Tópico do Windows Vista...

Nos diferentes conceitos?

Nos diferentes mercados-alvo?

Nas diferentes implementações?

Nas diferentes funcionalidades?

É o problema da simplificação...

Que diferentes mercados alvo? São ambas API's para criação de gráficos 3D...

Sim as implementações são diferentes... ou pelo menos eram, a API do directx tem vindo a aproximar-se cada vez mais da forma de funcionamento do opengl. Já que o pessoal dos jogos dizia cobras e lagartos da forma de programação do direct3d.

Que diferentes funcionalidades? O directx pode oferecer mais algumas coisas que o opengl, mas dizer que uma não tem nada a ver com a outra é ir um bocadinho longe de mais...

Last edited:
Bem então e depois de ler isto tudo, pergunta-se:

Será que o Windows Vista é só o Aero?
Será que é o mais importante num sistema operativo?

Resposta: Não.

Quem muda para o Vista só pelo Aero, bem nem digo nada.... deve pensar que um sistema operativo é só um GUI (graphical user interface) cheio de mariquisses.

Vamos falar do que realmente interessa.... coisas como o PatchGuard kernel protector, o UAC, etc.... isto sim!

Justifica trocar para o Vista? não digo já imediatamente, mas daqui a uns 3/4 meses... será que o pc aguenta? Tipo corri uma cena que é o Win Vista uppgrade advisor e ele so me pediu mais Disco(pudera este agora só tem 8Gb livres)...

Specs do pc segundo o Pc mark05:

3667 Pcmarks

CPU Info
CPU 1/1
Intel(R) Pentium(R) M processor 1.86GHz
Manufacturer Intel
Family Intel(R) Pentium(R) M processor 1.86GHz
Architecture 32-bit
Internal Clock 1.9 GHz
Internal Clock Maximum 1.9 GHz
External Clock 533.0 MHz
Socket Designation U1
Upgrade Slot 1
HyperThreadingTechnology N/A
Capabilities MMX, CMov, RDTSC, SSE, SSE2, PAE, NX
Version Intel(R) Pentium(R) M processor 1.86GHz
Caches
Level 1 32 KB
Level 2 2 MB

Display Device 1/1
ATI MOBILITY RADEON X700 Driver 6.14.10.6587

Description ATI MOBILITY RADEON X700
Manufacturer ATI Technologies Inc.
Total Local Video Memory 256 MB
Total Local Texture Memory 256 MB
Total AGP Memory 256 MB
Driver File ati2dvag.dll
Driver Version 6.14.10.6587
Driver Details 8.203-051211a-029128C-ATI
Driver Date 12-11-2005
Driver WHQL Certified true
Max Texture Width 2048 px
Max Texture Height 2048 px
Max User Clipping Planes 6
Max Active Hardware Lights 8
Max Texture Blending Stages 8
Fixed Function Textures In Single Pass 8
Vertex Shader Version 2.0
Pixel Shader Version 2.0
Max Vertex Blend Matrices 37
Max Texture Coordinates 8
VGA Memory Clock 330.8 MHz
VGA Core Clock 357.8 MHz
PCI
Name ATI MOBILITY RADEON X700
Vendor ID 0x1002
Device ID 0x5653
SubSystem ID 0x309e103c
Revision ID 0x0000

Sound Device 1/1
SoundMAX Integrated Digital Audio Driver 5.12.1.5240

Description SoundMAX Digital Audio
Manufacturer Analog Devices, Inc.
Driver File smwdm.sys
Driver Version 5.12.1.5240
Driver Date 9-1-2004
Driver WHQL Certified true
Max Supported 3D Hardware Sounds 33
HD Audio Support false
EAX Support Supported
PCI
Name SoundMAX Integrated Digital Audio
Vendor ID 0x8086
Device ID 0x266e
SubSystem ID 0x309d103c
Revision ID 0x0004

Memory Info
Total Physical Memory 1022 MB
Free Physical Memory 626 MB
Total Pagefile Memory 2.40 GB
Free Pagefile Memory 1.89 GB

