Tópico do SLB - SLB x GVFC 13/09 18H BTV

Vi o jogo a espaços, pelo que não consigo ter uma percepção clara acerca da exibição, mas já ouvi em vários espaços de comunicação que foi mais do mesmo (45 minutos de avanço). Do resumo alargado fico com estas ideias gerais:

- Ganhámos jogo, mas tendo em conta as oportunidades claras que o Arouca teve, podíamos ter deixado lá os 3 pontos.
- O penalti é claro e óbvio, nestes casos acho que nem era preciso chamar o árbitro ao monitor (a não ser que seja protocolo). O que não entendo é a justificação dada. Se aquilo não é posição natural do braço, então não sei o que é. Fazia muito mais sentido dizer que a bola bate no braço, que estava esticado e a fazer volumetria, na sua direção à baliza.

Em relação ao Rios, dos jogos que tenho visto percebe-se que os pés não são de ouro, mas também se nota muita entrega e disponibilidade ao jogo. Dá tudo em campo e, apesar de poder não chegar, é mais do que alguns que por lá andam entregam.

O Rafa penso que não vale a pena comentar muito mais do que veio pior do que saiu, e quando saiu já tinha passado o seu melhor período. Não entendo porque tem sido constantemente opção como titular.

Já o Pavlidis esta época foi de aceitável para mau. Agora até consegue falhar passes curtos e estragar jogadas de ataque. Dá ideia que o falhanço no dragão mexeu muito com a confiança dele.

Não temos vida fácil para chegar ao 2º lugar.

Vi o jogo a espaços, pelo que não consigo ter uma percepção clara acerca da exibição, mas já ouvi em vários espaços de comunicação que foi mais do mesmo (45 minutos de avanço). Do resumo alargado fico com estas ideias gerais:

- Ganhámos jogo, mas tendo em conta as oportunidades claras que o Arouca teve, podíamos ter deixado lá os 3 pontos.
- O penalti é claro e óbvio, nestes casos acho que nem era preciso chamar o árbitro ao monitor (a não ser que seja protocolo). O que não entendo é a justificação dada. Se aquilo não é posição natural do braço, então não sei o que é. Fazia muito mais sentido dizer que a bola bate no braço, que estava esticado e a fazer volumetria, na sua direção à baliza.

Em relação ao Rios, dos jogos que tenho visto percebe-se que os pés não são de ouro, mas também se nota muita entrega e disponibilidade ao jogo. Dá tudo em campo e, apesar de poder não chegar, é mais do que alguns que por lá andam entregam.

O Rafa penso que não vale a pena comentar muito mais do que veio pior do que saiu, e quando saiu já tinha passado o seu melhor período. Não entendo porque tem sido constantemente opção como titular.

Já o Pavlidis esta época foi de aceitável para mau. Agora até consegue falhar passes curtos e estragar jogadas de ataque. Dá ideia que o falhanço no dragão mexeu muito com a confiança dele.

Não temos vida fácil para chegar ao 2º lugar.

Eu sempre achei a contratação do Rafa um ato de gestão danosa, pelas razões que alguns adeptoLinos não conseguem entender. Ou seja, é completamente absurdo pagares 7 milhões por um jogador de 32 anos que deixaste sair de borla há 18 meses. Ainda por cima, para uma posição onde já tens outros jogadores caros, além de jovens a aparecer.

Ainda assim, achava que o Rafa, aqui ou acolá, poderia ajudar em alguma coisa. O problema é que nem isso. Ele tem sido uma nulidade total. Recebe um elevado salário e veio e acrescentar zero. Mas joga sempre, claro.

Eu sempre achei a contratação do Rafa um ato de gestão danosa, pelas razões que alguns adeptoLinos não conseguem entender. Ou seja, é completamente absurdo pagares 7 milhões por um jogador de 32 anos que deixaste sair de borla há 18 meses. Ainda por cima, para uma posição onde já tens outros jogadores caros, além de jovens a aparecer.

Ainda assim, achava que o Rafa, aqui ou acolá, poderia ajudar em alguma coisa. O problema é que nem isso. Ele tem sido uma nulidade total. Recebe um elevado salário e veio e acrescentar zero. Mas joga sempre, claro.

