Tópico do Tempo/Meteorologia

Leiria foi a cidade mais afetada. O estádio ficou bastante afetado. Ventos com força de furacão.

image.png
image.pngimage.png
image.png

image.png​​

Leiria foi a cidade mais afetada. O estádio ficou bastante afetado. Ventos com força de furacão.

​​

Impressionante!

Nem mesmo as estruturas criadas pela Mãe Natureza resistem a ela própria!

Esta estrada pelo que vejo já tinha uma margem de segurança devido aos incêndios, se repararem na faixa sem árvores ao longo da estrada! Mesmo assim, ficou completamente intransitável!!

Infelizmente o mau tempo ainda não acabou e ainda se vai demorar uns dias para limpar tudo, além dos prejuízos e a lamentar as vidas que se perderam...

Em frente da casa dos meus sogros em Leiria dois carros recentes ficaram de pernas para o ar, tal foi a violência.

Estão sem electricidade

Na zona da Boavista continuam sem rede móvel.

Aqui na zona da Amadora está um vento agora que até mete medo

Aqui pelo concelho de Alenquer, não tenho electricidade pelo menos desde as 04:00. Já foi restabelecida por várias localidades, mas na minha ainda não, sendo que estou neste momento com os dados móveis, que estiveram lentos até há bocadinho.
Fiquei sem meia dúzia de telhas no sítio, mas veio um pedreiro resolver-me o problema. A mim e a vários vizinhos. E a minha barraca da lenha foi abaixo de vez.

Last edited:
Não há água, não há eletricidade, não há telecomunicações. Mas mais grave que isso é que ninguém perguntou se precisávamos de alguma coisa!

As estradas estão as principais já circuláveis (109, e ic2,…), fartaram se de cortar árvores! Caiu muita muita árvore!!! Milhares de telhados voaram!!!

4 postes de linha alta tensão completamente dobrados. Não sei se será a única fonte de energia de Leiria, mas também não sei como estão as outras, do lado que vai para a figueira parece uma reparação muito complicada!

Foi a valer!!! Protejam-se, fiquem em casa, aquilo assobiava nas horas, muito muito pior que os meios de comunicação estão a dizer, os leirienses não têm maneira de falar, só vamos ver os piores cenários com mais umas horas!

A rajada máxima registada pelo IPMA, foi de 208,8km/h em Soure.
As estações de Leiria ficaram sem energia ou quem sabe destruidas, sem a possibilidade de obterem registos.

24 hrs depois há várias localidades às portas de Coimbra sem eletricidade.

Tv e net tb em baixo mesmo para quem já tem eletricidade.

Ontem passei numa rua e era painéis solares por todo o lado. Alguns soltaram-se só mesmo o painel mas outras foi literalmente a estrutura toda.

Parte do concelho de Montemor o velho está sem eletricidade desde as +/- 5h20 da manhã de ontem, logo após o pico da tempestade.

Serviço móveis praticamente em baixo, muito raro conseguir efetuar uma chamada, mas lá as vezes passa uma chamada com muito ruído pelo meio e mal se ouve as pessoas.

Parece me que isto vai ser o novo Portugal para o futuro com tempestades de vento cada vez mais fortes. Nao me lembro e ja tenho 38 anos, de ver com tanta regularidade tempestades de vento tao fortes. E demonstra que temos de começar a repensar na maneira como se constroi algumas estruturas e etc, que tem de estar preparadas para aguentar isto.

varias localidades sem luz sem nada durante dias. Pior que o tal apagao do ano passado. Tem de haver resposta.

Parece me que isto vai ser o novo Portugal para o futuro com tempestades de vento cada vez mais fortes. Nao me lembro e ja tenho 38 anos, de ver com tanta regularidade tempestades de vento tao fortes. E demonstra que temos de começar a repensar na maneira como se constroi algumas estruturas e etc, que tem de estar preparadas para aguentar isto.

varias localidades sem luz sem nada durante dias. Pior que o tal apagao do ano passado. Tem de haver resposta.

Olhando para esses postes de transporte de eletricidade diria que a resposta é complicada, não tem nada a ver com o apagão do ano passado.