--------------------------------------------------------------------------------
Memory Array 1/1
Max Module Capacity 3 MB
Location System Board
Use System
Supported Speeds
Supported Types
Supported Voltages

Memory Slot 1/2
Installed Enabled Size 512 MB
Form Factor DIMM
Frequency 0.0 Hz
Slot M1 [Bank 0]
Type DDR
Type Details Synchronous
Enabled Size 512 MB
Total Bit Width 64 b
Data Bit Width 64 b
Memory Slot 2/2
Installed Enabled Size 512 MB
Form Factor DIMM
Frequency 0.0 Hz
Slot M2 [Bank 1]
Type DDR
Type Details Synchronous
Enabled Size 512 MB
Total Bit Width 64 b
Data Bit Width 64 b

Motherboard Info
Supported Slot Types ISA, PCI, PCI Express
Manufacturer Hewlett-Packard
Model 309E
Version 52.0C
BIOS Vendor Phoenix
BIOS Version F.03
BIOS Release Date 07/28/2005
BIOS Properties Plug and Play, Flash, AGP
AGP
Available Rate 0x00000000
Selected Rate 0x00000000
Aperture Size 0 B
Sideband Addressing
Fast Write

Card Slots
Slot 1/1 (PCMCIA)
Order 0
Designation PCMCIA Slot CBUS1
Type PCMCIA
Characteristics 5.0V
Data Bus Width 32 b
Details Available, Long
IRQ 0

tanta demagogia relacionada com o windows vista e o digital rights management!!!

e sim, são os produtores de conteúdos que definem as restrições, por muito que isso vos custe.

acho que deveriam ler isto:

Então se eu tiver um video de alta definição sem qualquer tipo de protecção, feito por mim, posso reproduzi-lo no Windows Vista, ligado a uma normal placa gráfica com saida DVI e umas colunas ligadas por S/PDIF?

É que no XP posso...

PS: não estou a falar de vídeo encriptado, nem sujeito a protecções impostas pelos estúdios...

eu não me queixo que o sistema é mau,
nem sequer apanho virus nem spyware como a maioria das pessoas.
simplesmente tenho juízo no que faço, e para firewall já tenho o router.

Então para ti, as firewalls tb devem ser desligadas....
Uma boa firewall não está constantemente a perguntar-nos se podemos fazer isto ou aquilo.

O UAC o que faz simplesmente é pedir-nos para carregar num botão de OK, não há pedido de password para verificar que é o administrador quem mandou efectuar a tarefa considerada "delicada". Isto não é segurança.

Que são precisamente as primeiras com tecnologia DX9, e que já contam com 5 anos de idade.

É sobre estes mega-requisitos que gira a discussão?

Claro que corre....

...à excepção das transparências...

...à excepção dos efeitos de água...
Não são mega-requisitos. São requisitos mais elevados do que os do Beryl, simples. Além disso os efeitos de água não existem no Aero, porque os consideras?

Não são mega-requisitos. São requisitos mais elevados do que os do Beryl, simples. Além disso os efeitos de água não existem no Aero, porque os consideras?

As transparências correm em qualquer placa que suporte alpha-blending em OpenGL. As únicas coisas para que o Beryl precisa de pixel shaders é para os efeitos de água, efectivamente, que para dizer a verdade só servem para o show-off (e cadê os "efeitos de água" do Aero?) e para alguns modos de blur (nas transparências), mas que os executa na mesma, embora de forma mais imperfeita (com diferenças imperceptiveis, pelo menos para mim) sem pixel shaders (usando um algoritmo de gaussian blur).

Mas a questão, mais uma vez, não é essa... é que no beryl tens a opção de ele funcionar com alguns efeitos desligados, permitindo correr em hardware mais antigo, no aero é tudo ou nada.

Mas por isso é que há liberdade de escolha...

Aliás, porque é que não consigo fazer isto numa Intel 855 com 32 Mb de ram partilhada com o Windows Vista?
(Dá para ver mal, mas tem transparências e blur) [;)]

http://youtube.com/watch?v=O-m7tJEPOH8
Beryl = DX9
Aero = DX9

Requisitos mais elevados? Hmmm, ok...