Exacto, caro, salário elevado, parco rendimento e numa posição que não era necessário qualquer reforço. E para piorar tinha ido embora a custo zero. Nem percebi porque é que o Mourinho o quis.

Então mas era precisamente essa a minha esperança, que, claro se está a acabar de esfumar. Ainda não percebi qual o mal nisso. Sempre a bem do Benfica, a pessoa não me interessa para nada.

"algo a desejar" é um eufemismo.

Tem sido uma verdadeira tragédia.

Porque, no fundo, nem sequer há propriamente uma política de contratações. Não existe qualquer plano ou projeto.

Navega-se à vista. Hoje a ideia é uma e amanhã é outra.

Neste momento, não sabemos se o Mourinho sai ou continua na próxima época. Se ficar, ha possibilidade de seguir as pisadas do Lage e do Schmidt.

Mas, antes disso, vamos ver mais uma revolução no plantel. O Mourinho até já anda a preparar o terreno para isso. E assim funciona o ciclo.

O Rafa provavelmente só assinou contrato, depois de ver garantida a sua titularidade sempre que estivesse disponível para jogar, tanto que chegou e passada nem uma semana jogou logo.

Here we go again.
5d721afbad855008c3239d24cf1b30e1.jpg

Vai ser o novo Luisão... [:D]

Honestamente, neste momento acho que não acrescenta e está a retirar o lugar a outros jogadores. Para mim, atualmente, a dupla deveria ser António Silva e Tomás Araujo. O Otamendi é bom, mas nunca foi um fora-de-serie e está velho para a realidade do Benfica atual.

O que não faltam para aí, mesmo em Portugal, são defesas centrais de qualidade.

Estas novelas com o Otamendi são mais um sinal do desnorte do nosso clube. Tal como aconteceu com o Di Maria, o clube é que espera que os jogadores decidam o que querem fazer da vida deles. Se aparecer algo fixe, saem. Caso contrário, ficam no Benfica, que estará sempre de pernas abertas à sua espera.

Neste caso, a coisa é ainda mais grave porque o Otamendi tem vindo a apresentar um rendimento fraco, abaixo do que o Benfica deve exigir. É caro e dá casas, só tem de ir à vida dele.

se Otamendi sair (e bem)

Qual deveria ser a estratégia para 26/27 ? renovar metade da equipa ? gastar 100/200M ?

O que deverá acontecer com Turbin ? sai ou fica ?
Aursnes com 31/32... fica ? ou sai ?
Barrenchea ... tem potencial ? fica ou sai ?
Rios ... vai ser estrela ? fica ou sai ?
Pavlidis .... é matador ? fica ou sai ? suplente ?
Barreiro ...um mal amado ? suplente ? fica ou sai ?
Sudakov ... vai explodir ? fica ou sai ?
Ivanovic... vai explodir ? fica ou sai ?
Bruma ... quase nao jogou ! fica ou sai ?
prestianni ... fica ou sai ?
e os laterais ..... ?

se Otamendi sair (e bem)

Qual deveria ser a estratégia para 26/27 ? renovar metade da equipa ? gastar 100/200M ?

e os laterais ..... ?

1 por um, minha opinião pessoal:

Trubin deveria ser vendido, mas não sei se tem mercado, o Samuel Soares não é inferior e até pode ser potencialmente superior.
O Aursnes é para ficar, faz falta.
O Barrenechea falta-lhe intensidade, por mim pode seguir.
O Rios parece-me que ainda se faz jogador, mas, para já, é apenas um suplente, se houver mercado também pode sair, mas apenas se for um bom negócio, mas ele também já não é nenhum puto...
Pavlidis é para ficar, apesar de nao ser um fora de série, é bom jogador e já provou que pode ter golo se estiver bem.
Barreiro é para ficar, tem intensidade, mesmo que lhe falte alguma capacidade técnica, compensa bem com uma excelente capacidade atlética.
Sudakov parece-me ser jogador para espaços curtos e pensar o jogo, pode ser fundamental em jogos contra equipas que se fecham muito, por mim pode ficar.
Ivanovic não tenho opinião formada, mas parece-me ser mais fadado para jogar em contra-ataque que em ataque continuado, pelo que não vai ter muitas oportunidades de sobressair. Por mim era emprestado a uma equipa que jogue mais na sua forma natural de jogar para valorizar.
Bruma é jogador, mas está à muito tempo parado, tudo depende da equipe médica, mas, se ficar bem fisicamente, é para manter e ser suplente do Scheldrup.
Prestianni não tem mercado este ano e não é mau jogador, será, a meu ver, suplente do Lukebakio, mas pode ou ficar e ir entrando para ganhar calo, ou ser emprestado para esquecer o assunto desta época e voltar mais fresco na outra seguinte.
Laterais? Temos o Dedic e o Dahl, temos o Bah e o Sidny. Acho que estamos servidos, aparentemente, a não ser que o sidny tenha ficado marcado com a conversa com o vinicius.

