Tópico do SLB - SLB x GVFC 13/09 18H BTV

Como adepto de futebol, e polémicas à parte (deixo isso para as minhas "brincadeiras" com amigos), tenho, desde algum tempo a esta parte, um sentimento estranho em relação a estas "novas regras" e à usurpação daquilo que deve ser o VAR. E passo a explicar.

1. Claro e óbvio. Ora, isto significa que não pode haver espaço para a interpretação. Infelizmente é o que mais acontece. Ou o lance é um erro grosseiro e analisado em poucos segundos como algo, lá está, claro e óbvio, ou então compromete o protocolo do VAR. E se compromete, não deve ser escrutinado pelo mesmo. Como é que se compreende que o VAR assinale lances que estão minutos a ser analisados para se tomar uma decisão? Como se percebe que o VAR assinale lances que depois o árbitro reverte? Onde está o claro e óbvio nestas situações?

2. Contactos. Anda-se a procurar pequenos contactos dentro de área que, na maioria das vezes, não têm qualquer impacto na disputa de bola, e consideram-se faltosos. Contactos esses que acontecem inúmeras vezes no meio campo e não se assinalam (e bem, diga-se). Antigamente era ao contrário, assinalava-se "tudo" no meio campo e muito pouco na área. O futebol é feito de contactos, há que ver se esses contactos têm uma relação causa-efeito. O que acontece, e tem acontecido muito, é que por causa destes lances serem constantemente assinalados, temos jogadores que ao mínimo toque dentro de área viram actores, teatralizando o lance e levando à marcação de grandes penalidades. Se não fossem assinalados de forma tão leviana, certamente que estes comportamentos diminuíam drasticamente.

3. Mãos na bola. Eu ainda fico surpreendido quando agora todas as mãos na bola são penaltis. Um jogador tem que ter os braços encostados ao corpo para não ser penalti. Como é que se chegou a este ponto? Há um centro para a área, o defensor tem o braço para baixo ligeiramente aberto, a bola vai direitinha à mão/braço, não existe qualquer movimento do braço nesse sentido e...penalti. Um jogador disputa uma bola nas alturas, perde o lance, o adversário cabeceia a bola, que até nem vai na direção da baliza, bate-lhe no braço sem sequer ter feito nada para tal acontecer e...penalti. Isto faz sentido? Deixou de haver espaço para a intencionalidade e bom senso.

4. Fora de jogo. Se existe mão humana na colocação de pontos num qualquer programa, então tem que haver uma margem, seja ela de 10/15/20 cms, mas tem que haver. Se for algo a nível tecnológico, aí compreende-se que não haja qualquer margem.

Tudo isto devia ser revisto rapidamente sob pena de se tornar o futebol dos penaltis dos micro-contactos e das bolas nas mãos, dos fora-de-jogo de 2 cms, e da adulteração do claro e óbvio do VAR.

O VAR deveria ser usado como tem sido na champions, simples e básico, não é preciso inventar nada. Erros grosseiros apenas. Em Portugal é que usam o VAr a belo prazer para situações que nalguns casos nem dúbias são.
Obviamente que há sempre ali uma questão subjetiva, nas mãos como falas, é o principal problema que o VAr nunca vai resolver, em minha opinião deve prevalecer a decisão do arbitro no jogo nesse caso.
Depois há os árbitros ou os VArs que sofrem de cegueira como foi o caso do penalty do Sporting desta semana, que é um lance claro e objetivo (só para dar um exemplo que toda a gente se lembra, não para alimentar polémicas), nestes casos o problema não é o VAr nem há muito a fazer que não seja castigar exemplarmente este pessoal.

Relativamente ao fora de jogo, terá sempre mão humana na maioria dos jogos e existe sempre uma possibilidade de erro efetiva, que deve ser colmatada como em Inglaterra, há uma margem onde é sempre considerado em jogo, beneficia o ataque.
A tecnologia como se tem visto estes dias no ténis com o olho de falcão erra e por margens ainda significativas, se juntarmos a mão humana ainda mais amrgem para erro há. Aqui deve prevalecer a equidade, que é o que se tem feito no tenis.

...

Tudo isto devia ser revisto rapidamente sob pena de se tornar o futebol dos penaltis dos micro-contactos e das bolas nas mãos, dos fora-de-jogo de 2 cms, e da adulteração do claro e óbvio do VAR.

concordo.... o futebol tem se jogado por pessoas e se possível com MUITOS golos
(descobrir 1 for de jogo de 2 com, num campo de 60m de largura, em que no frame X a unha do pé está mais à frente...mata a emoção do futebol !=

não seria útil em cada jogo, estar na sala do VAR 1 representante de cada 1 dos clubes que está a jogar
e essas 2 pessoas terem acesso " in loco *as imagens e ao áudio ? talvez limpasse um pouco a polemica !