Concerteza que a política da Microsoft de suportar o Aero numa placa que seja full-compliant tem a sua lógica.

Até acho piada conseguir correr metade dos efeitos que o Beryl oferece num dos meus pcs mas quando me aparecem por exemplo janelas de aplicações pretas reparo logo que há ali qualquer coisa em falta.

Não é pela falta de um Flip-3D que vos vai cair um dentinho... pelos efeitos de água não foi concerteza...

Que diferentes mercados alvo? São ambas API's para criação de gráficos 3D...

Sim as implementações são diferentes... ou pelo menos eram, a API do directx tem vindo a aproximar-se cada vez mais da forma de funcionamento do opengl. Já que o pessoal dos jogos dizia cobras e lagartos da forma de programação do direct3d.

Que diferentes funcionalidades? O directx pode oferecer mais algumas coisas que o opengl, mas dizer que uma não tem nada a ver com a outra é ir um bocadinho longe de mais...
Não, não é.

OpenGL sempre esteve ligado à produção de gráficos vs computer gaming do Direct3D. Tanto o é que a nível de 2D a API do DirectX é uma miséria.

E nem é isto o mais importante, as funcionalidades e perfomance que oferecem não são as mesmas.

Quer isso então dizer que a Microsoft prefere garantir que o Aero funciona apenas para quem tem material mais poderoso, do que oferecer o Aero também para quem tem material mais fraco em termos de desempenho 3D?

Quer isso então dizer que a Microsoft prefere garantir que o Aero funciona apenas para quem tem material mais poderoso, do que oferecer o Aero também para quem tem material mais fraco em termos de desempenho 3D?
Para meio Aero tens o estilo visual standard. Tem menos eye-candy mas faz o mesmo.

ps: de certeza que isto não é birra?

Para meio Aero tens o estilo visual standard. Tem menos eye-candy mas faz o mesmo.

ps: de certeza que isto não é birra?
Estou só a tentar perceber porque consigo ver os efeitos do Aero reproduzidos pelo Beryl num Centrino com placa gráfica integrada, e não no próprio Aero. Quero perceber a justificação para a opção tomada pela Microsoft.

Não é birra, mas julgas que estás a falar com quem?

Estou só a tentar perceber porque consigo ver os efeitos do Aero reproduzidos pelo Beryl num Centrino com placa gráfica integrada, e não no próprio Aero. Quero perceber a justificação para a opção tomada pela Microsoft.

Não é birra, mas julgas que estás a falar com quem?
Devo falar chinês...

Concerteza que a política da Microsoft de suportar o Aero numa placa que seja full-compliant tem a sua lógica.
Se isto não te diz nada então talvez consigas explicar qual a lógica de compatibilizarem forçadamente esse meio-produto que é o Beryl numa ATI 9200?

Devo falar chinês...

Se isto não te diz nada então talvez consigas explicar qual a lógica de compatibilizarem forçadamente esse meio-produto que é o Beryl numa ATI 9200?

A ATI tem drivers de miséria para tudo o que não for Windows.. Quando alguma coisa da ATI funciona em 3D já é uma alegria..

Pelo contrario a Nvidia tem excelentes drivers para Windows, Mac, Linux, BSD e Solaris...

Se o fabricante da tua placa desse suporte aos SO's que pretendes usar não terias essas questões..

Mas quanto a isso o Beryl não tem nada a ver, eles nem sequer fabricam placas gráficas..

A ATI tem drivers de miséria para tudo o que não for Windows.. Quando alguma coisa da ATI funciona em 3D já é uma alegria..

Pelo contrario a Nvidia tem excelentes drivers para Windows, Mac, Linux, BSD e Solaris...

Se o fabricante da tua placa desse suporte aos SO's que pretendes usar não terias essas questões..

Mas quanto a isso o Beryl não tem nada a ver, eles nem sequer fabricam placas gráficas..
Mas quais drivers? Não há pixels shaders, não há milagres.

Back