isso eu critico fortemente o JJ não dar hipóteses aos miúdos Portugueses que têm talento. Aliás a este nível o JJ é medíocre e tem complexos que não entendo, o ridículo é que o mérito desta venda ainda vai ser atribuida ao JJ, quando muito do dinheiro que o Benfica fez nas épocas de JJ se deve mais ao scouting do Departamento de Futebol e ao Rui Costa do que ao treinador JJ, que responde que "apostas é na casa de apostas".

O problema é que o Bernardo, se tivesse tido da parte do JJ, as oportunidades que seriam justas tendo em conta o seu valor, em vez de sair por 16M saía por 30 ou 35M. Vamos ver por quanto o Bernardo vai sair do Mónaco, para um grande clube europeu, daqui a um par de anos...

Entretanto ali no tópico ao lado lê-se que o lance da falta do Talisca à entrada da área do Marítimo cortou um contra-ataque que ia dar golo. Se calhar vou lá perguntar por quanto é que o Bernardo vai sair do Mónaco daqui a uns anos...é que pelos vistos há lá quem perceba de futurologia.

Última edição:
Voltar
Superior