Bem, intensificam-se as notícias que o Real Madrid vem mesmo buscar o Mourinho.

Se for assim, "todos" temos no imaginário ir buscar o Amorim, mas depois do desastre do Man United fico com dúvidas, se não é demasiado casmurro e inflexivel e no Sporting foi beneficiado das circunstâncias de ter um super-Gyokeres...

Não sei se não preferia um Marco Silva, na verdade...

concordo.... o futebol tem se jogado por pessoas e se possível com MUITOS golos
(descobrir 1 for de jogo de 2 com, num campo de 60m de largura, em que no frame X a unha do pé está mais à frente...mata a emoção do futebol !=

não seria útil em cada jogo, estar na sala do VAR 1 representante de cada 1 dos clubes que está a jogar
e essas 2 pessoas terem acesso " in loco *as imagens e ao áudio ? talvez limpasse um pouco a polemica !

Eu acho é que iria criar ainda mais polémica[:D]

Bem, intensificam-se as notícias que o Real Madrid vem mesmo buscar o Mourinho.

Se for assim, "todos" temos no imaginário ir buscar o Amorim, mas depois do desastre do Man United fico com dúvidas, se não é demasiado casmurro e inflexivel e no Sporting foi beneficiado das circunstâncias de ter um super-Gyokeres...

Não sei se não preferia um Marco Silva, na verdade...

Tema complexo, de facto. O Mourinho sair para o Real seria para todas as partes: ele quer ir, o Benfica fica melhor sem ele e o Rui Costa lava as mãos sobre essa decisão.

Contudo, a escolha do sucessor não é óbvia.

O Amorim seria a possibilidade que ocorre a todos, mas não creio que faça sentido, para ele, regressar a PT. Ele já provou que consegue ganhar cá, por isso não será mais um eventual título com o Benfica que fará diferença na sua imagem. Ele precisa é de provar que ganha noutros lados.

Sob a nossa perspectiva, que é a que interessa, o Amorim é uma escolha perigosa. No Sporting ele precisou de muito tempo para apresentar bom futebol. É certo que foi campeão, mas beneficiou do contexto dos estádios vazios, ganhou muitos jogos sem saber como e a equipa jogava pouquíssimo.

A seguir ficou em quarto lugar, até que começou a apresentar bom futebol. No Benfica, isso é impensável. Não somos um clube onde ficar em quarto lugar é aceite como normal.

Não podemos esperar anos para o Amorim pode reformular tudo. Muito menos temos dinheiro para isso.
Precisamos de alguém que aproveite muito do que temos e que consiga trabalhar a partir daí. Ajuste, sim, mas sem trocar o plantel todo.

O Mourinho nem devia ter posto cá os cotos. Mas pronto, o mal está feito.
Mas já que o Real Madrid o quer, que o venha buscar. Sempre será melhor do que daqui a uns tempos termos de lhe dar um pontapé no cu e ainda pagar a indemnização.

Por outro lado, não estou a ver um treinador de jeito para o substituir...

Deixar ir o Mourinho embora é um erro. Pela segunda vez começa a mostrar que pode construir uma equipa e pela segunda vez não concretiza. O que ele fez nesta época com uma equipa que não é dele pode considerar-se positivo. Não pelos títulos mas por aquilo que se nota na equipa, na organização e na liderança. Ele deve ficar pelo menos mais 2 épocas para colhermos os frutos, e não fazer do Benfica apenas um degrau para o RM.

Deixar ir o Mourinho embora é um erro. Pela segunda vez começa a mostrar que pode construir uma equipa e pela segunda vez não concretiza. O que ele fez nesta época com uma equipa que não é dele pode considerar-se positivo. Não pelos títulos mas por aquilo que se nota na equipa, na organização e na liderança. Ele deve ficar pelo menos mais 2 épocas para colhermos os frutos, e não fazer do Benfica apenas um degrau para o RM.

Organização? Podes especificar? Ou estás a falar de ter ido buscar o Sidny, que não se encaixa e nem sequer joga, ou do Rafa, que passou logo a titular e que acrescenta zero?
A não ser, claro, que estejas a falar da organização em campo, aquela que não existe.

Liderança? O que entendes por liderança é rasgar os jogadores sempre que as coisas não correm bem? Ou liderar é nunca assumir as culpas nos fracassos, mas puxar assim o mérito nas vitórias?

As faixas já estavam encomendadas quando o Benfica ganhou em alvalade. Este empate apenas nos dá 2 pontos de folga para a luta para a champions. Esperemos que o Benfica seja competente e não deuxe fugir o 2.º lugar.

As faixas já estavam encomendadas quando o Benfica ganhou em alvalade. Este empate apenas nos dá 2 pontos de folga para a luta para a champions. Esperemos que o Benfica seja competente e não deuxe fugir o 2.º lugar.

