Tópico dos auto-rádios e demais multimédia auto - Como montar um autorádio, na Pag 1

Sory esqueci-me de uma coisa muito importante, se trocar as colunas o rádio ficará bloqueado?? Se for o rádio a ser trocado fica mesmo nao é?
E já agora no que diz respeito ao rádio, este vem com moldura? Sei lá tipo "universal"??. Nao deve ser possivel...[:)] [:)] [:)] [:D] :sh)
[;)]

Sory esqueci-me de uma coisa muito importante, se trocar as colunas o rádio ficará bloqueado?? Se for o rádio a ser trocado fica mesmo nao é?
E já agora no que diz respeito ao rádio, este vem com moldura? Sei lá tipo "universal"??. Nao deve ser possivel...[:)] [:)] [:)] [:D] :sh)
[;)]
Não. A mudança de colunas não bloqueia o rádio, a menos que este tenha código e para montares as colunas desligues a bateria!

Obrigado pé leve, se quiseres saber qual é o sujeito eu posso tirar uma foto daquela treta de rádio. O novo pode andar na casa dos 100-150-200 para se ter uma coisa geitoza. Desculpa lá a minha ignorância mas como é que se tira aquilo??? E a pré instalaçao é o k se vê por ex quando se tira o painel de alguns rádios já substituidos?? É que eu na precebo nd disto:sh)
Eu tava a pensar nas colunas pois nao se notam de + para os roubos (acho eu) e pelo que dizes sao + fáceis de montar para alem de serem mas baratas (aquilo vende-se à unidade ou par??)
Bem mas na scénic aquilo (tive a ver o tópico do Megane coupe do nosso amigo ManymilesR) e a tampa dos tweters é só puxar, nao sabia[:D] .
Mas o problema nao é na scénic que o som até é bom, é no outro que tou as lonas...no corolla tb é puxar, tem de se tirar o painel (da coluna mesm nao dos tweters)???:confused: Desculpem o testamento. Cumpts e obrigado[;)]
Queres saber como se retira um autorádio? Simples. Tens dois "ganchos" que encaixam nos (quatro) orifícios do autorádio, desprendendo-o da sua fixação, e é só puxá-lo (com cuidado)!

As colunas vendem-se aos pares, em caixa. Tens de ter em atenção à dimensão do local onde vão ser instaladas, pois uma coluna de 13 nunca caberá, logicamente, no lugar de uma de 17! [;)]

Queres saber como se retira um autorádio? Simples. Tens dois "ganchos" que encaixam nos (quatro) orifícios do autorádio, desprendendo-o da sua fixação, e é só puxá-lo (com cuidado)!

As colunas vendem-se aos pares, em caixa. Tens de ter em atenção à dimensão do local onde vão ser instaladas, pois uma coluna de 13 nunca caberá, logicamente, no lugar de uma de 17! [;)]

Desculpa ir contra a tua afirmação mas vou fazer uma correcção!

No local das colunas de 17 cabem perfeitamente umas de 13, até ficam mais folgadinhas e tudo, só que ficam soltas![:)] [:D]

Já no local de umas de 13 não caberão, com certeza umas 17!!

Desculpa ir contra a tua afirmação mas vou fazer uma correcção!

No local das colunas de 17 cabem perfeitamente umas de 13, até ficam mais folgadinhas e tudo, só que ficam soltas![:)] [:D]

Já no local de umas de 13 não caberão, com certeza umas 17!!
OK, tens razão! Estava a olvidar a possibilidade de colocar espaçadores! [;)]

Obrigado Pé leve, está decidido, vao ser as colunas! Estou a pensar numas Pioner ts-g1009 c potencia de 2x110W
Agora as outras 2 perguntas são
Para trocar as colunas da porta é preciso tirar o painel da porta ou é só a tampa???(no corolla)
O autorádio deve ter uma potencia de saida máxima, mas no manual nao diz nada, pois se for comprar umas de 55w e o rádio tiver de potência de 45w aquilo fica a dar 45w de máximo nao é???
Thanks[;)]

Obrigado Pé leve, está decidido, vao ser as colunas! Estou a pensar numas Pioner ts-g1009 c potencia de 2x110W
Agora as outras 2 perguntas são
Para trocar as colunas da porta é preciso tirar o painel da porta ou é só a tampa???(no corolla)
O autorádio deve ter uma potencia de saida máxima, mas no manual nao diz nada, pois se for comprar umas de 55w e o rádio tiver de potência de 45w aquilo fica a dar 45w de máximo nao é???
Thanks[;)]

Não... fica a dar o que tiver. Qu NUNCA é mais de 30w. Isso são potências de pico. Não interessam!! Quaisquer colunas só tocam com aquilo que forem amplificadas. A potência das colunas não é o que "têm".. as colunas não têm potência! Aguentam é até x...