Eu estou um bocado assustado com estas tempestades brutais.
Não me lembro de alguma vez ter assistido na minha vida a este tipo de fenómenos da natureza em Portugal.
Aliás, fiz uma leve busca (ou pedi ao chatgpt para fazer :D) e, com esta intensidade e frequência, é o ano em que Portugal mais sofreu com estas tempestades.
Aparentemente tem algo a ver com alterações nos sistemas de vento do atlântico norte e da temperatura média do atlântico.

Eu lembro-me do Al Gore falar sobre isso no documentário dele que o aumento da temperatura do atlântico levaria a tempestades mais fortes e mais frequentes por aumento da evaporação de água... Será que este vai passar a ser o novo normal?

Olhando para esses postes de transporte de eletricidade diria que a resposta é complicada, não tem nada a ver com o apagão do ano passado.

Falo no sentido que as coisas saem do normal e acabou a luz, as comunicacoes e etc. Ha pessoas que se quiserem pedir socorro, nao conseguem. Nao poderiam por exemplo, em certas zonas, colocar os cabos no subsolo? em vez de colocar postes de eletricidade no topo das montanhas e etc.

Falo no sentido que as coisas saem do normal e acabou a luz, as comunicacoes e etc. Ha pessoas que se quiserem pedir socorro, nao conseguem. Nao poderiam por exemplo, em certas zonas, colocar os cabos no subsolo? em vez de colocar postes de eletricidade no topo das montanhas e etc.

Sim, confesso que não entendo a obrigatoriedade de quem constroi uma casa que tem a obrigação de criar caminhos subterrâneos, e depois todas as infraestruturas andam pelo ar, não faz nenhum sentido, mesmo fora do ambito de uma emergência.[;)]
Em casos de emergência, acho que a proteção civil devia ter mais equipamentos como geradores, pois os apagões vieram para ficar, isto vai piorar.

Aquilo que eu percebi é que o Anticiclone dos Açores (aquela coisa que se ouvia falar em todos os boletins meteorológicos dos anos 80 e 90) agora está mais fraco e já não mantém estas tempestades no outro lado do Atlântico e assim, é de prever que continuem a chegar aqui no futuro.

Agora, acho que a Proteção Civil terá de alterar a forma como emite os avisos. Ventos de 140km/h não são ventos fortes... É vento digno de furacão (apesar de não ser esta a situação). Têm de informar corretamente as pessoas sobre a força das tempestades.

Sem dúvida. Mesmo assim, quando se fala em depressões ainda há gente que comenta: "antigamente chamava-se inverno".
Isto não é de todo normal.

• Like
Reactions: DMA
Aquilo que eu percebi é que o Anticiclone dos Açores (aquela coisa que se ouvia falar em todos os boletins meteorológicos dos anos 80 e 90) agora está mais fraco e já não mantém estas tempestades no outro lado do Atlântico e assim, é de prever que continuem a chegar aqui no futuro.

Agora, este ano, pois ainda há 2 ou 3 anos não deixava entrar nada. Isto é por fases, embora sim, estas situações serão cada vez mais frequentes.

Agora, acho que a Proteção Civil terá de alterar a forma como emite os avisos. Ventos de 140km/h não são ventos fortes... É vento digno de furacão (apesar de não ser esta a situação). Têm de informar corretamente as pessoas sobre a força das tempestades.

E informaram, durante o dia de ontem não se falou noutra coisa nas TV's, e quem falou alertou para a situação que poderia ser complicada.

Last edited:
  • Like
Reactions: DMA
Ontem um meteorologista, de quem não me recordo do nome ,explicava que isto vai piorar... e muito!

Nomeadamente porque com o aumento da temperatura, incluindo da água dos oceanos, vamos ter mais evaporação, correntes quentes a chocar com correntes frias, ventos ciclónicos... tem tudo para correr mal!

PS: há outras regiões bastante afetadas, mesmo que não chegue ao nível da região de Leiria. Refiro-me, por exemplo, a Tomar, Abrantes, Torres Vedras ou Castelo Branco...

Back