É isto.
Época miserável do Benfica, que começa na direção

A champions para o ano são mínimos

Organização? Podes especificar? Ou estás a falar de ter ido buscar o Sidny, que não se encaixa e nem sequer joga, ou do Rafa, que passou logo a titular e que acrescenta zero?
A não ser, claro, que estejas a falar da organização em campo, aquela que não existe.

Liderança? O que entendes por liderança é rasgar os jogadores sempre que as coisas não correm bem? Ou liderar é nunca assumir as culpas nos fracassos, mas puxar assim o mérito nas vitórias?

Mais grave que isso foi manter o Sudakov e Aursnes nas alas durante meses a fio e so por la extremos de origem no fim de Janeiro com as entradas de prestianni e Scheldrup... Foi por aqui que empatamos um sem fim de jogos e levamos 3 do braga na taca da liga. Ridiculo. Faz lembrar as teimosias do Roger Schmidt.

Enquanto treinador de bancada so peco um treinador que nao queira reinventar a roda e que meta os jogadores nas posicoes certas. E o scouting que ajude porque ha jogadores que nao tem solucao [8b]

Última edição:
A situação do treinador vai ser o tema da pré época. Fica ou sai?

E se sair, vai ser sempre uma questão fraturante. Se ficar, também. Eu a mim parece-me que a bola está do lado do Mou, o Florentino quere-o e ele terá de decidir.

Eu nem sei o que é melhor. Por definição gosto da continuidade. Isto de mudar de treinador todos os anos, por vezes ate mais de uma vez, não é solução na minha opinião.

Até pode vir o Ruben, e começar do zero. Mas tem de ser com garantia de continuidade mesmo que não tenha sucesso no primeiro ano.

Também estou divido. Por um lado era bom que ele fosse para o RM. Assim ninguém se chateia e a vida segue.

Por outro lado, 25/26 anos depois ficamos outra vez, com a sensação do " e se ele tivesse ficado?" Ele ainda é o melhor treinador português da história, ainda que há largos anos para cá não seja o mesmo. Juntar a isso as más decisões que ele tomou já no SLB (vocês enumeraram umas quantas), a forma como quando perdemos a culpa é dos jogadores nunca é dele porque ele é o maior...enfim. Depois, ele prefere jogadores feitos e nós temos aí à porta uma série de jovens muito bons, que precisam de ir tendo oportunidades.
Não sei mesmo.

O Rúben era fixe, mas ele quer tomar conta do futebol todo e no SLB isso não funciona assim e não acredito que ele volte para treinar cá em Portugal para já.
Há uns anos houve um certo hype no Marco Silva, onde eu também embarquei. Agora não sei.

Também estou divido. Por um lado era bom que ele fosse para o RM. Assim ninguém se chateia e a vida segue.

Por outro lado, 25/26 anos depois ficamos outra vez, com a sensação do " e se ele tivesse ficado?" Ele ainda é o melhor treinador português da história, ainda que há largos anos para cá não seja o mesmo. Juntar a isso as más decisões que ele tomou já no SLB (vocês enumeraram umas quantas), a forma como quando perdemos a culpa é dos jogadores nunca é dele porque ele é o maior...enfim. Depois, ele prefere jogadores feitos e nós temos aí à porta uma série de jovens muito bons, que precisam de ir tendo oportunidades.
Não sei mesmo.

O Rúben era fixe, mas ele quer tomar conta do futebol todo e no SLB isso não funciona assim e não acredito que ele volte para treinar cá em Portugal para já.
Há uns anos houve um certo hype no Marco Silva, onde eu também embarquei. Agora não sei.

O tema dos jovens é bem lembrado. O Mourinho andou a lançar jogadores da formação só para ficar com essa fama, mas a realidade é que nenhum deles foi uma aposta com continuidade.

O Mourinho prefere dar tempo a jogadores como o Rafa do que apostar verdadeiramente na formação. E a verdade é que temos vários jogadores campeões do mundo de sub-17, mas que só podem crescer se houver um plano para eles.

Aliás, isto não se aplica apenas ao jogadores do Seixal. O Benfica foi buscar o Scheldrup e o Prestianni para os fazer crescer, mas nunca se viu nada nesse sentido. O primeiro ainda só cá está porque aconteceu um milagre com o Real Madrid. Caso contrário, andaria a partir tudo na liga belga.

Além disso, o Mourinho está farto de rasgar os jogadores. Se ele ficar, quão grande será a revolução no plantel?

Estava aqui a ver e "já" lançou 7.

Ivan Lima (15 minutos) - já saiu do clube
Rodrigo Rêgo (203 minutos)
Tiago Freitas (1 minuto)
José Neto (96 minutos)
Anísio Cabral (42 minutos)
Daniel Banjaqui (154 minutos)
Gonçalo Moreira (1 minuto)

Depois desapareceram.

Voltar
Superior