Não... fica a dar o que tiver. Qu NUNCA é mais de 30w. Isso são potências de pico. Não interessam!! Quaisquer colunas só tocam com aquilo que forem amplificadas. A potência das colunas não é o que "têm".. as colunas não têm potência! Aguentam é até x...
Obrigado mrmike então pelo k eu precebi independentemente do rádio a coluna dá "até au seu maximo" é isso?? O rádio nao tem nd a ver?? Se é isso obrigado [;)]
já agora se souberes como é k se tira o painel da coluna??(para a substituir)
Thanks[;)]

Obrigado mrmike então pelo k eu precebi independentemente do rádio a coluna dá "até au seu maximo" é isso?? O rádio nao tem nd a ver?? Se é isso obrigado [;)]
já agora se souberes como é k se tira o painel da coluna??(para a substituir)
Thanks[;)]

é mais ou menos, mas se o rádio tiver mais potência RMS que as colunas podes estragá-las! Mas no entanto isso é raro, pois normalmente as colunas, se forem boas têm mais RMS que o rádio!

Compra umas colunas que tenham pelo menos uma saida de 35RMS![;)]

Qual???

Qual???

é mais ou menos, mas se o rádio tiver mais potência RMS que as colunas podes estragá-las! Mas no entanto isso é raro, pois normalmente as colunas, se forem boas têm mais RMS que o rádio!

Compra umas colunas que tenham pelo menos uma saida de 35RMS![;)]
gracias ManymilesR eu tive já a ver várias mas nao sabia disso! tive a ver 3x mod€los da Pioneer: (sem querer fazer publicidade á loja referida á frente mas é a unica maneira k tenho para ver as caracteristicas delas:
http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03047039&oid=6|19|104|&c estas tem 25 rms
http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03047047&oid=6|19|104|&c estas tambem mas sao maiores (tenho de ver as medidas para nao ficarem lá a "nadar")
E €stas + caras:
http://www.worten.pt/ProductDetail.aspx?pid=03047055&oid=6|19|104|&c mas já de 35 rms.
Sem ser só pioneer eu vou prái as 18.30 tirar as medidas e venho cá postar se necessário. entretanto querem sugerir me + algum modelo??? thanks[;)]

Última edição:
Viva, este tópico vem mesmo a calhar, precisava da ajuda de um entendido em som.

Gostava de melhorar a qualidade de som do meu EK, mas sem fazer furos no carro ou trocar o leitor de cd original, ou seja mudando apenas as colunas. Penso que o rádio faz 4x20W RMS a 4 ohm.

São 2 colunas redondas de 16cm à frente e 2 ovais de 6"x9" atrás.
O que é recomendam nestas medidas? Algo bom... O preço não é muito importante, desde que não sejam 500€ por coluna, lol.

Última edição:
Viva, este tópico vem mesmo a calhar, precisava da ajuda de um entendido em som.

Gostava de melhorar a qualidade de som do meu EK, mas sem fazer furos no carro ou trocar o leitor de cd original, ou seja mudando apenas as colunas. Penso que o rádio faz 4x20W RMS a 4 ohm.

São 2 colunas redondas de 16cm à frente e 2 ovais de 6"x9" atrás.
O que é recomendam nestas medidas? Algo bom... O preço não é muito importante, desde que não sejam 500€ por coluna, lol.

Não sendo propriamente um entendido em som acho que sem mudar o rádio a melhor opção será um aplificador! Que arranjas barato por 100€, talvez! Colunas na blaupunkt ou pioneer são boas e baratas!
Vou meter rádio pioneer no meu carro e colunas blapunkt!

Abraço [;)]

Agora é k tenho um "problema" no meu entender. é o seguinte
Eu tive a ver as colunas do corolla e aquilo nao dá para tirar a tampa plástica!!! Vou ter de tirar o painel todo das portas ?? Como posso fazer isso sem estragar nada??? Se for preciso pnho fotos. É o sedan mas isso acho q é indiferente.
Obrigado. Cumpts[;)]

Eu tive a ver as colunas do corolla e aquilo nao dá para tirar a tampa plástica!!! Vou ter de tirar o painel todo das portas ?? Como posso fazer isso sem estragar nada??? Se for preciso pnho fotos. É o sedan mas isso acho q é indiferente.
Obrigado. Cumpts[;)]

Acho que deves começar por tirar os parafusos, mas olj«ha que não deve ser assim tão fácil, pois normalmente as portas levam tipo uma massa que cola um bocadinho para ficarem bem prezas e fazerem menos barulho! Essa cola vai ficar toda mole e tens que ter cuidado para a manter em bas condições para voltar a colocar!
MAs de certeza que não tem um encaixe externo as colunas?! Estranho!:confused:

Acho que deves começar por tirar os parafusos, mas olj«ha que não deve ser assim tão fácil, pois normalmente as portas levam tipo uma massa que cola um bocadinho para ficarem bem prezas e fazerem menos barulho! Essa cola vai ficar toda mole e tens que ter cuidado para a manter em bas condições para voltar a colocar!
Pois, talvez se ele colocar umas fotos dê para perceber!

Obrigado. Cumpts[;)]

SE tiveres de tirar o painel da Porta/Forro é porque a coluna está fixa directamente á parte metálica e o forro assenta por cima.

Verifica que tipo de ganchos prendem o referido painel à chapa, normalmente são metálicos ou plásticos, levanta devagar na parte inferior até eles começarem a desencaixar.

Verifica primeiro se não tens parafusos a fixar o puxador da porta e aquele compartimento/bolsa que existe nas portas à chapa.

Sendo assim acho que é melhor levar a uma casa da especialidade!!! Vou verificar o encaixe + para a tarde. Obrigado[;)]

Voltar
Superior