São os meus 500... Mas eu sou apenas treinador de bancada e não estou lá a ver os treinos... :P

se Otamendi sair (e bem)

e os laterais ..... ?

Acho que a resposta a essa questão é relativamente complexa. Eu acho que nunca equipa vencedora se constrói a mudar 10-15 jogadores por época como o Benfica tem feito. Precisas de ter identidade, de ter uma espinha dorsal, rotinas, etc.

Os planteis devem sofrer ajustes e não revoluções.

Por outro lado, o Benfica tem feito e, pior ainda, de forma completamente aleatória. Ora se vai buscar jovens para forma, ora se vai buscar jogadores feitos para render no imediato. Além disso, o perfil dos jogadores não tem sequer um fio de condutor.

Como resultado, tens um plantel cheio de jogadores caros e que não encaixam minimamente no nosso futebol ou nas ideias do treinador atual, se é que Mourinho vai continuar.

Portanto, apesar daquilo que comecei por dizer, acho que o Benfica tem, de facto, que mexer bastante no plantel. A diferença é que isso tem de ser feito com critério, para ver se acabamos de vez com este carrossel.

Falando especificamente dos casos que referes:

Trubin - representou uma clara melhoria face ao Odysseas, mas não tem evoluído o que se esperava. Tem, inclusive, sido culpado por muitos dos golos sofridos. Havendo uma proposta, até porque ganha muito, acho que deveria sair para apostarmos num dos elementos da formação.

Aursnes - fica, sem dúvida. Ele é daqueles jogadores que terá de fazer parte da espinha dorsal que referi acima. Não é um jogador extraordinário, mas é muito competente e fiável em diversos aspetos. Bem utilizado, é essencial na equipa. Além disso, parece ser um profissional de excelência.

Barrenechea - um erro de casting, parece-me. Jogador muito macio para o que precisamos. Por mim, pode sair.

Rios - ao contrário do Enzo, até ė agressivo, mas depois falha no resto. Não parece ter nada a ver com o nosso futebol. Mas, apesar disso, diria que pode ter mais uma oportunidade para vermos se é só falta d3 adaptação.

Pavlidis - caso muito difícil de opinar. Tanto é o nosso melhor jogador como se torna uma nulidade. São duas épocas de um rendimento muito irregular. Não sei o que dizer.

Barreiro - acho que deve ficar. Aqueles dois pezinhos fazem a bola chorar, mas é um jogador muito intensivo e que é útil em diversos momentos do jogo. Só precisamos que o treinador entenda que ele não é um 10 nem pode organizar o nosso jogo. E, claro, não serve para ser sempre titular nem pouco mais ou menos.

Sudakov - merece ficar, se for para ser aposta constante do treinador. Para estar no banco, mais vale sair. Na minha opinião, pode ser um jogador essencial e deveria ser titular a 10.

Ivanovic - vejo ali potencial. Mas digo o mesmo que digo sobre o Sudakov. Ou seja, fica se for aposta. Se é para estar sempre no banco, mais vale sair, até para libertar verbas.

Bruma - sai, sem dúvida. Não acrescenta nada e nem sequer é aposta.

Prestianni - pode ficar. Há ali potencial e ainda é muito jovem.

Laterais - acho que estamos ok. Dedic e Bah são suficientes para o lado direito e, no lado esquerdo, temos o Dahl e não precisamos de ter mais ninguém, de forma a dar espaço para o Neto crescer.

Voltar
Superior