Tópico do Whisky (Single Malt, de preferência!)

TheMonk

New member
Num local onde se vêem tantos tópicos de tanta coisa, achei por bem criar um tópico dedicado a uma das minhas grandes paixões... o Whisky.

Deixo-vos um dos meus whiskies predilectos, e que nem é exageradamente caro:

0010000031522_xl.jpg

Talisker Single Malt Scotch Whisky, 10 Years Old
€35 (penso que ronde este preço em Portugal)

Gostava de obter opiniões sobre os vossos whiskies preferidos, e eventualmente até alguns que eu desconheça.

Cumps.

Tb sou apreciador de whisky ... mas sou fiel ao Jameson há muitos anos .

Preferencialmente do de 12 anos ... mas o novo tb é bom.

Tópico interessante

Há uns anos bebia de vez em quando Whisky mas sinceramente não sou expert no assunto.

Esses Glen e Whisky há diferença? :sh) Bourbon pode ser considerado Whisky?

Single Malt... ninguém me explica nada!

Tópico interessante

Há uns anos bebia de vez em quando Whisky mas sinceramente não sou expert no assunto.

Eu tb n sou nenhum expert, apenas confio no meu paladar para saber o que gosto mais ou menos.

Single malt é whisky que usa apenas malte de uma destilaria e usa apenas uma expecie de grão de cevada.

Os Glen penso que são de uma zona da Escocia mas são whisky tb.

Borbon é uma coisa parecida com whisky feita pelas Americanos e com milho salvo erro.

Tópico interessante

Ora bem... e complicado explicar tudo em meia dúzia de palavras.

Bourbon é maioritariamente feito de milho, e não é whisky, é whiskey.

O single malt scotch whisky é feito exclusivamente na Escócia, e o whisky é apenas de uma destilaria, sendo que a idade apresentada na garrafa é a idade minima de todos os whiskies presentes, ou seja, o Talisker 10 YO tem vários whiskies da destilaria Talisker, sendo o mais novo deles de 10 anos.

Há depois regiões distintas na Escócia, havendo por norma um cheiro/sabor semelhante a todas as destilarias dentro da mesma região. Tens Highland, Lowland, Islay, Speyside e Campbeltown (embora este último apenas com duas destilarias, se não me falha a memória).

Cumps.

Isto é o tópico dos bêbados[:D] [:D]

joke//

Gosto do Chivas Regal, contudo sou mais apreciador de vinho do que de wisky

É um bom whisky. Mas é "overhyped".

O The Balvenie 15 anos, um Glenmorangie 12 anos, um Glenfiddich 18 anos, ou o Johnny Walker Gold Label (ja nem falo do Blue Label) por exemplo, são muito superiores. E não são tão caros.
Por acaso o James Martins 20 YO foi o whisky que me fez apaixonar pelos whiskies... continuo a aprecia-lo bastante, e o 30 YO também é bastante bom (as far as blends go).
Aliás, tenho ali guardada uma edição especial James Martins Malt de 25 anos que dizem ser fabulosa... mas ainda não tive coragem de a abrir. :sh)

Cumps.

Back